Aluno: ________________________________________
3o Ano: ____
Disciplina:Biologia Professor Adão Marcos Data: ___/___/____.
01. Defina os termos
que se seguem:
a)
Espécie:
b)
Hábitat:
c)
Nicho:
d)
População:
e)
Comunidade:
f)
Ecossistema:
g)
Biosfera:
h)
Fatores bióticos:
i)
Fatores abióticos:
02. A palavra
caatinga vem do tupi caa, que significa “mato”, e tinga, que significa
“branca”, “aberta”. A caatinga é um grande ecossistema brasileiro de clima
quente e seco, e chove relativamente pouco. Na caatinga vivem cactos, como o mandacaru e o xiquexique,
e árvores, como o juazeiro e a barriguda. Encontram-se animais como o veado-catingueiro, gavião-carcará, o
preá e a cutia.
Depois dessa breve leitura, responda:
a) Quantas
populações de animais há na caatinga?
b) Quantas
espécies de animais você verificou ao ler esse pequeno texto?
c) Levando em
consideração todas as populações, tanto de plantas quanto de animais, diga
quantas comunidades há nesse ecossistema.
03. Por que a destruição de um hábitat aumenta os
riscos de extinção das espécies de um determinado local?
04. Ao refletir sobre dois termos muito usados em
ecologia e estudados neste capítulo, um estudante fez duas comparações: uma
delas é com o “endereço” de um ser vivo e a outra, com a sua “profissão”. Que
termos são esses? Justifique sua resposta.
05. O que indicam as setas que ligam os elos de uma
cadeia ou teia alimentar?
06. Observe a foto ao lado, que registra o momento em
que uma aranha, na sua teia, captura uma abelha.
a) Que tipo de consumidor a aranha é?
Explique.
b) Abelhas alimentam-se de pólen e néctar
produzido pelas flores. Que nível trófico as abelhas ocupam?
c) Esquematize uma cadeia alimentar com três
níveis, contendo os organismos citados nessa questão.
07. As lagartixas são
répteis adaptados ao convívio humano, por isso, não raro, encontramos alguma
nas paredes de casas.
a) Com base na imagem ao lado, podemos
esquematizar a seguinte cadeia alimentar:
RESTOS DE ALIMENTO HUMANO BARATA LAGARTIXA
Sabendo que toda cadeia alimentar se inicia
por um produtor, onde está o produtor nessa cadeia? Justifique.
b) As lagartixas devem ser eliminadas do
ambiente doméstico? Explique.
08. Lucas disse: “O
ser humano que vive nas cidades não participa de cadeias alimentares”. Lucas
está correto? Por quê?
09. Uma criança de 6
anos assistiu a um filme que mostrava um leão matando uma zebra para se
alimentar dela. Depois de assistir ao filme, a criança disse: “O leão é malvado porque ele mata a zebra
para comer. Se ele fosse bonzinho, comeria grama ou frutas.” Considerando o
que foi estudado, você concorda com essa opinião? Explique sua resposta.
10. Em uma teia
alimentar, pés-de-couve servem de alimento para lagartas de borboletas e
gafanhotos; as lagartas de borboletas servem de alimento para pássaros e
marimbondos; marimbondos e gafanhotos servem de alimento para pássaros.
Esquematize essa teia alimentar.
11. Considere a teia alimentar abaixo e, em seguida, responda as questões:
vaca homem
Manga pássaro gavião
homem
a) Esquematize as
cadeias alimentares que formam essa teia.
b) Quais as
possíveis classificações do homem nessa teia?
c) E o gavião,
como é classificado?
12. Observe:
Identifique
nessa teia três cadeias alimentares:
a) a primeira
com três grupos de seres vivos;
b) a segunda com
quatro grupos de seres vivos;
c) a
terceira com cinco grupos de seres vivos.
13. Na seguinte cadeia alimentar:
ALGAS CRUSTÁCEOS LULAS PEIXES
Se
diminuíssemos a população de peixe, explique o que aconteceria com a população
de algas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário