terça-feira, 19 de novembro de 2013

Exercícios sobre Cadeia Alimentar

1. (SLDO/CEEJA-DV) As espécies de capim que crescem nos campos da Austrália podem ser diferentes das que existem na América ou na África, mas todas têm a mesma função: são produtores dos ecossistemas de campo. Nos campos da Austrália vivem cangurus, nos da África há zebras e na América do Norte há bisões. Todos esses animais exercem em seus ecossistemas a função de: a) consumidores primários     b) consumidores secundários c) consumidores terciários     d) decompositores e) parasitas

 2. Com referência à cadeia alimentar, marque a alternativa correta: a) a energia contida no produtor diminui gradualmente, ao passar de consumidor a consumidor. b) a energia do produtor aumenta gradualmente nos diferentes elementos da cadeia alimentar. c) o potencial energético do produtor não sofre nenhuma alteração nos diferentes segmentos da cadeia alimentar. d) na cadeia alimentar, como os animais são de tamanho diferentes , a quantidade energética do produtor sofre oscilações. e) a complexidade da teia alimentar não interfere com a quantidade de energia transferida, que permanece inalterada.

 3. (Santa Luzia- RO) Qual das alternativas a seguir responde corretamente a seguinte questão: “Que resultaria se desaparecesse do mar o fitoplâncton ?” a) o equilíbrio ecológico desse ecossistema não sofreria alteração, visto que o fitoplâncton é constituído por seres apenas microscópios. b) o zooplâncton ocuparia o seu lugar na cadeia alimentar, mantendo assim o equilíbrio ecológico do ecossistema. c) a cadeia alimentar do ecossistema perderia o elo principal, pois do fitoplâncton depende praticamente toda a matéria orgânica necessária aos demais componentes bióticos. d) o ecossistema não seria afetado visto que o plâncton é apenas um consumidor na cadeia alimentar. e) o equilíbrio ecológico não seria alterado visto que nem todos os organismos marinhos se alimentam do fitoplâncton.4. Em um ecossistema, com a passagem de energia de um nível trófico para outro, ela: a) permanece igual.    b) aumenta sempre.  c) diminui sempre.  d) é totalmente perdida. e) é totalmente aproveitada. 5. (FUVEST) Um dos perigos da utilização de inseticidas clorados é que eles são muito estáveis e permanecem longo tempo nos ecossistemas. Em vista disso, dada a cadeia alimentar capim inseto pássaro cobra gavião é de esperar que a maior concentração de DDT por quilo de organismo seja encontrada em: a) cobra      b) gavião     c) pássaro              d) inseto                     e) capim 6. (UFSC) A pirâmide de números abaixo representada diz respeito à estrutura trófica de um determinado ecossisterna:

 [piramide.JPG]
Assinale a seqüência correta de organismos que corresponde à seqüência crescente de algarismos romanos da pirâmide: a) gramíneas, sapos, gafanhotos, gaviões, cobras. b) gaviões, cobras, sapos, gafanhotos, gra­míneas. c) gaviões, gafanhotos, gramíneas, sapos, cobras. d) gramíneas, gafanhotos, sapos, cobras, ga­viões. e) gramíneas, gafanhotos, gaviões, cobras, sapos. 7. Na base das chamadas pirâmides de energia estão os: a) decompositores.                       d) consumidores secundários. b) produtores                                 e) consumidores terciários. c) consumidores primários.8. (Fuvest‑SP) Cobras que se alimentam exclusivamente de roedores são consideradas: a) produtores. b) consumidores primários.    c) consumidores secundários. d) consumidores terciários,      e) decompositores.9. (Prof. Adão Marcos) Que tipos de organismos devem estar necessariamente presente em um ecossistema para que ele se mantenha?a) Herbívoros e carnívoros.    b) Herbívoros, carnívoros e decompositores.c) Produtores e decompositores.   d) Produtores e herbívoros.e) Produtores, herbívoros e carnívoros.10. “A vida leva luz/ A vida faz e refaz/ Será que quer achar/ Suaexpressão mais simples?” Os versos de autoria de José Miguel Wisnik podem ser traduzidos, no âmbilo da Biologia, para os diversos ecossistemas existentes neles; os seres vivos ocupam diferente nicho, participando do ciclo da matéria. Dentre os seres abaixo relacionados, aquele que envolve a matéria a sua expressão mais simples :a) Produtores.    b) Herbívoros.   c) Decompositores.  d) Consumidores  terciários.11. (FUVEST-SP) A espécie humana estará ocupando o nível trófico em que há maior aproveitamento de energia fixada pelos produtores quando escolher como cardápio:a) Carne com creme de leite.  b) Peixe com camarão.c) Frango com toicinho.  d) Pão com geléia de frutas.
  e) Ovos com queijo.12. (Prof.AMGS) – Os organismos que desempenham em um ecossistema terrestre o mesmo papel do fitoplâncton em um ecossistema aquático são:a) Gramíneas.  b) Bactéria do solo.  c) Fungos.  d) Gafanhotos.                               e) Protozoários ciliados.13. Complete com setas , formando assim, uma cadeia alimentar  e responda:
a) Na cadeia alimentar acima, o produtor está representado por qual ser vivo?b) Nessa cadeia, o sapo é um consumidor primário, secundário ou terciário?c) O gavião para conseguir energia precisa comer muito ou pouco? Por quê?d)   Quantos seres vivos estão representados nessa cadeia alimentar?14. A figura abaixo pode ser considerada uma teia alimentar ou uma cadeia alimentar? Por quê?
 15. Observe bem a figura abaixo e responda:
 
a) Que processo estudado em sala de aula está acontecendo acima?b) Qual a importância desse processo para a nossa vida?c) Quais são os seres que realizam este processo?16. Complete as frases, utilizando as palavras destacadas abaixo:HERBÍVORO – HETERÓTROFO – FUNGOS – ALIMENTO FOTOSSÍNTESEa) O ser autótrofo é aquele que produz o seu próprio
b) O ser que não produz o seu próprio alimento é chamado de
c)  O ser que só se alimenta de vegetais é chamado de d) Um exemplo de decompositores pode ser os
17. Analise a cadeia alimentar abaixo e responda:

a) Se houver uma caça muito grande do peixe maior, o que acontece com os outros seres da cadeia alimentar acima?b) Uma fábrica de produtos químicos poluiu o rio, matando todos os seres aquáticos dessa cadeia. O que acontecerá com a ave?18. Forme uma cadeia alimentar com cada grupo de seres vivos (ou parte de seres vivos), unindo-os com setas. a) Gato, milho pombo, fungob) Inseto, fungo, folha, serpente, tico-ticoc) Gaivota, peixe, alga, bactériad) Capim, leão, bactéria, zebra8. Quais são os produtores de cada uma das cadeias alimentares formadas no exercício anterior? O que eles têm em comum?19. O ser humano participa de a cadeia alimentar? Justifique sua resposta.20. Leia e respondaUm grupo de maritacas vive na copa das árvores de uma floresta.a) Qual elemento da frase refere-se ao hábitat?

b) Qual elemento da frase refere-se ao ecossistema? 

c) Qual elemento da frase refere-se aos seres vivos?    É muito fácil ser pedra, o difícil é ser vidraça.Provérbio Chinês  

Nenhum comentário:

Postar um comentário