EEEFM
Juscelino Kubistchek
01- A
devastação da Mata Atlântica teve início quando:
a) ( ) os portugueses começaram as construções de casas e
preparar o solo para a agricultura.
b) ( ) os índios começaram as construções de casas e preparar o solo para a agricultura.
b) ( ) os índios começaram as construções de casas e preparar o solo para a agricultura.
02- CERTO ( C )ou ERRADO ( E )?
a) ( ) Muitos recursos naturais amazônicos estão sendo explorados de modo acelerado e sem controle e em pouco tempo, as reservas poderão se esgotar.
b) ( ) A matança de animais, a retirada de madeira e o desmatamento ajudam a manter o solo fértil.
c) ( ) Se a vegetação de uma região for retirada poderá causar a erosão.
d) ( ) O subsolo da região amazônica é rico em minérios.
e) ( ) A Mata Atlântica localiza-se próximo ao litoral ou em trechos montanhosos e chove com frequência.
f) ( ) O jacarandá, o palmito, as orquídeas, as antas, os jacarés e o mico-leão-dourado são animais em extinção.
g) ( )Quando os portugueses chegaram ao Brasil, a Mata Atlântica não existia.
Questão 3- Os animais que encontramos na Floresta Amazônica são:
a) ( ) tucanos, araras, elefantes e girafas
b) ( ) lontras, araras, onças-pintadas e piranhas
c) ( ) rinocerontes, girafas e ursos polares
Questão 4- Leia os seguintes textos:
Texto I - Os cerrados
Texto I - Os cerrados
Essas terras planas do planalto central escondem muitos riachos, rios e cachoeiras. Na verdade, o cerrado é o berço das águas. Essas águas brotam das nascentes de brejos ou despencam de paredões de pedra. Em várias partes do cerrado brasileiro existem canyons com cachoeiras de mais de cem metros de altura!
SALDANHA, P. Os cerrados . Rio de Janeiro: Ediouro, 2000.
Texto II - Os Pantanais
O homem pantaneiro é muito ligado à terra em que vive. Muitos moradores não pretendem sair da região. E não é pra menos: além das paisagens e do mais lindo pôr-do-sol do Brasil Central, o Pantanal é um santuário de animais selvagens. Um morador do Pantanal do rio Cuiabá, olhando para um bando de aves, voando sobre veados e capivaras, exclamou: “O Pantanal parece com o mundo no primeiro dia da
criação.”
SALDANHA, P. Os pantanais. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.
SALDANHA, P. Os pantanais. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.
Os dois textos descrevem:
a) ( ) belezas naturais do Brasil Central.
a) ( ) belezas naturais do Brasil Central.
b) ( ) animais que habitam os
pantanais.
c) ( ) problemas que afetam os
cerrados.
d) ( ) rios e cachoeiras de duas
regiões.
Questão 4- Alguns animais e plantas estão ameaçados de extinção:
a) ( ) por causa da falta de abrigo
b) ( ) por causa da falta de água e alimentos
c) ( ) por causa da pesca e da caça ilegais
Questão 5- Qual bioma que ocupa a faixa litorânea do território brasileiro?
a)
( ) Caatinga
b)
( ) Cerrado
c)
( ) Amazônia
d)
( ) Mata Atlântica
Questão 6- . A Mata Atlântica é uma floresta tropical que se estende desde o Rio
Grande do Norte até o Sul em montanhas e planícies litorâneas. São
características dessa floresta, EXCETO:
a) ( ) Apresentar grande diversidade de plantas e animais.
b) ( ) Proporcionar abrigo para animais em extinção.
c) ( ) Possibilitar o desenvolvimento do turismo.
d) ( ) Apresentar baixa quantidade de espécies e de indivíduos.
Questão 7- Na flora predominam os cactos, árvores baixas e arbustos que em geral
perdem as folhas na estação das secas. O clima é quente, com ventos fortes e
secos. Na fauna, destacam-se os predadores como o gavião, pequenos herbívoros
roedores como preás etc. O texto refere-se:
a)( ) às caatingas.
b)( ) aos campos.
c)( ) aos estepes.
d)( ) às savanas.
e) ( ) aos desertos
Questão 8- Assinale a(s) alternativa(s) que relaciona(m) corretamente os biomas
brasileiros com a fauna e vegetação correspondentes.
Bioma
-
Fauna
-
Vegetação
(01) ( ) Caatinga - Onça-pintada, pirarucu - Peroba, mogno
(02) ( ) Cerrado - Gralha-azul, mico-leão - Samambaiaçu, erva-mate
(04) ( ) Floresta Amazônica - Peixe-boi, preguiça - Seringueira, guaraná
(08) ( ) Mata Atlântica - Mico-leão-dourado, suçuarana - Pau-brasil, jequitibá
(64) ( ) Pantanal - Veado-catingueiro, sagüi-preto - Babaçu, carnaúba
(01) ( ) Caatinga - Onça-pintada, pirarucu - Peroba, mogno
(02) ( ) Cerrado - Gralha-azul, mico-leão - Samambaiaçu, erva-mate
(04) ( ) Floresta Amazônica - Peixe-boi, preguiça - Seringueira, guaraná
(08) ( ) Mata Atlântica - Mico-leão-dourado, suçuarana - Pau-brasil, jequitibá
(64) ( ) Pantanal - Veado-catingueiro, sagüi-preto - Babaçu, carnaúba
Questão 9 – Leia a notícia abaixo:
Extinção em série na Mata Atlântica Nordestina.
A caça indiscriminada de aves e mamíferos que se
alimentam de frutos ameaça a extinção de 34% das espécies de árvores, no que
resta da Mata Atlântica ao Norte do Rio São Francisco. De Alagoas ao Rio Grande
do Norte, das 427 espécies de árvores típicas da região, 305 dependem de
animais como pássaros e mamíferos para ter suas sementes espalhadas. Mas o
efeito dominó não pararia nas árvores. Com tantas espécies a menos, o solo
perderia proteção. Além disso, muitos outros seres vivos dependem dessas árvores.
Adaptado de “Jornal O Globo”, de 02/03/2000
As árvores correm risco de extinção devido:
a) ( ) ao solo desprotegido, pois o desaparecimento das
árvores facilita a caça de aves e mamíferos.
b) ( )à caça de aves e mamíferos que se alimentam de
frutos, já que o desaparecimento das árvores deixa o solo e outros seres vivos
desprotegidos.
c) ( ) à caça de aves e mamíferos que se alimentam de
frutos, visto que o desaparecimento das árvores faz com que suas sementes sejam
espalhadas.
d) ( ) às suas sementes serem espalhadas por aves e
mamíferos, porque o desaparecimento das árvores deixa o solo e outros seres
vivos desprotegidos.
Questão 10-
A tirinha faz uma crítica:
a) ( ) à destruição ambiental do planeta;
b) ( ) à caça aos animais no Pantanal;
c) ( ) à extinção dos pássaros nas florestas;
d) ( ) à poluição das águas no Pantanal;
e) ( ) ao desmatamento do Pantanal.
Questão 11- O Pantanal é um tipo de bioma que se caracteriza por ser uma das
maiores planícies inundáveis do planeta. Marque a alternativa que corresponde
aos estados brasileiros que possuem esse bioma.
a) ( ) Goiás e Mato Grosso
b) ( ) Bahia e Minas Gerais
c) ( ) Pará e Amazonas
d) ( ) Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
e) ( ) Rio Grande do Sul e Santa Catarina
a) ( ) Goiás e Mato Grosso
b) ( ) Bahia e Minas Gerais
c) ( ) Pará e Amazonas
d) ( ) Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
e) ( ) Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Questão 12- Gigante das águas
Na região
amazônica vive o maior peixe de água doce do mundo, o pirarucu.
Ele pode chegar a 3 metros de comprimento e pesar 200
kg. Carnívora, a espécie possui um ciclo de vida longo, só se reproduzindo a partir
do quinto ano de vida.
Durante muito tempo, o peixe foi capturado em
quantidades acima do limite para o consumo da carne, muito apreciada na região.
Como resultado, a espécie entrou em perigo de extinção.
A causa do pirarucu estar em perigo de extinção deve-se:
a) ( ) a seu longo ciclo de vida.
b) ( ) ao seu tamanho e ao seu peso.
c) ( ) ao fato de se reproduzir a partir do
quinto ano de vida.
d) ( ) à sua captura acima do limite para o
consumo da carne-
Questão 13- Leia o texto para responder à questão.
Floresta Amazônica
Um imenso tapete verde formado por árvores. É assim que se
vê a Amazônia do céu.
Mas se formos chegando mais perto, mais perto e mais perto
(devagarinho para não assustar ninguém), teremos surpresas entre as árvores da
floresta: ali moram onças, macacos, araras, tucanos, tamanduás. Ali nascem
plantas e flores raras. Ali existem rios enormes, cheios de peixes.
É tanta riqueza natural que o homem ainda nem conseguiu
descobrir tudo que existe na Amazônia!
São milhões de espécies que ainda não foram catalogadas, um
tesouro único no mundo. Isso sem falar na cultura dos primeiros habitantes da
floresta, os índios, com quem não cansamos de aprender.
No trecho “Isso sem falar na cultura dos primeiros habitantes da
floresta, os índios...”, o termo sublinhado refere-se:
a) ( ) a toda a riqueza natural da Amazônia.
b) ( ) à parte da floresta que pode ser vista.
c) ( ) às diferentes espécies de aves.
d) ( ) aos rios enormes, cheios de peixes.
Questão 14- São exemplos de animais ameaçados de extinção no Brasil:
a) ( ) mico-leão-dourado, jacaré-de-papo-amarelo,
baleia-jubarte e capivara.
b) ( ) mico-leão-dourado, cervo-do-pantanal, baleia-jubarte
e veado campeiro.
c) ( ) cervo-do-pantanal, tucano, gavião-pomba e peixe-boi.
d) ( ) ararinha-azul, mico-leão-dourado, raposa e
periquito-rei.
e) ( ) jaburu, lobo-guará, mico-leão-dourado e veado-campeiro.
Questão 15- Observe as sequências de alimento que ocorrem no
Pantanal:
plantas -----» peixes pequenos------ » piranhas
------» jacaré
capim------ » capivara » -------onça-pintada
O que você acha que pode acontecer com as piranhas
e com as capivaras se forem eliminados o jacaré e a onça-pintada?
__________________________________________________________________
Questão 16- Leia o texto e responda à pergunta.
"Macaco-louro é achado”
Uma espécie de macaco-prego da mata
atlântica que há muito tempo não era vista, foi encontrada por pesquisadores no
Nordeste. Eles estavam em cativeiro (presos em casas das pessoas).
Por ter a pelagem clara, ficou batizado como
macaco-louro, mas seu nome científico é 'Cebus flavius'.
Dois casais da
espécie encontrada estão no Centro de Conservação da Fauna do Zoológico de São
Paulo. A bióloga Cecília Kierulff diz que lá eles serão estudados. 'É preciso
saber se estão saudáveis, qual o seu cardápio e verificar como é a reprodução
deles, para que procriem'. E talvez no futuro, eles possam voltar à
natureza."
("Folha de São Paulo", Folhinha, 5/8/06)
Marque a alternativa correta quanto ao texto dado.
a) ( ) A espécie de macacos foi
encontrada por pesquisadores nordestinos.
b) ( ) As pessoas que estavam de posse
dos macacos os chamavam por seu nome científico, 'Cebus flavius'.
c) ( ) Os macacos já têm um tempo
definido para voltar à natureza.
d) ( ) Os macacos de origem nordestina
terão problemas de adaptação em São Paulo.
e) ( ) O objetivo de manter os
macacos no Zoológico é o estudo sobre eles.
Questão 17- Assinale o ambiente que possui maior
biodiversidade:
(A) ( ) centro urbano.
(B) ( ) bairro residencial.
(C) ( ) campo cultivado.
(D) ( ) floresta.
Questão 18- O que são BIOMAS?
a) ( ) são os animais de uma região
b) ( ) são as plantas de uma região
c) ( ) são as paisagens naturais de uma região
Questão 19 - Observe a imagem e responda corretamente: este ecossistema apresenta:
(A) ( ) O Campo Cerrado, com arbustos
de pequeno porte, aves como tuiuiús e
cupinzeiros que servem de alimentos para os
tamanduás.
(B) ( ) A Mata Atlântica, berço de uma densa
vegetação, com vários animais e
abundância de água doce e luz solar.
(C) ( ) O Manguezal, berço do jacaré,
do mangue vermelho e das aves que dependem da mistura da água doce com a água
salgada.
(D)( ) O Pantanal Mato-grossense,
com rica rede de rios, berço dos tuiuiús e
capivaras, da mata ciliar e dos jacarés que
dependem do nível das águas doces, o qual se modifica ao longo dos meses.
Questão 20- Leia o texto:
“A cada dia sendo mais empurrada para fora de seu
habitat, a capivara está vivendo mais próxima das áreas urbanas. E, com fácil
adaptação, esse roedor tem invertido a realidade dos animais silvestres, se
multiplicando de forma acentuada em algumas regiões no estado de São Paulo que
já virou objeto de pesquisa científica. Há suspeitas de que a proliferação das
capivaras estaria provocando surtos epidemiológicos de febre maculosa.”
Fonte:
D.Rocha. Portal Fauna Brasil, 12 out. 2006
O texto informa a invasão das capivaras em áreas
urbanas. Os fatores que podem
ser relacionados a esta invasão e à perda da
qualidade de vida da população são:
(A)( ) O desmatamento, a falta de
predadores naturais e as doenças transmitidas à população.
(B) ( ) A caça predatória, a ocupação
desordenada do ecossistema natural e as
doenças transmitidas à população.
(C) ( ) A adaptação ao mesmo
ecossistema e a participação na vida da população
local.
(D) ( ) O desmatamento, a adaptação ao
mesmo ecossistema local e a manutenção da boa qualidade de vida.
Prof. Adão Marcos Graciano Dos Santos
Ciências
Físicas Biológicas
Especialização
em Ciências Sociais com Ênfase em Geografia Historia e Educação Ambiental
(069)-
84141042 (069) 9940 2223
gual a RESPORTA DA 9
ResponderExcluirgual a RESPORTA DA 9
ResponderExcluir