segunda-feira, 29 de julho de 2013

Exercícios- Calor II

 1. Quando se coloca uma colher de metal numa sopa quente, logo a colher também estará quente. A transmissão de calor através da colher é chamada:
a) agitação;     b) condução;   c) irradiação;   d) convecção.
a) agitação;     b) condução;   c) irradiação;   d) convecção.2. A blusa de lã é um bom isolante térmico porque:
a) é muito espessa;  b) retém bastante ar no seu interior;  c) impede a passagem da corrente de ar pelo corpo;
d) impede a transpiração e a conseqüente diminuição de temperatura do corpo.
a) é muito espessa;  b) retém bastante ar no seu interior;  c) impede a passagem da corrente de ar pelo corpo; d) impede a transpiração e a conseqüente diminuição de temperatura do corpo.3. Nas geladeiras, a fonte fria (o congelador) deve ser colocada: a) na parte inferior, pois o ar quente é resfriado lá; b) na parte superior, pois o ar quente tende a se elevar; c) na parte inferior, pois o ar frio é mais denso e desce para o fundo; d) no meio do refrigerador.4. O processo de transmissão de calor que só ocorre no vácuo (onde não tem ar) é:
a) condução;   b) convecção;   c) absorção;   d) irradiação.
a) condução;   b) convecção;   c) absorção;   d) irradiação.5. Para servir uma feijoada na mesa, é melhor colocá-la numa panela de: a) alumínio;   b) ferro;  c) cobre;   d) barro.6. Ao misturarmos num copo água gelada com água na temperatura ambiente, com o objetivo de bebê-la, devemos:
a) misturar de qualquer modo;   b) colocar a água quente sobre a água fria;
c) colocar primeiro a água fria e depois a quente;
d) colocar a água fria após a água quente, para obtermos uma melhor mistura.
a) misturar de qualquer modo;   b) colocar a água quente sobre a água fria; c) colocar primeiro a água fria e depois a quente; d) colocar a água fria após a água quente, para obtermos uma melhor mistura.7. No processo de condicionamento de ar de um recinto fechado: a) no inverno o ar quente deve entrar pela parte inferior da sala; b) no verão o ar frio deve entrar pela parte inferior da sala;c) tanto no verão quanto no inverno a entrada do ar deve ser pela parte inferior ; d) tanto no verão quanto no inverno a entrada do ar deve ser pela parte superior.8. A transmissão de calor ocorre sempre: a) no vácuo;   b) entre dois sólidos;   c) no sentido dos corpos de menor temperatura; d) no sentido dos corpos de maior temperatura.9. Entre os aparelhos abaixo assinale aquele que não tenha funcionamento diretamente ligado à transmissão de calor: a) chuveiro elétrico;   b) utensílios para cozinhar alimentos; c) liquidificador;   d) geladeira.10. Colocando-se a mão para fora da janela de um automóvel em movimento, ela esfria rapidamente. Isto se deve a: a) estar mais frio fora do que dentro do carro;   b) à convecção que acelera a troca de calor; c) irradiação que é acelerada pelo movimento;   d) condução de calor da mão para o ar.11. Nos líquidos, o calor se propaga por: a) condução interna;   b) convecção;   c) condução externa;  d) irradiação.12. Um cobertor de lã tem por função: a) dar calor ao corpo;   b) impedir a entrada do frio;  c) reduzir a transferência de calor do corpo para o exterior;   d) comunicar sua temperatura ao corpo.13. Uma lareira aquece uma sala: a) por irradiação e convecção;  b) exclusivamente por convecção; c) principalmente por condução;   d) exclusivamente por condução.14. A Terra recebe energia do Sol graças a: a) condução do calor;   b) convecção de energia térmica; c) reflexão do calor;   d) irradiação do calor;15. Num planeta completamente desprovido de fluidos apenas pode ocorrer propagação de calor por: a) comvecção e condução;   b) convecção e irradiação;   c) condução e irradiação; d) irradiação;   e) convecção;16. Um ventilador de teto, fixado acima de uma lâmpada incandescente, apesar de desligado, gira lentamente algum tempo após a lâmpada estar acesa. Esse fenômeno é devido à:
a) convecção do ar aquecido;   b) condução da luz e do calor;
c) irradiação da luz e do calor;   d) reflexão da luz;
e) polarização da luz;
a) convecção do ar aquecido;   b) condução da luz e do calor; c) irradiação da luz e do calor;   d) reflexão da luz; e) polarização da luz;17. A finalidade da utilização de um ventilador para atenuar a sensação de "calor" é:
a) aumentar a concentração de vapor de água junto à pele, resfriando-a.
b) diminuir a concentração de vapor de água junto à pele, aumentando a velocidade de evaporação do suor.
c) diminuir a velocidade de evaporação do suor, mantendo-o mais tempo em contato com a pele para que esta se resfrie.
d) reduzir a temperatura do ambiente.
e) aumentar a temperatura do ambiente, acelerando, assim, a velocidade de evaporação do suor.
a) aumentar a concentração de vapor de água junto à pele, resfriando-a. b) diminuir a concentração de vapor de água junto à pele, aumentando a velocidade de evaporação do suor. c) diminuir a velocidade de evaporação do suor, mantendo-o mais tempo em contato com a pele para que esta se resfrie. d) reduzir a temperatura do ambiente. e) aumentar a temperatura do ambiente, acelerando, assim, a velocidade de evaporação do suor.18. Numa noite fria, preferimos usar cobertores de lã para nos cobrirmos. No entanto, antes de deitarmos, mesmo que existam vários cobertores sobre a cama, percebemos que ela está fria, e somente nos aquecemos depois que estamos sob os cobertores há algum tempo. Isso se explica porque:
a) o cobertor de lã não é um bom absorvedor de frio, mas nosso corpo sim.
b) o cobertor de lã só produz calor quando está em contato com nosso corpo.
c) o cobertor de lã não é um aquecedor, mas apenas um isolante térmico.
d) enquanto não nos deitamos, existe muito frio na cama que será absorvido pelo nosso corpo.
e) a cama, por não ser de lã, produz muito. frio e a produção de calor pelo cobertor não é suficiente para seu aquecimento sem a presença humana.
a) o cobertor de lã não é um bom absorvedor de frio, mas nosso corpo sim. b) o cobertor de lã só produz calor quando está em contato com nosso corpo. c) o cobertor de lã não é um aquecedor, mas apenas um isolante térmico. d) enquanto não nos deitamos, existe muito frio na cama que será absorvido pelo nosso corpo. e) a cama, por não ser de lã, produz muito. frio e a produção de calor pelo cobertor não é suficiente para seu aquecimento sem a presença humana.19. Uma garrafa térmica é feita de vidro espelhado para:
a) evitar a perda de calor por convecção.
b) facilitar que o calor seja conduzido para o seu interior, aumentando a temperatura do líquido contido na garrafa.    c) evitar a fuga de vapor de água.   d) refletir a radiação infravermelha.
e) permitir o rápido equilíbrio térmico com o meio exterior. 
a) evitar a perda de calor por convecção. b) facilitar que o calor seja conduzido para o seu interior, aumentando a temperatura do líquido contido na garrafa.    c) evitar a fuga de vapor de água.   d) refletir a radiação infravermelha. e) permitir o rápido equilíbrio térmico com o meio exterior.  20. Dois blocos de madeira estão, há longo tempo, em contato direto com um outro de mármore, constituindo um sistema isolado. Pode-se concluir que:
a) a temperatura de cada bloco é distinta dos demais;
b) a temperatura dos blocos de madeira é maior que a do bloco de mármore;
c) os três blocos estão em equilíbrio térmico entre si;
d) os três blocos estão à mesma temperatura apenas se possuem a mesma massa;
e) os blocos estão à mesma temperatura apenas se possuem o mesmo volume;
a) a temperatura de cada bloco é distinta dos demais; b) a temperatura dos blocos de madeira é maior que a do bloco de mármore; c) os três blocos estão em equilíbrio térmico entre si; d) os três blocos estão à mesma temperatura apenas se possuem a mesma massa; e) os blocos estão à mesma temperatura apenas se possuem o mesmo volume;21. Os iglus, embora feitos de gelo, possibilitam aos esquimós neles residirem porque:
a) o calor específico do gelo é maior do que o da água;
b) o calor específico do gelo é extraordinariamente pequeno, comparado ao da água;
c) a capacidade térmica do gelo é muito grande;
d) o gelo não é um bom condutor de calor;
e) a temperatura externa é igual à interna;
a) o calor específico do gelo é maior do que o da água; b) o calor específico do gelo é extraordinariamente pequeno, comparado ao da água; c) a capacidade térmica do gelo é muito grande; d) o gelo não é um bom condutor de calor; e) a temperatura externa é igual à interna;22. O fato de o calor passar naturalmente de um corpo para outro deve-se:
a) à quantidade de calor existente em cada um;   b) à diferença de temperatura entre eles;
c) à energia cinética total de suas moléculas;    d) ao número de calorias existentes em cada um;
a) à quantidade de calor existente em cada um;   b) à diferença de temperatura entre eles; c) à energia cinética total de suas moléculas;    d) ao número de calorias existentes em cada um;23. O fenômeno da convecção térmica se verifica:
a) somente em sólidos;   b) somente em líquidos;   c) somente em gases;  d) líquidos e gases;
a) somente em sólidos;   b) somente em líquidos;   c) somente em gases;  d) líquidos e gases;24. A transmissão de calor por condução só é possível:
a) nos sólidos;   b) nos líquidos;   c) no vácuo;   d) nos meios materiais;
a) nos sólidos;   b) nos líquidos;   c) no vácuo;   d) nos meios materiais;25. Tocando com a mão num objeto metálico à temperatura ambiente, notamos que parece mais frio que um objeto de madeira à mesma temperatura.
a) realmente a madeira é sempre mais quente à temperatura ambiente;
a) realmente a madeira é sempre mais quente à temperatura ambiente; b) os metais custam muito a entrar em equilíbrio térmico com o ambiente; c) os metais são sempre mais frios que a temperatura ambiente; d) o calor que a mão fornece se escoa rapidamente a todo o metal, devido a sua grande condutibilidade térmica;1b, 2b, 3b, 4d, 5d, 6d, 7a, 8c, 9c, 10b, 11b, 12c, 13a, 14d, 15c, 16a, 17b, 18c, 19d, 20c, 21d, 22b, 23d, 24d, 25d,
Fonte: http://eemigueljoaopereirapadilha.webnode.com.br/news/lista-de-exercicios%3A-transmiss%C3%A3o-de-calor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário