quarta-feira, 13 de abril de 2011

Relaçôes Ecológicas III

01 – Vários conceitos básicos são importantes no estudo da Ecologia. Relacione as colunas:
1. Ecossistemas 4. Mutualismo 2. Habitat 5. Biocenose 3. Comensalismo
( ) Associação em que uma das espécies é beneficiada, sem
causar prejuízo ou benefício à outra.
( ) Parte viva de um ecossistema.
( ) Constituído pela comunidade e pelo ambiente físico.
( ) Associação entre indivíduos de duas espécies diversas, que
beneficia a ambos.
( ) Local onde existem populações de uma certa espécie.
A sequência correta é:
a) 3, 2, 1, 4 e 5 d) 2, 5, 1, 4 e 3 b) 4, 5, 2, 3 e 1 e) 3, 5, 1, 4 e 2 c) 1, 3, 5, 2 e 4

02) Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª e indique a seqüência correta:
1ª COLUNA 2ª COLUNA
(1) População ( ) Comunidade associada às condições físicas e químicas de uma região geográfica.
(2) Comunidade ( ) Populações existentes numa determinada área.
(3) Biosfera ( ) Grupos de indivíduos de uma determinada espécie ocupando determinada área.
(4) Ecossistema ( ) Ambiente habitável pelos seres vivos.
a) 4 - 2 - 3 – 1 b) 3 - 2 - 4 – 1 c) 4 - 2 - 1 – 3 d) 4 - 3 - 1 – 2
03) (Prof. Adão Marcos) Numa região ocorrem: I) pacas e preás; II) cobras e gaviões; III) gramíneas e arbustos. Os produtores, consumidores primários e consumidores secundários estão representados na seguinte ordem:
(A)I, II, III (b)I, III, II (c)II, III, I (d)III, I, II (e)III,II,I
04:Qual dos seguintes fenômenos é um resultado do efeito estufa?
a) Aumento das concentrações de ozônio a nível de rua
b) Diminuição da camada de ozônio na estratosfera superior
c) Mudança nas condições meteorológicas globais
d) Aumento da poluição oceânica
e) Desmatamento
05 - (UFF RJ) As interações dos organismos de um ecossistema podem gerar associações harmônicas e desarmônicas. Uma associação onde seus membros são morfologicamente idênticos entre si, porém adaptados a tarefas distintas, constitui um exemplo de:
a) comensalismo. b) colônia heterofílica. c) sociedade homofílica.
d) colônia homofílica. e) sociedade haterofílica.
06 -(Prof. Adão Marcos)- Numere a coluna superior, relacionando-a com a inferior e marque a alternativa que contém a numeração na ordem correta.
( 1 ) relação harmônica ( 2 ) relação desarmônica
( ) sociedade ( ) parasitismo ( ) antibiose( ) competição
( ) simbiose ( ) predatismo ( ) AMENSALISMO ( ) colônias.
07--(Prof. Adão Marcos)- O fenômeno da exclusão competitiva pode determinar que uma de duas espécies que vivem em simpatria seja eliminada. A melhor explicação para o desaparecimento de uma das espécies que entram em competição é a seguinte:
a) a superposição dos nichos das duas espécies é total;
b) as duas espécies se reproduzem, no mesmo local, ao mesmo tempo;
c) as duas espécies têm nichos diferentes;
d) uma das espécies tem cinco vezes mais indivíduos que a outra espécie;
e) uma das espécies tem o dobro do tamanho da outra.
08 --(Prof. Adão Marcos)- ) O tipo de adaptação em que um ser vivo imita a forma e até a própria cor de elementos do meio ambiente, confundindo-se com o meio em que vivem, causando dificuldades ao predador para encontrá-los, denomina-se
a) competição b) mutualismo c) predatismo d) parasitismo e) mimetismo
9 --(Prof. Adão Marcos)- Os itens enumerados a seguir são exemplos de diferentes relações entre os seres vivos:
I. A caravela vive flutuando nas águas do mar. É formada por um conjunto de indivíduos da mesma espécie que vivem fisicamente juntos, dividindo o trabalho. Uns são responsáveis pela captura de alimentos, outros pela defesa.
II. As orquídeas, para conseguirem luz, prendem-se com suas raízes aos troncos e aos ramos altos das árvores.
III. O leão mata e devora o antílope, para se alimentar.
IV. O fungo fornece água e sais minerais retirados do meio para a alga; esta, por sua vez, fornece ao fungo as substâncias orgânicas que produz.
As relações descritas nestes itens são classificadas, respectivamente, como:
a) mutualismo – parasitismo – predatismo – simbiose.
b) colônia – inquilinismo – predatismo – mutualismo.
d) população – inquilinismo – canibalismo – mutualismo.
d) comunidade – inquilinismo – canibalismo – simbiose.
e) comunidade – parasitismo – canibalismo – comensalismo.
10 --(Prof. Adão Marcos)- Qual das afirmativas melhor explica o aumento da competição entre os membros de uma população de ratos selvagens numa determinada área?
a) Aumento na taxa de reprodução dos ratos selvagens.
b) Aumento de falcões predadores. c) Epidemia de raiva.
d) Aumento da temperatura. e) Aumento da alimentação.
11 --(Prof. Adão Marcos)- Líquens são muitas vezes os colonizadores de nuas áreas rochosas. Por absorverem rapidamente substâncias dissolvidas na água, são também particularmente sensíveis a substâncias tóxicas presentes no ar, o que os recomenda como importantes marcadores de poluição ambiental.
Líquens são um conjunto:
a) desarmônico entre bactéria e algas cianofíceas.
b) "climax" de algas ou de algas cianofíceas.
c) simbiótico entre bactérias e algas cianofíceas.
d) simbiótico entre algas e fungos.
e) simbiótico entre fungos e protozoários.
12- Cite os exemplos de relações ecológicas existentes:
01. em determinadas épocas do ano no Rio Araguaia ocorre a formação de cardumes que sobem o rio, na época da reprodução – é um exemplo de___________ ;
02. no Parque Nacional das Emas ocorre um fenômeno muito interessante e de grande beleza, logo após as primeiras chuvas: larvas bioluminescentes de certos coleópteros (besouros) são encontrados em câmaras dos termiteiros (cupinzeiros) que ali ocorrem em grande quantidade e insetos de hábitos noturnos são atraídos por esta bioluminescência, servindo de alimento para estas larvas –
03. várias plantas ornamentais no centro de Goiânia, como a Bela-Emília e a Coroa de Cristo, estão cobertas por uma plantinha de cor amarela, dotadas de haustórios que retiram a seiva elaborada destas plantas para a sua sobrevivência –
04. as emas fazem buracos no chão onde depositam seus ovos (que são chocados pelos machos), enquanto que raposas e gambás podem se alimentar desses ovos
05. o lobo-guará, animal do cerrado, que se encontra preservado no Parque Nacional das Emas, atua tanto como regulador da população de roedores como disseminador de sementes de plantas silvestres –
06. insetos semelhantes às folhas secas são encontrados em material coletado nos cerrados –
07-artrópodos coletados na região do Parque Nacional das Emas e identificados inicialmente como aracnídeos, após uma análise minuciosa, verificou-se tratar de formigas, pois apresentavam três pares de patas e não quatro como nas aranhas –
13 --(Prof. Adão Marcos)- Considerando-se os organismos e os relacionamentos das colunas abaixo, a associação correta é:
1 - líquen ( A ) epifitismo 2 - cipó-chumbo ( B ) hemiparasitismo
3 - erva-de-passarinho ( C ) holoparasitismo4 - orquídea ( D ) mutualismo
a) 1 - A , 2 - B , 3 - C e 4 - D . b) 1 - A , 2 - C , 3 - B e 4 - D .c) 1 - D , 2 - B , 3 - A e 4 - C .d) 1 - C , 2 - B , 3 - A e 4 - D . e) 1 - D , 2 - C , 3 - B e 4 - A .
14--(Prof. Adão Marcos)- Em 1859, 24 casais de coelhos foram transportados da Eu-ropa para a Austrália, onde não existiam estes animais. Na Austrália, ao contrário da Europa, não havia predadores e parasitas que controlassem a população de coelhos. Em pou¬co tempo havia um número incalculável de coelhos que passaram a devastar as pastagens, deixando as ovelhas pra¬ticamente sem alimento. Somente em 1950, depois de mui¬tos estudos, resolveu-se introduzir na Austrália um vírus que causava uma doença mortal aos coelhos, diminuindo consideravelmente sua população, sem entretanto provo¬car a extinção da espécie.
Com base no texto acima:
a) Classifique esta relação desarmônica entre coelhos e ovelhas.
b) Explique por que não houve extinção dos coelhos apesar da introdução do vírus.
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