quinta-feira, 26 de setembro de 2013

GENES LETAIS



  Biologia - Genes Letais

Existem genes que provocam a morte do indivíduo na fase pré-natal ou pós-natal anterior ao período de maturidade. Por exemplo: Nos ratos, o gene A e letal quando em  homozigoto (AA), provocando a morte do embrião, enquanto em heterozigoto (Aa) condiciona pelagem amarela. O alelo a condiciona pelagem preto. O gene A é dominante em relação ao gene a, mas em relação a letalidade e recessivo, pois só age em homozigoto. Tal Gene e denominado Letal recessivo.  P.  Aa   x Aa
                G. A, a  /A,a
            F1=  AA  , Aa, Aa, aa.
AA Morre, Aa 2 amarelo,aa  1 pretoGenes Letais .Cor da pelagem de ratos Gene A - Amarela (AA morre, Aa amarela)Gene a-preta (aa preta).
Amarelo genótipo Gene  A- amarelo      AA morre    Aa  amarelo
Preto genótipo- gene a- preto- aa

        P  Aa   x  Aa
       G     A,aA,a
 F1      AA,Aa,Aa,aa
RG:2:1
RF: 2:1
AA(morre) 02 amarelo(Aa) e 01 preto(aa)
01)    Galinhas com assa e pernas curtas são chamadas rastejantes. Quando galinhas rastejantes são cruzadas com aves normais, produzem desc4ndetes normais e rastejantes com frequência igual. Quando as rastejantes são cruzadas com rastejantes, produzem 02 rastejantes para 01 normal. Cruzamento entre normais produzem somente geração normal.
A)- Como podemos explicar estes resultados?
b)-Esquematize os cruzamentos indicados.
02)-Cruzamentos entre ratos de   preta variedade dão sempre os seguintes resultados:

Ø Ratos pretos  X    ratos pretos   = 100% ratos prestos.
Ø Ratos amarelos   x    ratos amarelos = 2/3 ratos amarelos e 1/3 ratos prestos.
Ø Ratos amarelos   x   ratos pretos= ½ ratos amarelos e ½ ratos pretos.
. a)-Esquematize os 03  cruzamentos indicados.
03)- O gene A mata os indivíduos homozigotos ainda na fase embrionária. Sabendo-se que o cruzamento entre indivíduos heterozigotos nasceram 600 descendentes, o numero esperado de filhotes heterozigotos será igual a :
a) 50B)    150      c)      200     d)   300    e)    400  
4) -(Prof. Adão Marcos-RO) Em camundongos o genótipo aa é cinza; Aa é amarelo e AA morre no início do desenvolvimento embrionário. Que descendência se espera do cruzamento entre um macho amarelo com uma fêmea amarela?

a) 1/2 amarelos e 1/2 cinzentos        b) 2/3 amarelos e 1/3 cinzentos        c) 3/4 amarelos e 1/4 cinzentos
d) 2/3 amarelos e 1/3 amarelos                 e) apenas amarelos

05 –(Prof. Adão Marcos)- No homem ocorre uma doença sanguínea hereditária, que resulta em anemia. Em sua forma mais aguda é denominada Talassemia Maior, essa doença se manifesta nos homozigotos (MM), que morrem antes da maturidade sexual. Sua forma mais suave, Talassemia Menor é encontrada em heterozigotos (MN).
Qual o resultado do cruzamento entre um homem e uma mulher ambos com Talassemia menor?

06 – (Prof. Adão Marcos)- A Idiotia Amaurótica Infantil é causada por um gene recessivo I, que em homozigose causa morte nos primeiros anos de vida.  Como serão os descendentes de um casal em que ambos são heterozigóticos para a Idiotia Amaurótica Infantil?

07 –(Prof. Adão Marcos)- Numa raça de cachorros conhecidos como “mexicanos sem pêlo”, os cães normais são homozigotos (bb), sendo a ausência de pêlo produzida pelo genótipo heterozigótico (Bb). Os homozigóticos (BB) geralmente nascem mortos. Que tipos e proporções de descendentes podemos prever do cruzamento entre cães sem pêlos?

08)-(Prof.Adão Marcos)-Qual será a proporção fenotípica obtida no cruzamento de dois heterozigotos considerando:
a) Herança com dominância
b)codominância
c)genes letais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário