quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Exercícios sobre o Sistema Reprodutor Feminino e Masculino

 Exercícios sobre o Sistema Reprodutor Feminino e Masculino
Marque (V) nas alternativas corretas e (F) nas falsas:
1.         (    ) O sistema reprodutor masculino é formado por vários órgãos, como testículos, próstata e pênis
2.       (    ) Na bolsa escrotal encontramos canal deferente, epidídimo e testículo
3.       (    ) Os espermatozoides são armazenados na próstata
4.       (    ) O lançamento de espermatozoides é chamado ejaculação
5.       (    ) As secreções da vesícula biliar e da próstata, dão ao esperma um aspecto leitoso
6.       (    ) A produção de espermatozoides começa na puberdade por volta dos 12 ou 13 anos, e vai até aproximadamente 65 anos
7.     (      ) O hormônio sexual masculino é a testosterona
8.     (    ) O hormônio testosterona na mulher provoca o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários
9.       (    ) Os espermatozoides finalizam seu processo de maturação dentro do epidídimo
10.  (    ) As vesículas seminais produzem um líquido denso, destinado a nutrir os espermatozoides
11.    (    ) A próstata produz um líquido ácido para ajudar no combate de microrganismo existentes na vagina
12.    (    ) O esperma é também chamado de sêmen ou espermatozoides
13.    (    ) Espermatozoides mais os líquidos produzidos pelo epidídimo, vesícula seminal e pela próstata recebe o nome de sêmen
14.    (    ) No interior do pênis encontramos os ureteres
15.    (    ) No momento da excitação sexual, os tecidos penianos são banhados por uma grande quantidade de sangue, tornando-o erétil
16.    (    ) No homem, tanto a urina quanto o esperma é eliminado pela uretra
17.    (    ) O sistema reprodutor feminino produz óvulos e abriga o novo ser que pode se formar
18.    (    ) São órgãos do sistema reprodutor feminino: ovários, tuba uterina, vulva e clitóris
19.    (    ) Os ovários são 2 glândulas que produzem somente os óvulos
20.    (    ) São as contrações das paredes das tubas uterinas, que deslocam o óvulo
21.    (    ) Ovulação é o processo de união do espermatozoide com o óvulo
22.    (    ) A maturação e liberação dos óvulos começam na puberdade e termina por volta dos 50 anos na mulher
23.    (    ) A menopausa é o período que marca o fim da atividade sexual da mulher
24.    (    ) Os ovários produzem a progesterona e o estrogênio, que são hormônios sexuais.
25.    (    ) O púbis é também chamado de Monte de Vênus
26.    (    ) A vulva é composta pelos grandes lábios e clitóris
27.    (    ) O períneo é a pequena membrana que recobre a vagina, sendo rompida com a relação sexual
28.    (    ) O orifício da uretra é por onde sai a urina, não conduz a nenhum órgão sexual interno nas mulheres
29.    (    ) As meninas já nascem com um estoque de células sexuais, os gametas, armazenados no útero
30.    (    ) As tubas uterinas captam os óvulos liberados
31.    (    ) Não ocorrendo à fecundação, o óvulo é eliminado pelo canal vaginal junto com o material resultante da descamação da mucosa uterina e com sangue é a  menstruação
32.    (    ) O gameta masculino é denominado espermatozóide e o gameta feminino é o óvulo
33.    (    ) A bolsa que aloja os testículos é o escroto
34.    (    ) O canal que leva os espermatozoides de cada testículos a uretra é epidídimo
35.    (    ) Canal que liga o útero com a genitália externa é a vulva
36.    (    ) A fecundação ocorre no útero
37.    (    ) Os espermatozoides morrem quando não há óvulo nas tubas uterinas
38.     (    ) A menstruação decorre da descamação da mucosa uterina
39.    (    ) Durante a gravidez, não há menstruação
40.    (    ) Os espermatozoides são maiores que os óvulos

1) Leia o texto abaixo: Evitando a gravidez na adolescência 

O cochicho se espalha pela escola. É verdade, ela está grávida mesmo? De quem?
Com essas interrogações, volta à tona um velho dilema __ a gravidez na adolescência.
Antigamente, quando pintava a primeira menstruação, as garotas já iam sendo preparadas para “noivar e casar” , pulando até a fase do namoro, tão importante como período de descobertas mútuas e não de compromisso formal. Hoje até os termos “rolo” e “ficar” evidenciam que a fase pré-namoro foi ampliada e os jovens podem transitar por relacionamentos menos duradouros. Além disso, a primeira menstruação e a primeira ejaculação estão ocorrendo mais cedo do que antigamente, aumentando, portanto, o período de tempo fértil dos adolescentes. Não acompanhando as mudanças sociais, ainda há mães e pais que não conversam com os filhos sobre o que pensam a respeito do sexo.
Outro fato evidente é o início cada vez mais cedo das relações sexuais entre os jovens, muitas vezes fruto da empolgação do momento. Esse comportamento nem sempre vem acompanhado de informações sobre o funcionamento do próprio corpo, sobre os métodos anticoncepcionais ou o uso correto desses métodos. No momento em que o adolescente perceber a sua sexualidade como um processo de co-responsabilidade, afeto e comprometimento com o outro, através de informações adequadas, reflexões, mudanças de atitude e conscientização do seu projeto de vida, o cochicho na escola pode acabar.
                                                    (Disponível em www.aids.gov.br/assistencia.)

Após a leitura do texto responda as questões;

1) Quais as principais causas da gravidez na adolescência?
2) Quais os principais problemas que surgem por causa de uma gravidez na adolescência?
3) Como a gravidez precoce pode ser evitada na adolescência? 
2) Assinale V nas afirmações verdadeiras e f nas falsas:

 a- (    ) Conhecer o nosso corpo e como ele funciona nos ajuda a entender melhor como somos e a tomar decisões mais conscientes.
b- (    ) Óvulos e espermatozóides têm formato muito diferentes entre si.
c- (    ) O óvulo é uma célula alongada e móvel e o espermatozóide é uma célula esférica .
d- (    )Os testículos dos coelhos e roedores só descem para a bolsa escrotal na época da reprodução.
e- (    ) A tireóide produz a testosterona.

 2- a) Agora copie corretamente as frases que você marcou F:

 3)- A gravidez é um período com uma sucessão de eventos. Numere-os de acordo com a ordem em que acontecem:
(    ) nascimento do feto(    ) fecundação do óvulo(    ) fixação do embrião

4- Marque x na alternativa correta:

 a- Os espermatozoides são formados:
(    ) nos testículos   (    ) na próstata      (    ) no pênis
b- Função destinada à conservação da espécie:
(     ) nidação      (    ) puberdade   (     ) reprodução

c- A modificações morfológicas, funcionais e psicológicas por que as crianças passa  para se tornarem adultas constituem a:
(    ) fecundação   (    ) puberdade   (    ) maturidade

d- O desenvolvimento dos órgãos sexuais é regulado por hormônios:
(    ) da hipófise      (    ) dos ovários    (    ) dos testículos

e- Liga o embrião à placenta:
(    ) feto      (     ) cordão umbilical      (    ) líquido amniótico

5) Responda as sentenças com uma palavra:
a- Hormônio produzido pelo ovário:______________
b-Tensão Pré  - Menstrual:____________________
c- Bolsa(saco) onde fica alojado o testículo: ______
d- Fase em que a mulher não apresenta ciclos menstruais:_______
e- Hormônio masculino produzido nos testículos : ______________

f- Quantas semanas dura aproximadamente a gestação normal na espécie humana:_____

Atividades disponíveis em : Blog tudo é Ciências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário