terça-feira, 22 de junho de 2010

Anelídeos

01. (Vunesp) Um determinado animal monóico apresenta clitelo, moela, nefrídios, cerdas, sistema circulatório fechado e respiração cutânea. a) Qual o nome desse animal e a que filo pertence? b) Cite um exemplo de outro animal do mesmo filo, mas de classe diferente. Sugestão de Resposta:
[fechar resposta] a) É a minhoca, animal pertencente ao filo Annelida.b)Poderia ser citado a sanguessuga ( pertencente à classe aqueta ou hirudíena) ou a Nereis sp, Eunice sp ou Sabella sp (pertencentes à classe poliqueta - minhoca marinha).
02. (FUVEST-SP) Do que se alimentam as minhocas? Por que elas são úteis para a agricultura? Sugestão de Resposta:
[fechar resposta] As minhocas se alimentam de restos vegetais, principalmente folhas caídas, ovos, larvas, microorganismos e pequenos animais, vivos ou mortos, alimentos que são ingeridos com restos de terra. Elas são úteis para a agricultura, pois cavam túneis que arejam o solo, tornando-o também mais permeável à água, facilitando a respiração das raízes das plantas. Esses túneis também drenam a água das chuvas. Além disso, ao alimentarem-se de folhas caídas, ajudam na decomposição e fertilizam o solo com suas fezes, formando o húmus, que retém umidade.
03. (Unicamp-SP) O jornal O Estado de S. Paulo, de 2 de agosto de 1997, noticiou a descoberta de "colônias de vermes desconhecidos escondidos em metano congelado emergindo do fundo do mar. (...) As criaturas parecem pertencer a uma espécie nova na família dos organismos desconhecidos como poliquetos (...). Elas parecem cegas, mas têm bocas, aparelho digestivo e um sistema de circulação complexo." a) A que filo pertencem os poliquetos?b) Cite duas características que, em conjunto, permitiriam classificar esses novos organismos como poliquetos.c) Quais são as outras duas classes deste filo? d) Dê uma característica de cada uma dessas classes que as diferencie dos poliquetos. Sugestão de Resposta:
[fechar resposta] a) Pertencem ao filo Annelida.b) Corpo segmentado, grande quantidade de cerdas e presença de parapódios.c) As outras duas classes são: oligochaeta e Achaeta ou hirudínea.d) Classe oligochaeta, das minhocas, possui poucas cerdas por segmento do corpo e ausência de parapódios. A classe hirudínea ou achaeta, à qual pertencem as sanguessugas, organismos desprovidos de cerdas, possui duas ventosas no corpo, uma oral e outra posterior; também não forma parapódios. Poder-se-ia, também, citar o fato das poliquetas serem animais dióicos, enquanto que as sanguessugas (achaetas) e minhocas (oligochaetas) são monóicos.
04. (Fuvest-SP) O Departamento de Agricultura da Irlanda do Norte prevê uma queda de um terço em sua produção agrícola devido a uma praga que está atacando e reduzindo a população de minhocas na região (New Scientist, 15/9/1989).a) Qual a importância das minhocas para a agricultura?b) A que filo e classe pertencem as minhocas? Sugestão de Resposta:
[fechar resposta] a) As minhocas cavam túneis, tornando o solo mais arejado e permeável; além disso, alimentam-se de folhas caídas, ajudando na decomposição e fertilização do solo com suas fezes, formando o húmus, que retém a umidade. b) Pertencem ao filo Annelida e a classe oligochaeta;
05. (Unicamp) Sob a denominação de "vermes", estão incluídos invertebrados de vida livre e parasitária como platelmintos, nematódeos e anelídeos.a) Os filos citados apresentam a mesma simetria. Indique qual é essa simetria e dê duas novidades evolutivas associadas ao aparecimento dessa simetria.b) Hirudo medicinalis (sanguessuga), Ascaris lumbricoides (lombriga) e Taenia saginata (tênia) são exemplos de parasitas pertencentes a cada um dos filos citados que podem ser diferenciados também pelo fato de serem endoparasitas ou exoparasitas. Identifique o filo a que pertencem e separe-os quanto ao modo de vida parasitária. Sugestão de Resposta:
[fechar resposta] a) Os animais pertencentes a esses três filos apresentam simetria bilateral. Podemos citar como novidades evolutivas associadas ao aparecimento dessa simetria a cefalização e, a maior complexidade do sistema nervoso. b) Hirudo medicinalis (sanguessuga): é exoparasita e pertence ao filo dos anelídeos. Ascaris lumbricoides e um verme endoparasita que pertence ao filo dos nematódeos. A Taenia saginata é endoparasita e pertence ao filo dos platelmintos.
06. (UNITAU-SP) Cite três características que justifiquem o fato de as minhocas serem mais evoluídas que as planárias.
http://www.dombosco.com.br/faculdade/index.php

Artrópodes

01. (FUVEST)a) Dê duas características comuns aos crustáceos, insetos e aracnídeos.b) Dê uma característica própria de cada um desses grupos. [fechar resposta] a) Presença de apêndices articulados, exoesqueleto de quitina e corpo segmentado.b) Crustáceos: dois pares de antenas, cinco pares de patas ou mais. Insetos: um par de antenas, três pares de patas. Aracnídeos: ausência de antenas, presença de quelíceras e pedipalpos, quatro pares de patas.
02. (UNICAMP) Indique a classe de Artrópodes mais abundante em ecossistemas lacustres e a mais abundante em ecossistemas marinhos. [fechar resposta] Em termos de número de espécies, a classe de artrópodes mais abundante nos ecossistemas lacustres é a dos insetos, e, nos ecossistemas marinhos, é a dos crustáceos.
03. (FGV-SP) - No aniversário de uma cidade à beira-mar, um restaurante promoveu um "Festival de Crustáceos": lagosta, camarão, ostra e mexilhão.Quais desses animais não deveriam estar incluídos no cardápio? Por quê? [fechar resposta] A ostra e o mexilhão, pois pertencem ao filo Mollusca.
04. (UNESP) Insetos e crustáceos pertencem ao filo Arthropoda. Descreva três características que os diferenciam. [fechar resposta] Os insetos são díceros (um par de antenas), hexápodes (três pares de patas), têm o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, excretam por túbulos de Malpighi e têm respiração traqueal.Os crustáceos são tetráceros (quatro antenas), cinco ou mais pares de patas, têm o corpo dividido em cefalotórax e abdome, excretam por glândulas verdes ou antenais e têm respiração branquial.
05. (UNESP) - O camarão e a abelha são animais pertencentes ao mesmo filo, embora separados em classes distintas. Cite:a) duas características que permitam agrupá-los no mesmo filo;b) duas características que os separam em classes distintas.
06. (FUVEST) Observe o animal desenhado.
a) A que filo e classe ele pertence?b) Cite duas características, visíveis no desenho, que o distinguem de um inseto.
07. (FUVEST) Os animais que conversam na tira abaixo pertencem ao filo dos artrópodes. Apesar de carica¬turas, é possível perceber três características externas que os distinguem de qualquer inseto.
a) A que classe pertencem os animais citados? b) Quais as três características de sua morfologia externa que os distinguem dos insetos?
[fechar resposta] a) Pertencem à classe dos Aracnídeos.b) As três características morfológicas observadas que os distinguem dos insetos são: corpo dividido em duas partes (cefalotórax e abdômen), presença de quatro pares de patas articuladas (octópodes) e ausência de antenas (áceros).
08. (PUC-SP) Numa aula de biologia os alunos classificaram os artrópodes que o professor Ihes apresentou em três grupos, de acordo com características que distinguiam cada grupo dos demais:I - aranha e besouro.II - barata e escorpião.III - caranguejo e siri.O professor disse que a classificação estava errada.a) Reagrupe os animais, corrigindo os erros.b) Cite uma característica externa exclusiva de cada grupo que você formou.
09. (UNICAMP) O carrapato-estrela (Amblyomma cajennense) pode transmitir ao homem a febre maculosa, uma grave enfermidade causada pela Bactéria Rickettsia rickettsii. Esse ácaro tem como hospedeiros preferenciais os eqüinos, mas também ataca bovinos, cães, capivaras e outros animais, além do homem. Nos últimos anos, por falta de predadores naturais, o número de capivaras vem aumentando em algumas áreas urbanas do interior do Estado de São Paulo e com esse aumento casos de febre maculosa tem ocorrido. Folhetos distribuídos pelos órgãos de saúde recomendam evitar o contato com a grama e o mato de locais com presença de capivaras, pois as larvas e ninfas do carrapato ficam nas folhas e acabam se prendendo a pele humana. Ao sugar o sangue, o carrapato transmite a Rickettsia.Os folhetos informam ainda que a febre maculosa não é transmitida de uma pessoa para outra. a) Explique por que a febre maculosa não é transmitida de uma pessoa para outra. b) Os carrapatos são artrópodes que pertencem à mesma classe das aranhas. Explique por que os carrapatos estão incluídos nessa classe e não entre os insetos ou crustáceos, indicando duas características morfológicas exclusivas do seu grupo. c) A capivara é o maior roedor conhecido. Explique como pode ser diferenciado morfologicamente um roedor de um carnívoro.
10. (UNICAMP) Um estudante encontrou um animal adulto com seis patas articuladas, sem antenas e corpo dividido em cefalotórax e abdome. Cite a classe a que esse animal pertence e o aspecto morfológico discordante em relação às características gerais dessa classe. Sugira uma possível causa para tal discordância. 11. (UNESP) Acariciando seu cão de estimação, você encontra uma pulga e um carrapato, ambos artrópodes ectoparasitas.a) A que classes pertencem à pulga e o carrapato?b) Caracterize ambos com relação a número de patas e divisão corporal.
12. (UFV) Considere uma coleção de Arthropoda incluindo organismos das classes: Crustacea, Insecta, Arachnida, Diplopoda e Chilopoda.a) Diferencie os Insecta e os Arachnida dessa coleção, utilizando uma característica externa exclusiva de cada classe.b) Cite duas vantagens do exoesqueleto presente nos artrópodes terrestres.c) Represente graficamente o crescimento de um artrópode qualquer, até a idade adulta, colocando no eixo da ordenada o tamanho do corpo e na abcissa o tempo.
13. (UFLAVRAS) Citar: a) As estruturas utilizadas nas trocas gasosas, nos seguintes grupos:Insetos, Aracnídeos e Crustáceos.b) Duas características exclusivas de artrópodes comuns às classes desse filo.

14. (UFG) Durante trabalho de campo, um biólogo realizou coleta de invertebrados, obtendo os indivíduos relacionados a seguir: abelha, aranha, besouro, camarão, caranguejo, escorpião, formiga, grilo, lagosta e mosca. a) Agrupe estes animais segundo a classe taxonômica a qual pertencem. Nomeie estas classes. b) Os invertebrados relacionados percebem os estímulos luminosos por meio de diferentes tipos de órgãos visuais; dentre eles, descreva o ocelo e o olho composto.
15. (UFRRJ) "... tropeço em uma pedra e observo uma cavidade descoberta com uma aranha imensa de pelo vermelho me olha fixamente, imóvel, grande como um caranguejo...".Um besouro dourado me lança sua emanação mefítica, enquanto desaparece como um relâmpago seu radiante arco-íris..."
Pablo Neruda
No trecho acima são citados alguns animais. Responda: a) a que filo pertencem esses animais?b) Cite a classe a que pertence cada um desses animais, dando duas características que permitiram chegar a essa conclusão.

16. (UFES) - A Organização Mundial de Saúde indica que 20% da população mundial são portadores de algum tipo de alergia, e o ácaro é apontado como um dos principais causadores desse problema.a) Caracterize morfologicamente os ácaros.b) Que cuidados devem tomar pessoas portadoras desse tipo de alergia para evitar o contato com os ácaros? c) Por que as pessoas que moram em regiões secas são menos atacadas por esse tipo de alergia?

17. (UFRJ) O caranguejo-uçá vive na região entremarés dos manguezais, ambientes pobres em cálcio e magnésio. Em determinada época do ano, os órgãos internos do caranguejo-uçá ficam com uma cor leitosa. Nessa época, os catadores o denominam de caranguejo-leite e dizem que "ele não presta para comer porque é amargo, dá tontura e dor de barriga". Os catadores experientes reconhecem o caranguejo-leite pelo tato, pois ele apresenta carapaça mole e quebradiça. Identifique o processo que transforma o caranguejo-uçá em caranguejo-leite e explique por que seus tecidos assumem uma coloração leitosa.
18. (UFPR) Os artrópodes representam um dos grupos zoológicos com maior número de espécies, vivendo nos mais diferentes hábitats.a) Discorra sobre três aspectos biológicos desse grupo que permitiram seu grande sucesso evolutivo. b) Cite dois exemplos de animais artrópodes para cada aspecto biológico abordado na resposta anterior.
http://www.dombosco.com.br/faculdade/index.php

terça-feira, 15 de junho de 2010

VERMES

1) (Prof.AMGS) - Leia com atenção as afirmações abaixo:
I. Wuchereria bancrofti é um protozoário parasita do homem, e seu hospedeiro intermediário é um mosquito do gênero Culex.
II. O esporozoíto é a forma infectante do Plasmodium que penetra pela picada do mosquito do gênero Anopheles e causa malária.
III. A esquistossomose, doença provocada pela infestação por Schistosoma mansoni, causa no homem complicações intestinais, crises hemorrágicas, destruições das células hepáticas e disfunção do fígado, que muitas vezes fica com seu volume aumentado.
Dessas afirmações:
a)todas são corretas.
b)apenas a II é correta.
c)apenas a III é correta.
d)são corretas apenas a I e a III.
e)são corretas apenas a II e a III.

2) (Prof.AMGS) - Muitas vezes, lê-se nos jornais e revistas que a administração de medicamentos para a eliminação de vermes, em populações que habitam áreas com alto índice de pobreza, não surte efeito. Isso porque as condições precárias de sobrevivência favorecem a reinfestação dos indivíduos em curto espaço de tempo. Alguns vermes parasitas aé encontrados apresentam um ciclo de infestação do tipo fecal-oral, isto é, os ovos são eliminados com as fezes humanas e a contaminação dá-se pela ingestão desses ovos.
Considere as seguintes medidas profiláticas (preventivas):
I – Lavar as mãos com sabão antes das refeições e após usar o banheiro.
II – Manter as unhas cortadas e limpas.
III – Beber somente água filtrada ou fervida.
IV – Lavar com água filtrada ou fervida verduras, legumes e frutas, antes de comê-los.
V – Construir local apropriado para a deposição das fezes.
VI – Andar calçado.
VII – Dormir com mosquiteiro.
Dentre essas medidas, quais não surtiriam efeito para o caso dos vermes citados?
a)II e III.
b)III e VII.
c)I, IV e V.
d)V e VI.
e)VI e VII.

3) (Prof.AMGS) - Moluscos planorbídeos (Biomphalaria glabrata) servem como hospedeiros intermediários na transmissão do(a):
a)amarelão.
b)cisticercose.
c)filariose.
d)wuquererose.
e)esquistossomose.

4) (Prof.AMGS) - O Ancylostoma é um parasita intestinal que provoca o “amarelão”, doença que se pode adquirir:
a)por picada de um hemíptero (barbeiro).
b)comendo carne de porco mal cozida.
c)comendo carne bovina contaminada.
d)por picada de pernilongo.
e)andando descalço.

5) (adaomarcos.blogspot.com) - A associação correta entre os organismos patogênicos listados à esquerda e as doenças que elas causam, listadas à direita:
1. Wuchereria bancrofti.
( ) elefantíase.
2. Trypanosoma cruzi.
( ) amarelão.
3. Plasmodium vivax.
( ) solitária.
4. Taenia solium.
( ) malária.
5. Ancylostoma duodenale.
( ) doença de Chagas.
é:

a)1, 5, 4, 3, 2.
b)4, 5, 1, 3, 2.
c)3, 5, 1, 4, 2.
d)5, 1, 4, 2, 3.
e)3, 1, 4, 2, 5.

6) Obtiveram-se as seguintes informações sobre o ciclo vital de um determinado parasita humano:I. Seu hospedeiro intermediário não é um artrópode.II. Apresenta mais de um estágio larval.III. Sua fase adulta apresenta dimorfismo sexual.O parasita em questão poderia ser:
a)Taenia solium.
b)Schistosoma mansoni.
c)Plasmodium vivax.
d)Ancylostoma duodenale.
e)Trypanosoma cruzi.

7) A lombriga e a planária são exemplos de animais:
a)dióicos.
b)dióico e monóico, respectivamente.
c)monóicos.
d)hermafroditas.
e)n.d.a.

8) Assinale a alternativa que apresenta apenas parasitoses que não envolvem mosquito como agente transmissor.
a)esquistossomose, ancilostomose e ascaridíase.
b)esquistossomose, ascaridíase e malária.
c)elefantíase, malária e ancilostomose.
d)elefantíase, esquistossomose e ancilostomose.
e)teníase, malária e ancilostomose.

9) Os agentes causadores da filariose, tuberculose, malária e febre amarela são, respectivamente:
a)verme, bactéria, vírus e protozoário.
b)bactéria, vírus, protozoário e vírus.
c)verme, bactéria, protozoário e vírus.
d)verme, vírus, bactéria e protozoário.
e)protozoário, bactéria, vírus e vírus.

10) Analise as seguintes medidas profiláticas;I – Uso de sapatos e eliminação higiênica das fezes humanas.II – Cozinhar totalmente a carne de porco.III – Destruição de caramujos planorbídeos.As medidas I, II e III previnem, respectivamente:
a)o amarelão, a teníase e a esquistossomose.
b)a ascaridíase, a cisticercose e a esquistossomose.
c)a ascaridíase, a esquistossomose e a cisticercose.
d)o amarelaão, a cisticercose e a esquistossomose.
e)a elefantíase, a teníase e a barriga-d’água.

11) A falta de instalações sanitárias adequadas é diretamente responsável pelo aumenta da incidência das seguintes doenças endêmicas;
a)esquistossomose, doença de Chagas, malária.
b)esquistossomose, amarelão, teníase.
c)bócio endêmico, amarelão, teníase.
d)malária, doença de Chagas, bócio endêmico.
e)doença de Chagas, malária, amarelão.

12) A ascaridíase, parasitose de ocorrência comum na Amazônia, é transmitida ao homem:
a)pela picada do Triatoma.
b)através da ingestão de carne de porco mal-cozida.
c)através da pele, quando se anda descalço em solos que contêm larvas do parasita.
d)pela ingestão de água ou alimentos contaminados com o ovo do parasita.
e)através da pele em contato com água contaminada com as cercarias.

13) Se as fezes não fossem lançadas no chão ou nos rios, a incidência de algumas doenças diminuiria. Assinale a opção que indica duas dessas doenças:
a)ancilostomose e doença de Chagas.
b)febre amarela e doença de Chagas.
c)malária e esquistossomose.
d)esquistossomose e ancilostomose.
e)malária e doença de Chagas.

14) (Prof.AMGS/RO) - Das três afirmações:
I. A malária é transmitida pela picada da fêmea do mosquito anófeles.
II. A ancilostomose é transmitida por meio de picadas de flebótomos.
III. A esquistossomose é transmitida pelo mosquito Culex.
Estão corretas:
a)I, II e III.
b)apenas I e II.
c)apenas I e III.
d)apenas II e III.
e)apenas I.

15) (EEEFM-JK/RO) -Em estudos sobre o ciclo vital de uma espécie de animal parasita foram obtidas as seguintes informações:
I – Os ovos da referida espécie são eliminados com as fezes de seu hospedeiro.
II – Esta espécie de parasita não tem hospedeiro intermediário.
III – No meio externo, os ovos eclodem e liberam larvas que penetram ativamente pela pele do hospedeiro.
IV – Suas formas adultas vivem no intestino delgado do hospedeiro.
Tais dados indicam que a espécie de parasita estudada é:
a)Taenia solium.
b)Ascaris lumbricoides.
c)Trypanosoma cruzi.
d)Fasciola hepatica.
e)Ancylostoma duodenale.

Gabarito da

Questão 1 E Questão 2E Questão 3E Questão 4 E Questão 5 A Questão 6B Questão 7B
Questão 8 E Questão 9 C Questão 10 A Questão 11 B Questão 12 D Questão 13 D Questão 14E
Questão 15E

PLATELMINTOS E NEMATÓIDES

01. (Unicamp-SP) "Humilhação dessas lombrigas / humilhação de confessá-las (...) / o que é pior: mínimo verme / quinze centímetros modestos (...) / enquanto Zé, rival na escola (...), / ele expeliu entre ohs! E ahs! (...) / formidável tênia porcina: / a solitária de três metros." (C.D. Andrade, "Dupla Humilhação") a) A quais filos animais pertencem a lombriga e a tênia respectivamente? b) Cite duas novidades evolutivas do filo da lombriga em relação ao filo da tênia.a) A lombriga pertence ao filo dos asquelminthes ou nematelmintes, enquanto a tênia pertence ao filo dos platelmintes. b) Os asquelmintes são pseudocelomados e apresentam sistema digestório completo, enquanto os platelmintes são acelomados e seu sistema digestório é incompleto ou ausente.

02. (Unicamp-SP) Por que o combate às verminoses tem tido pouco sucesso, apesar do uso de medicamentos eficientes contra vermes?
03. (FAAP-SP) Qual o agente patogênico causador do amarelão? Como ocorre a contaminação e onde se dá a fixação do referido agente no hospedeiro?
04. (Unicamp-SP) No início do século, o Jeca Tatu, personagem criado por Monteiro Lobato, representava o brasileiro de zona rural, descalço, mal vestido e espoliado por vermes intestinais. Jeca se mostrava magro, pálido e preguiçoso, características decorrentes de parasitose. Sobre o personagem, Monteiro Lobato dizia: "Ele não é assim, ele está assim" e ainda: " Examinando-lhe o sangue assombra a pobreza em hemoglobina." a) Que vermes intestinais eram responsáveis pelo estado do Jeca? b) Tendo em vista que essa parasitose ainda hoje acomete milhões de brasileiros, o que as pessoas devem fazer para não adquiri-la?

05. (FEI-SP) Em 1978, exames médicos realizados em 4790 escolares de 28 estabelecimentos de ensino de primeiro grau, localizados em São Paulo, revelaram que 22,31% são anêmicos e 90% têm pelo menos um tipo de verme. Destes 90%, 67,8% são portadores de, no mínimo, três espécies diferentes de vermes. Cite duas medidas profiláticas gerais no combate às verminoses.

06. (FAAP-SP) Cite uma doença parasitária, que poderá ser evitada, em cada um dos casos abaixo: a) se não comermos carne crua de porco.b) se não andarmos descalços. a) Teníase; b) Amarelão.

07. (FAA-SP) Em que doenças parasitárias: a) o verme adulto vive, preferencialmente, no sistema linfático humano? b) a larva do parasita passa pelo meio aquático, após sair do caramujo?

08. (Unicamp-SP) Uma das maneiras de diagnosticar parasitoses em uma pessoa é através do exame de fezes. As parasitoses abaixo podem ser diagnosticadas por este exame? Justifique sua resposta em cada caso: a) esquistossomose; b) ascaridíase; c) doença de Chagas.

09. (Unicamp) Há tempos, a prefeitura de Santos (SP) soltou gatos na orla marítima da cidade para tentar reduzir a grande quantidade de ratos existentes no local. Entretanto um novo problema surgiu: as praias próximas ficaram infestadas de Ancylostoma brasiliense - agente causador da parasitose conhecida como bicho-geográfico. a) Que denominação se dá ao tipo de combate como o utilizado contra ratos no exemplo acima? b) Explique a relação entre o agente causador da parasitose, os gatos e o ser humano.

10. (UFC - 2003) A filariose ou elefantíase é uma doença freqüente em regiões tropicais, inclusive no Brasil, e é causada por vermes nematóides da espécie Wuchereria bancrofti e transmitida por um mosquito do gênero Culex. a) Que sistema do organismo é afetado e qual a conseqüência? b) Mencione duas medidas profiláticas para evitar a elefantíase.

11. Lagoa Azul está doenteOs vereadores da pequena cidade de Lagoa Azul estavam discutindo a situação da saúde no município. A situação era mais grave com relação a três doenças: doença de chagas, esquistossomose e ascaridíase (lombriga). Na tentativa de prevenir novos casos, foram apresentadas várias propostas.
Proposta 1: promover uma campanha de vacinação.
Proposta 2: promover uma campanha de educação da população a noções básicas de higiene, incluindo fervura da água.
Proposta 3: construir rede de saneamento básico.
Proposta 4: melhorar as condições de edificação das moradias e estimular o uso de telas nas portas e janelas e mosquiteiros de filó.
Proposta 5: realizar campanha de esclarecimento sobre o perigo de banhos em lagoas.
Proposta 6: aconselhar o uso controlado de inseticidas.
Proposta 7: drenar e aterrar as lagoas do município.
Para o combate da ascaridíase, a proposta que terá maior benefício social se implementada pela prefeitura será: a)1 b)3 c)4 d)5 e)6


12. (UFES) A ascaridíase, doença causada pelo Ascaris lumbricoides, atinge cerca de 60% da população brasileira. Essa doença, de endemia rural, como era entendida outrora, passa cada vez mais a ser um problema urbano.
a) Identifique o sexo dos animais da figura e dê suas características morfológicas diferenciais.b) Uma professora relatou que um aluno, ao tossir, expeliu com a expectoração algumas larvas de lombriga. Descreva o caminho percorrido por esses parasitas, desde a sua entrada no organismo humano até o momento em que o fato ocorreu.c) É característico dos vermes parasitas produzirem grandes quantidades de ovos. Uma fêmea de Ascaris produz cerca de 200 mil ovos por dia, que são eliminados juntamente com as fezes do hospedeiro. Descreva dois fatores que justifiquem a necessidade de os Ascaris eliminarem esse elevado número de ovos no meio externo, relacionando esses fatores ao ciclo de vida dos parasitas.


13. (VUNESP) Em um centro de saúde, localizado em uma região com alta incidência de casos de ascaridíase (lombriga, Ascaris lumbricoides), foram encontrados folhetos informativos com medidas de prevenção e combate à doença. Entre as medidas, constavam as seguintes:
I.Lave muito bem frutas e verduras antes de serem ingeridas.
II.Ande sempre calçado.
III.Verifique se os porcos - hospedeiros intermediários da doença - não estão contaminados com larvas do verme.
IV.Ferva e filtre a água antes de tomá-la.
O diretor do centro de saúde, ao ler essas instruções, determinou que todos os folhetos fossem recolhidos, para serem corrigidos. Responda.a) Quais medidas devem ser mantidas pelo diretor, por serem corretas e eficientes contra a ascaridíase? Justifique sua resposta.b) Se nessa região a incidência de amarelão também fosse alta, que medida presente no folheto seria eficaz para combater tal doença? Justifique sua resposta.
a) Devem ser mantidas as medidas I e IV. A ascaridíase é transmitida através de alimentos ou água contaminados com ovos do verme parasita.b) A medida eficaz contra o amarelão seria a II. O amarelão é adquirido principalmente ao andar descalço sobre a terra onde vivem as larvas infestantes dos parasitas Necator americanus e Ancylostoma duodenale.

14. (Unicamp) Uma criança, depois de passar férias em uma fazenda, foi levada a um posto de saúde com quadro sugestivo de pneumonia. Os resultados dos exames descartaram pneumonia por vírus ou bactéria. A doença regrediu sem necessidade de tratamento. Algumas semanas depois, um exame de fezes de rotina detectou parasitismo por Ascaris lumbricoides e por Enterobius vermicularis (oxiúro). A mãe foi informada de que um dos vermes poderia ter causado a pneumonia. a) Qual poderia ter sido o verme responsável? Justifique a sua resposta. b) Cite um outro verme que pode causar sintomas semelhantes no ser humano.

www.adaomarcos.blogspot.com

terça-feira, 1 de junho de 2010

CÉLULAS

1) Nas células animais produtoras de muco, os grãos de secreção são liberados pelo:
a)retículo endoplasmático rugoso. b)retículo endoplasmático liso.
c)complexo de Golgi. d)vacúolo. e)núcleo.

2) A organela citoplasmática que se origina a partir do nucléolo e que sintetiza proteínas é o:
a)ribossomo. b)centríolo. c)lisossomo. d)cloroplasto. e)complexo de Golgi.

3) (PROF.AMGS) - Considere as seguintes funções desempenhadas por organóides citoplasmáticos:
I – Síntese de proteínas.
II – Armazenamento de secreções.
III – Digestão intracelular.
Esses organóides são denominados, respectivamente:
a)ergastoplasma ( retículo endoplasmático rugoso ), leucoplastos e centríolos.
b)mitocôndrias, complexo de Golgi e ribossomos.
c)ergastoplasma, complexo de Golgi e lisossomos.
d)mitocôndrias, centríolos e leucoplastos.
e)cloroplastos, retículo endoplasmático e lisossomos.

4) Um material sintetizado por uma célula é “empacotado” para ser secretado para o meio externo no:
a)retículo endoplasmático. b)complexo de Golgi. c)lisossomo. d)nucléolo.
e)vacúolo secretor.

5) O retículo endoplasmático é um complexo sistema de túbulos, vesículas e sacos achatados formados por membranas. Algumas dessas membranas possuem ____ em sua superfície; elas são denominadas ______ e têm por função a _____ .
a)ribossomos, ergastoplasma, síntese de proteínas.
b)mitocôndrias, ergastoplasma, respiração celular.
c)mitocôndrias, complexo de Golgi, síntese de proteínas.
d)ribossomos, ergastoplasma, respiração celular.
e)ribossomos, complexo de Golgi, secreção celular.

6) (EEEFM-JK) - Ao observarmos uma célula vegetal adulta, verificamos uma grande estrutura chamada vacúolo. Essa estrutura relaciona-se, entre outras, à função de:
a)regulação osmótica. b)reprodução. c)digestão intracelular. d)síntese protéica.
e)controle da cinética da célula.

7) São afirmativas corretas, exceto:
a)o complexo de Golgi não tem ribossomos nem RNA e é pobre em enzimas, mas rico em fosfolípides.
b)no complexo de Golgi predominam os sáculos.
c)o complexo de Golgi só existe nos animais.
d)nos vegetais o complexo chama-se dictiossomo.
e)o complexo de Golgi produz o acrossomo e o capucho cefálico do espermatozóide e fosfatases.

8) (PROF.ADAO MARCOS) - Considere as seguintes funções atribuídas a uma organela celular:
I – Armazenamento de substâncias.
II – Secreção celular.
III – Formação de lisossomos.
Essa organela é:
a)plasto. b)mitocôndria. c)complexo de Golgi. d)retículo endoplasmático. e)vacúolo.
9) Qual das funções abaixo o complexo de Golgi não realiza?
a)síntese de polissacarídeos.
b)síntese de proteínas.
c)armazenamento da secreção.
d)“empacotamento” em vesículas.
e)exportação da secreção.


11) Alterações na composição do nucléolo produzirão alterações nos:
a)vacúolos celulares. b)lisossomos. c)ribossomos. d)complexo de Golgi. e)centríolos.

12) (EEEFM-JK) - Certos tipos de leucócitos são atraídos pela bactérias invasoras, sofrem mudanças em sua forma e englobam essas bactérias as quais destroem por ação degradativa de enzimas. Esse fenômeno, chamado fagocitose, somente se completará permitindo a digestão do material englobado, desde que o vacúolo formado se uma à organela celular denominada:
a)ribossomo. b)microtúbulo. c)lisossomo. d)microfilamento. e)peroxissomo.

13) (EEEFM-JK/RO) - A função de transporte no interior da célula é exercida:
a)pelos lisossomos. b)pelos ribossomos. c)pelas mitocôndrias. d)pelo retículo endoplasmático.
e)pelo complexo de Golgi.

14) (PROF. AGS-RO) - As funções de digestão intracelular, respiração celular e transporte intracelular são desempenhadas, respectivamente, por estruturas denominadas:
a)Golgi, lisossomos e retículo endoplasmático.
b)lisossomos, retículo endoplasmático e Golgi.
c)Golgi, mitocôndrias e centríolos.
d)lisossomos, mitocôndrias e retículo endoplasmático.
e)mitocôndrias, ribossomos e lisossomos.

15) (PROF.AMGS-RO) - Nas células, a destruição de organelas é função:
a)dos lisossomos. b)das mitocôndrias. c)dos centros celulares.
d)do complexo de Golgi. e)do retículo endoplasmático.

16) A presença de cromatina sexual predominante em número nas células femininas está relacionada a cromossomos:
a)Y inativos
b)X inativos
c)autossômicos inativos
d)autossômicos que não se dividiram
e)autossômicos agregados
17) A célula nervosa, o espermatozóide e o zigoto humanos possuem, respectivamente:
a)46, 46 e 46 cromossomos
b)23, 46 e 23 cromossomos
c)23, 23 e 46 cromossomos
d)46, 23 e 23 cromossomos
e)46, 23 e 46 cromossomos

Questão 1CQuestão 2AQuestão 3CQuestão 4BQuestão 5AQuestão 6AQuestão 7CQuestão 8C
Questão 9BQuestão 10CQuestão 11CQuestão 12Questão 13DQuestão 14D Questão 15A
Questão 16 B Questão 17 E