terça-feira, 26 de outubro de 2010

BIOMAS


01. Quais os principais fatores abióticos no talassociclo?
02. Quais são as zonas em que se pode dividir o ambiente marinho quanto à luz?
03. Qual é a importância  ecológica das algas que constituem o fitoplâncton marinho?
04. Como é dividido o Limnociclo?
05. Pertencem ao nécton:
     a) todos os habitantes dos mares que nadam ativamente;
     b) todos os habitantes dos mares, fixos ou rastejantes do substrato abissal;
     c) todos os habitantes dos mares, fixos ou rastejantes do substrato litorâneo;
     d) todos os habitantes dos mares que vivem flutuando no oceano;
     e) todos os animais microscópicos do substrato abissal ou litorâneo.
06. No mar, o número de consumidores primários é maior na profundidade de:
     a) 0 a 400 metros         b) 400 a 800 metros
     c) 800 a 1 200 metros         d) 1 200 a 1 600 metros
     e) mais de 1 600 metros

07. Dos biociclos que integram a Biosfera, qual o que diz respeito à flora e à fauna marinhas?
     a) talassociclo         b) limnociclo        c) epinociclo       d) limnobiose
     e) biociclo
08. Entre as comunidades marinhas encontramos a categoria chamada de NÉCTON, que corresponde ao conjunto de seres vivos:
     a) que se deslocam passivamente na água, arrastados pelas ondas e correntes marinhas;
     b) conhecidos por algas responsáveis pela renovação da maior parte do oxigênio do planeta;
     c) dotados de movimentos ativos, capazes de nadar e vencer as correntes;
     d) vivem no leito do mar, fixos, rastejantes ou nadadores e pouco se afastam do fundo;
     e) conhecidos por anêmonas-do-mar, estrelas-do-mar, ouriços-do-mar e protozoários.
09. (Prof. Adão Marcos) Associe as colunas abaixo e marque a alternativa que contém a associação correta:

COLUNA A                   COLUNA B
I.    Plâncton                    1. Organismos capazes de nadar ativamente contra as correntes marinhas.
II.   Nécton                      2. Organismos característicos do fundo do mar.
III.  Bentos                      3. Organismos flutuantes incapazes de nadar contra as correntes marinhas.

a) I - 2; II - 3; III - 1
b) I - 3; II - 1; III - 2
c) I - 1; II - 3; III - 2
d) I - 2; II -1; III – 3
10-.Prof. Adão Marcos/ BIO -Coloque V ou F
O Brasil, devido à enorme dimensão territorial, apresenta uma grande variação climática entre as regiões, o que propicia uma diversidade muito grande de ecossistemas e, conseqüentemente, da fauna e flora.
Considerando os biomas brasileiros, analise os itens a seguir:
(     ) O Cerrado, localizado no Brasil Central, apresenta arbustos com caules tortuosos e de casca grossa; o clima seco torna a região freqüentemente sujeita a incêndios ocasionais; a fauna é rica em animais como o lobo-guará, a ema e a capivara.
(     ) O Pantanal ocupa a região oeste do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde se encontram grandes áreas alagadas com vegetação típica do Cerrado, intercalada com vegetação aquática e grande diversidade de aves e peixes.
(     ) O Manguezal, encontrado na região de Roraima e Tocantins, apresenta árvores de grande porte formando matas densas, onde se encontram predominantemente lobos, tatus e veados-campeiros.
(     ) A Floresta Tropical, encontrada no interior dos estados do Ceará e Piauí, é caracterizada por uma vegetação com folhas pequenas e pontiagudas e com raízes com pneumatóforos; a fauna nela existente é pobre em espécies.

11. Sobre as principais regiões fitogeográficas do Brasil, é correto afirmar:
(01) São muito características no sul do Brasil a vegetação do tipo Tundra e a do tipo Taiga. A primeira é vegetação herbácea, com abundância de liquens e musgos; a segunda caracteriza-se como uma formação florestal com predomínio de coníferas.
(02) As duas principais áreas florestadas do país são denominadas Floresta Amazônica e Floresta Atlântica. Ambas apresentam alta diversidade, tanto de espécies vegetais quanto animais.
(04) A Floresta com Araucária é uma formação artificial, já que o seu principal elemento, a 'Araucaria angustifolia', é uma espécie introduzida pelo homem.
(08) Os Campos Cerrados e os Pampas são formações vegetais onde há predomínio de plantas lenhosas, com caules tortuosos, de cascas espessas.
(16) O Manguezal é vegetação que se desenvolve em regiões onde os rios encontram-se com o mar. Caracteriza-se pelas plantas adaptadas a uma condição de excesso de água.
(32) A Caatinga é um tipo de vegetação que ocorre em regiões onde as chuvas são irregulares e as secas prolongadas. Caracteriza-se pela presença de cactáceas e de árvores e arbustos que perdem as folhas durante os períodos de seca.
Soma (       )
12. A Floresta Amazônica é um ecossistema complexo e de equilíbrio delicado, que abriga cerca de 20% das espécies vivas do planeta.  Sobre esta floresta tropical avalie as proposições abaixo:
(     ) sendo uma comunidade clímax, ela é estável, auto-regulada e não sofre alterações estruturais significativas de cunho natural.
(     ) as altas árvores são tão lentas na absorção dos nutrientes, que os solos mantêm-se ricos e com uma grossa camada de húmus.
(     ) em caso de desmatamento da densa cobertura vegetal, ocorrerá o impacto das águas da chuva, diminuindo seu efeito erosivo e evitando a lixiviação.
(     ) a quantidade de oxigênio produzido por fotossíntese pelas plantas é consumida na respiração de toda a comunidade da floresta.
(     ) as grandes chuvas da região provocam enchentes periódicas, formando igapós, áreas de florestas inundadas, cujas flores e frutos alimentam a fauna aquática.
13. Entre os seres vivos que habitam determinado ambiente, podem ser observadas interações biológicas com diferentes tipos de relações. Estas relações podem ser harmônicas ou desarmônicas, entre espécies diferentes ou entre indivíduos da mesma espécie. Sobre estas relações, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
(01) Relações interespecíficas são aquelas estabelecidas entre indivíduos de mesma espécie e relações intra-específicas são aquelas estabelecidas entre indivíduos de espécies diferentes.
(02) O predatismo e o parasitismo são exemplos de relações desarmônicas.
(04) Colônia é uma associação entre indivíduos da mesma espécie, que se mantêm ligados anatomicamente formando uma unidade estrutural.
(08) O mutualismo é um tipo de relação desarmônica interespecífica.
(16) A bactéria 'Mycobacterium tuberculosis' é um ectoparasita que causa a tuberculose no ser humano.
(32) Apesar do predatismo ser uma relação interespecífica desarmônica, ela pode ser benéfica e importante para o controle da população de presas e a manutenção do equilíbrio do ecossistema

Nenhum comentário:

Postar um comentário