quarta-feira, 16 de março de 2011

GRUPOS SANGUINEOS


1) (Prof.Adão Marcos) - Em relação ao sistema sangüíneo ABO, um garoto, ao se submeter ao exame sorológico, revelou ausência de aglutininas. Seus pais apresentaram grupos sangüíneos diferentes e cada um apresentou apenas uma aglutinina. Os prováveis genótipos dos pais do menino são:
a)Bi – ii.    b)Ai – ii.   c)AB – Ai.   d)AB – AA.   e)Ai – Bi.
02) (Prof.Adão Marcos) -Ao retirar de um indivíduo três gotas de sangue, o laboratorista pingou sobre cada uma delas, respectivamente, uma gota de soro anti-A, uma gota de soro anti-B e uma gota de soro anti-Rh. Observou, então, ausência de aglutinação nas duas primeiras e aglutinação na última lâmina. Se este indivíduo necessitar de transfusão sangüínea, que tipo poderá receber sem risco de complicação?

03) (Prof.Adão Marcos) -Ao retirar de um indivíduo três gotas de sangue, o laboratorista pingou sobre cada uma delas, respectivamente, uma gota de soro anti-A, uma gota de soro anti-B e uma gota de soro anti-Rh. Observou,  aglutinação nas duas primeiras e ausência  aglutinação na última lâmina. Se este indivíduo necessitar de transfusão sangüínea, que tipo poderá receber sem risco de complicação?
04) (Prof.Adão Marcos) - Uma mulher que possui aglutinina anti-A  no seu sangue, teve um filho do grupo O. Sabendo-se que o marido tem o aglutinogênio B, os genótipos do casal são:
05. (Prof.Adão Marcos) - Um banco de sangue possui 15 litros de sangue tipo AB, 13 litros tipo A, 8 litros tipo B e 2 litros tipo O. Para transfusões em indivíduos dos tipos O, A, B e AB estão disponíveis, respectivamente:


06.) (Prof.Adão Marcos) - Para que haja possibilidade de ocorrência de eritroblastose fetal (doença hemolítica do recém-nascido), é preciso que o pai, a mãe e o filho tenham, respectivamente, os tipos sangüíneos:

a) Rh+, Rh-, Rh+      b) Rh+, Rh-, Rh-   c) Rh+, Rh+, Rhd) Rh+, Rh+, Rh-   e) Rh-, Rh+, Rh+

07. Uma mulher do grupo A tem um filho O. A paternidade da  criança está sendo discutida entre um homem do grupo B e  outro do grupo AB. Qual deles certamente não é o pai?

008. (Prof.Adão Marcos) - Dois pacientes em um hospital têm as  seguintes características de sangue:
Paciente 1: não apresenta anticorpos anti-A, nem anti-B no sangue;
Paciente 2: apresenta tanto anticorpos anti-A, como anti-B no sangue.
Pode-se afirmar que:
a) o paciente 1 só pode receber sangue AB;
b) o paciente 2 pode receber sangue do paciente 1;
c) o paciente 1 é do tipo doador universal;
d) o paciente 1 pode receber sangue A, B, AB ou O;
e) o paciente 2 só pode receber sangue A.
09. (F.C.M. Santos) O sangue de tipo AB pode ser considerado receptor universal, porque:
a) suas hemácias não contêm aglutinogênios.  b) suas hemácias não contêm aglutininas.
c) suas hemácias contêm aglutinogênios.  d) seu plasma contém aglutinogênios.
e) seu plasma não contém aglutininas
09. (PUC) Foi feita a determinação do grupo sangüíneo de uma  pessoa em relação ao sistema ABO: gotas de seu sangue  não aglutinaram na presença do soro anti-A nem do soro  anti-B. O sangue dessa pessoa deve pertencer ao grupo  sangüíneo:
a) A   b) B   c) AB   d) O   e) ABO
11. (Santa Casa-SP) Um homem de genótipo Iai casa com uma  mulher de genótipo IAi. Qual a probabilidade de o primeiro  filho do casal ser homozigoto?

1-(Prof.Adão Marcos). Quando os cônjuges têm sangue do tipo AB e O os tipos possíveis de sangue dos filhos são apenas :

2) (Prof.Adão Marcos). Uma mulher do grupo sanguíneo A , cuja mãe era do grupo O, casa-se com um homem receptor universal . Os grupos sanguíneos dos prováveis filhos do casal poderão ser;
03) (Prof.Adão Marcos)  - Uma mulher que possui aglutinina anti-B no seu sangue, teve um filho do grupo O. Sabendo-se que o marido tem o aglutinogênio B, os genótipos do casal são:
04) Um homem do grupo sangüíneo B casa-se com uma mulher do grupo A e o casal tem um filho do grupo O. A probabilidade de o casal vir a ter um filho do grupo A é de:
05) (Santa Luzia D Oeste-RO)
Nome              Antígeno                                   Anticorpo  
Carla               A                                                  Anti-B
Tiago              B                                                 Anti-A
Maura         A e B                                                 -
Luiz                 -                                            Anti-A e anti-B
 Qual o grupo considerado doador receptor universal?

6)
(Prof.Adão Marcos) -Uma mulher de tipo sangüíneo A gerou uma criança de sangue O. Por se tratar de um caso de paternidade duvidosa, foram investigados os grupos sangüíneos dos três possíveis pais dessa criança, que são os seguintes: homem I – AB; homem II – B; homem III – O.
Quais desses homens podem ser excluídos, com certeza, dessa paternidade?
a)apenas I.   b)apenas II.  c)apenas I e II.   d)apenas II e III.  e)I, II e III.
07) (Prof.Adão Marcos) -Uma mulher do grupo sangüíneo AB teve uma filha também do grupo sangüíneo AB. Podemos afirmar que o pai da garota pode ser de grupo sangüíneo:

a)somente AB.  b)AB ou O.  c)A, B ou AB.  d)somente O.  e)somente B.
08(- Prof.Adão marcos-RO-). Quando os cônjuges têm sangue do tipo AB e BB, os tipos possíveis de sangue dos filhos são apenas :

09) (Prof.Adão Marcos). Uma mulher do grupo sanguíneo A , cuja mãe era do grupo O, casa-se com um homem doador universal . Os grupos sanguíneos dos prováveis filhos do casal poderão ser;


10)
(Prof.Adão Marcos)). O sangue humano foi distribuído em quatro tipos (grupos): A, B, AB e 0 São considerados receptores e doadores universais, respectivamente, os grupos:

11) (Prof.Adão Marcos) - Um homem de genótipo Bi casa com uma mulher de genótipo AB. Qual a probabilidade de o primeiro filho do casal ser homozigoto?
a)1.  b)¾.   c)½.    d)¼.   e)0.  
12(- Prof.Adão marcos-RO-). Quando os cônjuges têm sangue do tipo AA e BB, os tipos possíveis de sangue dos filhos são apenas :
Mantenha a sala limpa, jogue lixo no lixo..

Nenhum comentário:

Postar um comentário