quarta-feira, 24 de outubro de 2012

SISTEMA ABO II

1(- Prof.Adão marcos-RO-). Quando os cônjuges têm sangue do tipo AB e Ai, os tipos possíveis de sangue dos filhos são apenas :
  AB   X   Ai
 A,  B       A,i
AA,Ai,     AB,          Bi
50% A     25% AB, 25% B 
2) ( Prof.Adão marcos ). Paula pertence ao grupo sanguíneo A , Rh positiva , e teve uma criança do grupo sanguíneo O , Rh negativo , . Qual dos indivíduos, cujos grupos sanguíneos estão abaixo relacionados, pode ser excluído como pai dessa criança ?
a) A , Rh positiva , . b) B , Rh negativo , c) O , Rh positivo , d) AB , Rh negativo , . e) O , RH negativo ,.


3) (Prof.Adão Marcos). Uma mulher do grupo sanguíneo A , cuja mãe era do grupo O, casa-se com um homem receptor universal . Os grupos sanguíneos dos prováveis filhos do casal poderão ser; Mulher Ai X AB
                                                                    A,i    A,B
                                                          AA    ,AB   ,Ai ,Bi   
A= 50%      AB= 25%     B= 25%

4) (UFCE-CE). O sangue humano foi distribuído em quatro tipos (grupos): A, B, AB e 0 São considerados doadores receptores s universais, respectivamente, os grupos:
a) O e A . b) B e O . c) O e AB . d) A e AB . e) AB e 0 .


5) (Prof.Adão marcos): Um homem com sangue tipo B pode receber sangue, sem nenhum risco, da sua esposa, sabendo que o casal teve três filhos e que o terceiro apresentou eritroblastose fetal (DHRN), podemos dizer que o fenótipo da mulher é:
a) B - Rh+ . b) AB- Rh- . c) O- Rh+ . d) AB- Rh+ .
e) O- Rh- .
6) (Prof.Adao Marcos). Um banco de sangue possui 5 litros de sangue tipo AB, 13 litros tipo A,6 litros tipo B e 5 litros tipo O. Para transfusões em indivíduos tipo O, A, B e AB, estão disponíveis, respectivamente:


07) (Prof.Adão Marcos). O grupo sanguíneo ABO é geneticamente determinado, na espécie humana, por um conjunto de alelos múltiplos. Convencionalmente, sabemos que o caráter em questão tem____ fenótipos e _____genótipos, governados por ____pares de alelos.
a) 4,4, 3 b) 4,6, 3 c) 3,6, 4 d) 3,4, 6 e) 6,4, 3
08) A condição necessária para que surja a eritroblastose fetal é:
a) pai Rh-, mãe Rh+ e crianças Rh-.
b) Pai Rh+, mãe Rh+ e crianças Rh-.
c) Pai Rh+, mãe Rh- e crianças Rh+.
d) Pai Rh-, mãe Rh- e crianças Rh-.
e) Pai Rh+, mãeRh+ e crianças Rh+.
09-(Prof.Adão marcos) Dois irmãos (Pedro e Paulo) casam-se com duas irmãs (Maria e Joana), todos normais. O primeiro casal, Pedro e Maria, tem uma criança afetada por uma doença muito rara de herança autossômica recessiva.
A- Qual o genótipos dos pais?.
b) Qual é a probabilidade de que uma futura criança de Paulo e Joana venha a ser afetada por essa mesma doença genética? Considere desprezível a probabilidade de uma nova mutação.
c) Se Paulo e Joana tiverem uma primeira criança afetada pela mesma doença genética, qual será o risco de que uma segunda criança desse casal também seja afetada por essa mesma doença? Por que?


10 (Prof.Adão Marcos-EEEFM-JK-SLDO-RO)- Um homem que possui ambos os antígenos do sistema ABO nas hemácias casa-se com mulher com os dois anticorpos do sistema ABO no plasma. Com relação a este casal podemos afirmar:
I - A mulher não poderá receber transfusão sangüínea de nenhum de seus filhos.
II - Os filhos terão pelo menos um dos antígenos nas hemácias.
III - a probabilidade de que o sangue de um de seus filhos se aglutine com anti-A é de 25%.
IV - O sangue dos filhos não se aglutinará em presença do sangue materno.
Marque:
a) se apenas as alternativas I, III e IV forem corretas

b) se apenas as afirmativas I e II forem corretas
c) se apenas as afirmativas I II e IV forem corretas
d) se apenas as afirmativas II e III forem corretas
e) se apenas a afirmativa I for correta.

11(- Prof.Adão marcos-RO-). Quando os cônjuges têm sangue do tipo AB e AA, os tipos possíveis de sangue dos filhos são apenas :

12) Um homem do grupo sangüíneo AB casa-se com uma mulher do grupo ii e o casal tem um filho do grupo B. A probabilidade de o casal vir a ter um filho do grupo A é de:

13) Ao retirar de um indivíduo três gotas de sangue, o laboratorista pingou sobre cada uma delas, respectivamente, uma gota de soro anti-A, uma gota de soro anti-B e uma gota de soro anti-Rh. Observou, ausência de aglutinação nas duas primeiras e aglutinação na última lâmina. Se este indivíduo necessitar de transfusão sangüínea, que tipo poderá receber sem risco de complicação?
14) (Prof.Adão Marcos). Uma mulher do grupo sanguíneo A , cuja mãe era do grupo O, casa-se com um homem doador universal . Os grupos sanguíneos dos prováveis filhos do casal poderão ser:

15) (EEEFM-JK) - Uma mulher Rh+, cujo pai é Rh-, é casada com um homem Rh+, cuja mãe é Rh-. A probabilidade desse casal vir a ter uma criança Rh+ é de:

4 comentários:

  1. meu tipo de sangue rh o+ e do meu esposo é ab rh+ qual vai ser do meu filho quando nasce.
    quero sabe o valor do sangue do bebê.

    ResponderExcluir
  2. o tipo de sangue do meu esposo é abo rh+ e o meu é o+ quero ver o do meu filho o valor o tipo rh...certo...um abraço...célia.

    ResponderExcluir
  3. AB x ii ( AB x O)

    A,i i

    Ai, ii
    50% A e 50% O

    Rr x Rr ( Rh+)
    R, r R, r

    RR,Rr,Rr, rr
    75% Rh + 25% Rh-

    Célia Maria..

    ResponderExcluir
  4. Gente, qual a resposta da QUESTÃO 10 ?

    ResponderExcluir