quinta-feira, 12 de agosto de 2010

SISTEMA ABO I

NOME NUMERO FONE
1. (Prof.Adão Marcos) Considere os grupos sangüíneos do sistema ABO. Uma mulher heterozigota, do grupo A, casa com um homem de igual genótipo. As proporções genotípicas e fenotípicas esperadas entre os seus descendentes, respectivamente, são:
a) 3:1 e 1:2:1 b) 3:1 e 9:3:3:1 c) 1:2:1 e 3:1 d) 9:6:1 e 1:2:1 e) 1:2:1 e 12:3:1

02. (PROF.AMGS/RO) Um homem de genótipo Ai casa com uma mulher de genótipo Ai. Qual a probabilidade de o primeiro filho do casal ser homozigota?

03. (PROF.AMGS) Foi feita a determinação do grupo sangüíneo de uma pessoa em relação ao sistema ABO: gotas de seu sangue não aglutinaram na presença do soro anti-A nem do soro anti-B. O sangue dessa pessoa deve pertencer ao grupo sangüíneo?

6) (EEEFM-JK/SLDO-RO)Uma mulher de tipo sangüíneo A gerou uma criança de sangue O. Por se tratar de um caso de paternidade duvidosa, foram investigados os grupos sangüíneos dos três possíveis pais dessa criança, que são os seguintes: homem I – AB; homem II – B; homem III – O.
Quais desses homens podem ser excluídos, com certeza, dessa paternidade?
a)apenas I. b)apenas II. c)apenas I e II. d)apenas II e III. e)I, II e III.
05-(EEEFM JK-RO) - Um homem do tipo sangüíneo AB casa-se com uma mulher do tipo Bi. O casal tem três filhos, com tipos sangüíneos A, AB e B. Os genótipos do pai e da mãe são, respectivamente:


06. Uma mulher do grupo A tem um filho O. A paternidade da criança está sendo discutida entre um homem do grupo B e outro do grupo AB. Qual deles certamente é o pai?



07) Num banco de sangue foram selecionado os seguintes doadores: grupo AB - 5; grupo A - 7; grupo B - 13; grupo O - 4. O primeiro pedido de doação partiu de um hospital que tinha dois pacientes nas seguintes condições:
Paciente I: possui ambos os tipos de aglutininas no plasma.
Paciente II: possui apenas um tipo de antigénio nas hemácias e aglutininas b no plasma.
Quantos doadores estavam disponíveis para os pacientes I e II, respectivamente?


08) (Prof.Adão Marcos/RO) Num banco de sangue foram selecionados os seguintes doadores: grupo AB - 5; grupo A - 8; grupo B - 3; grupo O - 12. O primeiro pedido de doação partiu de um hospital que tinha dois pacientes nas seguintes condições:
Paciente I: nao possui ambos os tipos de aglutininas no plasma.
Paciente II: possui apenas um tipo de antígeno nas hemáceas e aglutinina A no plasma.
Quantos doadores estavam disponíveis para os pacientes I e II, respectivamente
09) Uma mãe, com tipo sangüíneo O, Rh¬, tem um filho O, Rh+, mas tem dúvidas sobre qual dos três namorados é o pai da criança: João tem tipo sangüíneo A, Rh+, José tem tipo AB, Rh+ e Pedro é A, Rh¬. O geneticista consultado informou que o pai pode ser
a) João. b) José. c) Pedro. d) João ou José. e) José ou Pedro.
10) Além do teste de DNA, há exames mais simples que podem ajudar a esclarecer dúvidas sobre paternidade. Por exemplo, o teste de tipagem sangüínea do sistema ABO permite determinar quem não pode ser o pai. Assinale a alternativa que apresenta uma situação em que esse exame assegura a exclusão da paternidade:
a) O filho é do tipo O, a mãe do tipo O e o suposto pai do tipo A.
b) O filho é do tipo AB, a mãe do tipo AB e o suposto pai do tipo O.
c) O filho é do tipo AB, a mãe do tipo A e o suposto pai do tipo B.
d) O filho é do tipo B, a mãe do tipo B e o suposto pai do tipo O.
e) O filho é do tipo A, a mãe do tipo A e o suposto pai do tipo B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário