terça-feira, 11 de outubro de 2011

FISIOLOGIA ANIMAL- DIGESTÃO

                                                                                              
03. (Prof. Adão Marcos) Com relação ao sistema digestório humano, responda:
a) Quais são os segmentos do tubo digestivo humano desde a entrada do alimento até a eliminação dos detritos fecais.
b) Quais são as glândulas anexas ao tubo digestivo humano?
c) Explique o que ocorre com os alimentos ao longo do tubo digestivo, indicando os sucos digestivos e enzimas que atuam, e o tipo de nutriente que é quebrado em cada parte.
d) No homem quantos dentes existem, respectivamente, nas dentições de leite e permanente?
e) Quantas e quais são as glândulas salivares humanas?


04. (Prof. Adão marcos) Os mamíferos possuem sistema digestório completo. Responda as perguntas abaixo sobre a digestão humana.
a) Nosso fígado é uma espécie de "laboratório químico", considerado um dos órgãos mais importantes do organismo. Cite três funções deste importante órgão.
b) Quais os processos digestivos que ocorrem no duodeno?
c) Em que locais do tubo digestivo humano é realizada a digestão das proteínas da carne?
d) A abertura que leva à laringe fica na parte de trás da língua, em frente ao esôfago. Isso significa que ar e alimento compartilham a mesma passagem. Qual é o mecanismo que impede o alimento de entrar na laringe e bloquear a traquéia? Se isso acontecer, como nosso corpo reage?


05). (Prof. Adão Marcos) No nosso organismo existem dois tipos de enzimas do tipo '-amilase, a amilase pancreática e a amilase salivar, com velocidades de reação muito próximas entre si.

a) Explique por que a amilase pancreática é a mais importante para a digestão completa do amido ingerido na alimentação.
b) Ao longo do aparelho digestivo existem glândulas que produzem, além de enzimas digestivas, substâncias como ácidos e álcalis (os álcalis tornam o pH do meio básico, ao contrário dos ácidos). Qual a importância da presença dessas substâncias na boca, estômago e intestino?
c) O suco pancreático é o suco digestivo mais completo do organismo humano. Certo ou Errado? Justifique.
d) O que são enzimas digestivas e qual sua função?
e) Os carboidratos podem se apresentar, na banana, sob a forma de glicose, frutose e amido. Em relação a essas substâncias, qual delas é aproveitada de forma mais imediata e qual de forma mais tardia? JUSTIFIQUE sua resposta.


06. (Prof. Adão Marcos) Cerca de dez a quinze horas após a refeição, o que não foi absorvido pelo organismo forma as fezes. Pergunta-se:
a) Onde as fezes se formam?
b) Apesar de serem usados cerca de 10 a 12 litros de água na digestão, menos de 0,1 litro sai com as fezes em situações normais. Por quê?

c) Escreva as funções da bile, das vilosidades do intestino e dos movimentos peristálticos.
d) Apresente dois fatores que tornam possíveis a digestão e absorção de lipídos no sistema digestório humano.
e) Descreva a atuação de duas enzimas sobre a digestão de proteínas e de carboidratos, respectivamente.


07). (Prof. Adão Marcos) No futuro, pacientes com deficiência na produção de hormônios poderão se beneficiar de novas técnicas de tratamento, atualmente em fase experimental, como é o caso do implante das células ' (beta) das ilhas pancreáticas (ilhotas de Langerhans).

a) Qual a conseqüência da deficiência do funcionamento das células ' (beta) no homem? Explique.
b) Além das secreções de hormônios (endócrinas), o pâncreas apresenta também secreções exócrinas. Dê um exemplo de secreção pancreática exócrina e sua função.
c) Por que neste caso a secreção é chamada exócrina?

[fechar resposta]

a) A enzima é a pepsina. É secretada na forma inativa denominada pepsinogênio. O processo de ativação do pepsinogênio inicia-se pela presença de acidez (ácido clorídrico do suco gástrico).

b) Triglicerídeos são lipídios, portanto sofrem ação da enzima lipase. Os sais biliares encontrados na bile produzida pelo fígado são os principais responsáveis pela emulsificação das gorduras a serem digeridas.
Prof. Adão Marcos Graciano Dos Santos
Ciências Físicas e Biológicas
(069) 99715806/ 84141042

Nenhum comentário:

Postar um comentário