quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Exercícios sobre artrópodes e cruzadinha com gabarito 7º ano ciências ensino fundamental

1) Cruzadinha sobre artrópodes:
01) CABEÇA MAIS TÓRAX.
02) ÓRGÃOS RESPIRATÓRIOS.
03) PAR DE APÊNDICES ARTICULADAS DOS ARACNÍDEOS.
04) SUBSTÂNCIA RESISTENTE QUE CONSTITUI O ESQUELETO DOS ARTRÓPODES.
05) CAVIDADES DO SISTEMA CIRCULATÓRIO CHEIAS DE SANGUE.
06) ÓRGÃOS RESPIRATÓRIOS DOS INSETOS.
07) ÓRGÃO SENSORIAIS FILAMENTARES.
08) UMA ORDEM DE ARTRÓPODES.
09) FILAMENTOS CURTOS, COM ASPECTO DE PELOS, PRESENTES NOS ARTRÓPODES.

R. 1) cefalotórax, 2) Brânquias, 3) Quelíceras, 4) Quitina, 5) Lacunas, 6) Traqueias, 7) Antenas,
8) Ácaros, 9) Cerdas

2) (PUC MG) Observe as figuras.

Todos os animais acima são:

A) insetos.
B) aracnídeos.
C) hematófagos.
D) artrópodes.
Resposta: d

3) (FGV) A tabela apresenta características de algumas classes do filo Arthropoda.

CLASSE

CARACTERÍSTICA

1
Corpo dividido em cefalotórax e abdome; 2 pares de antenas.

2
Corpo dividido em cabeça tórax e abdome; 3 pares de patas no tórax.

3
Corpo dividido em cefalotórax e abdome; sem antenas.

Na tabela, Arachnida, Crustacea e Insecta estão respectivamente representados pelos números:

a) 1, 2 e 3. 
b) 1, 3 e 2. 
c) 2, 3 e 1.
d) 3, 1 e 2. 
Resposta: d 

4) (MACK SP) Um animal é do filo artrópoda. A maneira visual mais precisa de se saber se ele pertence ao grupos dos:
CRUSTÁCEOS,
INSETOS,
ARACNÍDEOS,
DIPLÓPODOS ou
QUILÓPODOS
é analisar o seu número de:

A) patas. 
B) antenas.
C) partes do corpo. 
D) apêndices gerais.
Resposta: a

5) (UFOP MG) O quadro a seguir apresenta as características e a importância de cada uma das 5 classes do Filo Arthropoda:

As classes I, II, III, IV e V representam, respectivamente:

A) Chilopoda, Crustacea, Insecta, Aracnida e Diplopoda
B) Diplopoda, Insecta, Crustacea, Aracnida e Quilopoda
C) Crustacea, Aracnida, Insecta, Diplopoda e Quilopoda
D) Crustacea, Aracnida, Insecta, Quilopoda e Diplopoda
Resposta: d

6) (UFLA MG) Das opções abaixo, a que possui representantes das classes Insecta, Arachnida e Crustácea, respectivamente, é:

A) borboleta, carrapato e caranguejo.
B) besouro, escorpião e lacraia.
C) grilo, aranha e escorpião.
D) carrapato, aranha e camarão.
Resposta: a

7) (UFCG PB) Uma coleção zoológica de três animais (insetos, aracnídeos e crustáceos)foi
montada a partir da coleta desses espécimes em seus ambientes. Os coletores tiveram dificuldades quanto à identificação devido à diversidade obtida. Mesmo assim, os separaram pelas características principais de cada grupo. Seguindo essa metodologia, numere a coluna da direita de acordo com a esquerda:
1. Insetos
2. Aracnídeos
3. Crustáceos
( ) Quatro pares de pernas
( ) Três pares de pernas
( ) Dois pares de antenas
( ) Um par de antenas
( ) Não apresentam antenas
( ) Apêndices locomotores
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência numérica CORRETA:

A) 2 – 1 – 3 – 1 – 2 – 3.
B) 1 – 2 – 3 – 3 – 2 – 2.
C) 3 – 1 – 1 – 3 – 2 – 3.
D) 2 – 2 – 3 – 1 – 3 – 1.
Resposta: a

8) (UNIFESP SP) No quadrinho,

a carapaça de quitina dos insetos é relacionada à sua função protetora. Nesses animais, a quitina também se encontra diretamente relacionada às funções de:

A) sustentação e respiração.
B) transpiração e circulação.
C) locomoção e digestão.
D) respiração e circulação.
Resposta: a

9) Durante o voo, os mosquitos necessitam de uma grande quantidade de energia, para realizar
movimentos rápidos e exaustivos dos músculos de suas asas.
Os mosquitos apresentarem circulação:

A) fechada
B) aberta
C) alternada
D) paralela
Resposta: b

10) (FEPECS DF) Brincando com seu cãozinho de estimação, você encontrou um carrapato e uma pulga. Sabendo-se que ambos são artrópodos parasitas, a característica de apenas um deles com relação ao número de patas e divisão corporal é:

A) Carrapato: quatro pares de patas; cefalotórax e abdome;
B) Pulga: quatro pares de patas, cabeça, tórax e abdome;
C) Carrapato: três pares de patas, cabeça, tórax e abdome;
D) Pulga: três pares de patas, cefalotórax e abdome;
Resposta: a

Nenhum comentário:

Postar um comentário