quarta-feira, 16 de março de 2011

VELOCIDADE MÉDIA 9º Ano


01. - (Prof. Adão Marcos)-  Um rapaz estava dirigindo uma motocicleta a uma velocidade de 25 m/s, quando acionou os freios e parou em 5,0s. Qual foi a   distancia percorrida ?

02. (Prof. Adão Marcos-RO/2011) Em uma recente partida de futebol entre Brasil e Argentina, o jogador Kaká marcou o terceiro gol ao final de uma arrancada de 60 metros. Supondo que ele tenha gastado 8,0 segundos para percorrer essa distância, determine a  velocidade  média do jogador nessa arrancada.


3- (Prof. Adão Marcos)-Em quantos tempo um trem de 100m de comprimento atravessa um túnel de 900 m de comprimento com velocidade constante de 20m/s?

4. - (Prof. Adão Marcos)-  A velocidade média tem como unidade de medida o km/h no caso do nosso exercício. E o tempo tem
como unidade de medida _____________. E o ________________ tem como unidade de medida
quilômetros
05) Um trem viaja com velocidade constante de 255 km/h. Quantas horas ele gasta para percorrer 1250 km?

06)
- (Prof. Adão Marcos)-
 Uma motocicleta percorre uma distância de 180 m com velocidade média de 2 m/s. Qual o tempo gasto para percorrer essa distância?

07)
- (Prof. Adão Marcos)-
Se um ônibus andar à velocidade de 110 km/h e percorrer 120 km, qual será o tempo gasto no percurso?
08) - (Prof. Adão Marcos)-  Um carro de passeio percorre 1150 km em 3 horas. Determine sua velocidade média nesse percurso?

. 09) - (Prof. Adão Marcos)-  Um móvel percorre uma distância de 110 m em 5  segundos. Qual sua velocidade média?
10) - (Prof. Adão Marcos)- Um caminhão se desloca com velocidade constante de 150 km/h. Suponha que o motorista cochile durante 3 segundos. Qual a distância, em metros, percorrida pelo caminhão nesse intervalo de tempo se ele não colidir com algum obstáculo?

11. - (Prof. Adão Marcos)- Quando o brasileiro Joaquim Cruz ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Los Angeles, correu 180m em 10s. Qual foi sua velocidade média?
12. - (Prof. Adão Marcos)- Um nadador percorre uma piscina de 450m de comprimento em 15s. Determine a velocidade média desse nadador.
13. - (Prof. Adão Marcos)- Suponha que um carro gaste 1,5 horas para percorrer a distância de 145 km. Qual a velocidade média deste carro?
14. - (Prof. Adão Marcos)-  No verão brasileiro, andorinhas migram do hemisfério norte para o hemisfério sul numa velocidade média de325 km/h . Se elas voam 10 horas por dia, qual a distância percorrida por elas num dia?
15. - (Prof. Adão Marcos)-  Um macaco que pula de galho em galho em um zoológico, demora 1,2 segundos para atravessar sua jaula, que mede 100 metros. Qual a velocidade média dele?
16) - (Prof. Adão Marcos)- Um protótipo de barco de competição para testes de motor econômico registrou a seguinte marca: com um galão (4,54 litros) de combustível o barco percorreu cerca de 150 km em 2 horas. Qual a velocidade média deste barco aproximadamente?
17- - (Prof. Adão Marcos)- Um ciclista, participando de uma competição, desloca-se em sua bicicleta á velocidade de 15 m/s por  3 horas. Qual é o deslocamento do ciclista nesse intervalo de tempo?
18- - (Prof. Adão Marcos)- se um automóvel percorre 150 km em 2 horas, como determinar a velocidade media desse veiculo?
19-- (Prof. Adão Marcos)- Um motorista trafegando em perímetro urbano procura manter a velocidade do seu automóvel em 36 km/h em um percurso de 600 metros. Quanto tempo dura esse movimento em segundos?
20- (Prof. Adão Marcos)- Um carro tem velocidade constante de 90 km/h, o sistema d freio e acionado até o carro parar completamente em 5 segundos. Calcule qua l a distância percorrida pelo carro desde que começou a ser freado ate parar.
21.(Prof. Adão Marcos)- Um nadador percorre uma piscina de  150 km de comprimento em5 horas. Determine a velocidade média desse nadador.
Prof.Adão Marcos Graciano Dos Santos
Licenciado em Ciências Físicas e Biológicas
Especialização em Ciências Sociais com ênfase em Geografia, Historia e Educação Ambiental.

www.adaomarcos.blogspot.com
nanga11@hotmail.com

7 comentários:

  1. pf me da as resposta do primeiro e do segundo

    ResponderExcluir
  2. olha eu gostei dos exercicios mas n adianta NADA se as respostas, por favor da proxima vez coloque as respostas, obrigada

    ResponderExcluir
  3. muito legal gostei muito

    ResponderExcluir
  4. muito legal, mas tem que ter as resposta para nós verificarmos :/
    obrigada :)

    ResponderExcluir
  5. PROF ADÃO MARCOS MUITO OBRIGADO POR ESTA EXPLICAÇÕES NESTE SITE, TIREI VARIAS DÚVIDAS A RESPEITO DESTE ASSUNTO. VALEU

    ResponderExcluir
  6. Prof Adão, vc é muito criativo para preparar questões como essas, parabéns, foi muito útil pra mim!

    ResponderExcluir