quinta-feira, 27 de maio de 2010

REINO FUNGOS

1):Assinale a opção em que há correspondência entre o ser e aquilo que se afirma sobre ele.
a) O protozoário é unicelular, pode ser parasito ou de vida livre e causar dengue.
b) O vírus é parasito intracelular e causa, em animais e vegetais, doenças invariavelmente prevenidas por meio de vacinas.
c) O fungo é uni ou pluricelular, pode causar candidíase e ser usado nas indústrias alimentícia e farmacêutica.
d) A bactéria é unicelular, pode causar poliomielite e ser usada na indústria alimentícia.

2):As bolhas microscópicas de gás carbônico eliminadas pela levedura na massa contribuem para tornar o pão macio. Em relação à organização celular e ao modo de obtenção dos alimentos, leveduras são organismos, respectivamente,
a) eucariontes unicelulares e autótrofos.
b) eucariontes unicelulares e heterótrofos.
c) procariontes unicelulares e heterótrofos.
d) procariontes coloniais e autótrofos.
e) procariontes coloniais e heterótrofos.

3):Observando um "mofo" que crescia sobre uma infiltração de água no teto da sala, um estudante de biologia fez as seguintes afirmações: I. Trata-se do crescimento de um microorganismo eucarionte. II. O organismo é capaz de realizar respiração aeróbia. III. Ele obtém seu alimento de algum componente orgânico presente no teto. IV. O microorganismo é capaz de realizar fagocitose e digestão intracelular. São afirmações CORRETAS:
a) I, II, III apenas b) I, II, IV apenas c) II e III apenas d) I, II, III e IV
4):O mofo que ataca os alimentos, os cogumelos comestíveis e o fermento de fazer o pão são formados por organismos que pertencem ao reino Fungi. Com relação a esse grupo assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(s).
01. São organismos eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, autotróficos facultativos( ).
02. O material nutritivo de reserva é o glicogênio( ).
03. Em função da nutrição heterótrofa, esses seres podem viver em mutualismo, em saprobiose ou em parasitismo.( )
04. Alguns fungos são utilizados na obtenção de medicamentos.( )
05. Nutrem-se por digestão extracorpórea, isto é, liberam enzimas digestivas no ambiente, que fragmentam macromoléculas em moléculas menores, permitindo sua absorção pelo organismo( ). 06. Na alimentação humana são utilizados, por exemplo, na fabricação de queijos, como o roquefort e o gorgonzola. ( )07. Reproduzem-se, apenas, assexuadamente por meio de esporos, formados em estruturas denominadas esporângios, ascos e basídios.( )

05:Assinale a alternativa INCORRETA a respeito dos fungos.
a) Possuem reprodução sexuada e assexuada.
b) As suas hifas contêm basicamente celulose.
c) Existem alguns tipos unicelulares.
d) Existem espécies parasitas.
e) Têm nutrição heterotrófica.
06:Os fungos estão presentes em nossa vida diariamente, tanto na fabricação de alimentos como parasitando plantas e animais, inclusive o homem. Por apresentarem características particulares que os diferem das plantas e dos animais, constituem um reino particular: o Reino Fungi. Dentre as características a seguir, assinale aquela EXCLUSIVA dos fungos.
a) Reproduzem-se por esporos. b) Armazenam glicogênio. c) São heterótrofos por absorção. d) São aclorofilados e parasitas. e) Não apresentam tecidos condutores de seiva.

07:Assinale a opção que marca uma característica comum a todos os fungos.
a) presença de celulose como constituinte básico da parede celular.
b) ausência de formação de gametas.
c) ausência de pigmentos fotossintetizantes
. d) adaptação ao parasitismo.
e) talo do tipo micélio.

08:Certos fungos são empregados na produção de queijos, sendo responsáveis por sabores característicos. Os fungos 'Penicillium roquefortii' e 'Penicillium camembertii', por exemplo, são utilizados na fabricação de queijos tipos roquefort e camembert, respectivamente. Pela análise dos nomes científicos acima citados, podemos concluir que esses seres NÃO pertencem ao (à) mesmo(a): a) gênero. b) classe. c) família. d) ordem. e) espécie

09:Relacione os gêneros de fungos da coluna 1 com as características da coluna 2. I - Saccharomyces II - Penicillium III - Mucor IV - Algaricus V - Amanita II-( ) mofo escuro do pão ( ) comestível ( ) antibiótico ( ) fermentação alcoólica ( ) tóxico

10):O 'Lecanora esculenta' que se desenvolve nos desertos, inclusive no Saara, e parece ter sido o "maná caído do céu', na história bíblica de Moisés, na fuga do Egito com os hebreus, é um exemplo de: a) fungo. b) líquen. c) mamífero. d) bactéria. e) alga.

11)a:Nas classificações antigas dos seres vivos, os fungos foram considerados como vegetais, mas, atualmente, eles figuram num Reino à parte. Uma das razões para essa mudança é a ausência, nesses organismos, de: a) clorofila. b) núcleo diferenciado. c) metabolismo próprio. d) reprodução sexuada. e) respiração aeróbica.

12:Os líquens são associações obrigatórias entre certos fungos e certas algas. Nesse tipo de associação, as algas podem ser classificadas como a) produtores - mutualistas. b) consumidores - mutualistas. c) decompositores - parasitas. d) consumidores - parasitas. e) produtores - inquilinos.

13):Assinale a opção que apresenta uma característica AUSENTE no Reino Fungi: a) Reprodução assexuada b) Respiração anaeróbia c) Célula procariótica d) Nutrição heterotrófica e) Relação mutualística

14:Os basídios e os sorédios são estruturas reprodutivas características, respectivamente, de: a) algas e líquens. b) líquens e protozoários. c) algas e fungos. d) fungos e líquens. e) protozoários e fungos.

15:Considere as afirmações abaixo sobre os grupos das algas e dos liquens. I- As algas planctônicas marinhas constituem a principal fonte alimentar para a maioria dos animais que habitam as águas profundas. II- O fitoplâncton é responsável por grande parte do oxigênio produzido pelos vegetais. III- As algas e os liquens podem ser excelentes bioindicadores, respectivamente, da qualidade das águas e da qualidade do ar. Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e II. e) Apenas II e III.

Um comentário: