terça-feira, 10 de setembro de 2013

Uma visão geral da Biologia

  01:Em relação à composição química e à complexidade de organização, quais as diferenças entre os seres vivos e a matéria bruta?
 
02:Quais as funções da nutrição?
 

 03:Conceitue respiração e diga qual é a sua função:
 

04:O que é metabolismo?
 

 05:Qual a diferença entre anabolismo e catabolismo?  

 06:Explique o que são nutrição autotrófica e nutrição heterotrófica:
 

07:Que substância forma o gene? 


08: Qual a principal finalidade da reprodução para os seres vivos?: 

09)- Qual o principal combustível dos seres vivos?
  10)- Explique o que reprodução sexuada e reprodução assexuada.  
11:Por que se pode dizer que a energia que um atleta usa durante uma corrida vem, em última análise, do Sol?
.


12(UFRJ) Por que, sem a energia do sol, os animais não teriam energia para manter o seu metabolismo? 
13:(Ufop-MG) Considerando a capacidade dos seres vivos obterem alimentos, responda:a) As plantas continuariam a existir se todos os animais morressem? Por que?b) Os animais continuariam a existir se todos os animais morressem? Por que?

 14:Coloque V ou F:São afirmações sobre os seres vivos quanto à obtenção do alimento:
I. ____ Os seres heterotróficos têm capacidade de sintetizar seu próprio alimento, pois realizam a fotossíntese.II. ____ Os seres autotróficos obtêm matéria orgânica a partir da energia luminosa e moléculas simples.III. ____ Os seres heterotróficos dependem dos autotróficos.

15:(Prof. Adão Marcos-RO) Nos seres vivos, as diversas células sofrem diferenciação, dando origem a grupos de células com forma e função semelhantes chamados:
A (   ) sistemas.  B (   ) organismos.C (   ) órgãos.D (   ) aparelhos.E (   ) tecidos.

16:(UFC-CE) Existem inúmeras características que nos permitem diferenciar a matéria viva da inanimada. A característica “o ser vivo é capaz de manter a constância do meio interno” é identificada como:
A (   ) homeostase.  B (   ) metabolismo.  C (   ) irritabilidade.  D (   ) nutrição. 

17:Num campo foram encontrados preás e jararacas. Esses animais fazem parte de uma mesma população ? Justifique sua resposta: 18:Observe a sequência dos níveis de organização dos seres vivos, em ordem crescente de complexidade:Célula → A → Órgão → B → Organismo → C → Comunidade → D → Biosfera.Identifique os níveis representados por:A = _______________.B = _______________.C = _______________.D = _______________.

19:Marque a alternativa que define Biodiversidade: A (   ) Conjunto de todas as espécies que vivem no ecossistema aquático.B (   ) Conjunto de todas as espécies de seres vivos, que compõem a vida na Terra, e os ecossistemas dos quais fazem parte.C (   ) Conjunto de todas as espécies de plantas e pássaros que habitam o planeta.D (   ) Conjunto de todas as espécies de plantas existentes na Terra.E (   ) Conjunto de todas as espécies de fitoplâncton existentes na Terra.
 20:Nos organismos pluricelulares em geral as diversas células sofrem diferenciação, dando origem a grupos de células com forma e função semelhantes. Esses grupos são chamados: A (   ) sistemas.   B (   ) organismos.  C (   ) órgãos.  D (   ) aparelhos.  E (   ) tecidos.
 21: O conjunto de todas as populações que vivem em uma mesma região denomina-se:
A (   ) espécie.   B (   ) sociedade.  C (   ) bioma.  D (   ) comunidade.  E (   ) ecossistema.
 22:O conjunto de todos os ecossistemas forma:
A (   ) a biosfera. B (   ) um meio abiótico.  C (   ) uma comunidade.  D (   ) um ambiente biológico.E (   ) um hábitat.
23:Marque a alternativa incorreta:A (   ) Preás e jararacas encontrados em um campo pertencem a diferentes populações.B (   ) A hemácia situa-se no nível de organização chamado célula.C (   ) Os seres autotróficos são incapazes de produzir seu próprio alimento.D (   ) Biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas.E (   ) Tecidos são grupos de células com forma e função semelhantes.
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário