quinta-feira, 7 de maio de 2009

genetica Co-dominãncia

-Cruzamento de uma maravilha de flor branca com outra de flor rosa, quais serão os possíveis descendentes?

2-Como serão os descendentes do cruzamento de uma planta de flor vermelha com outra, que germinou de uma semente resultante da polinização artificial entre flor vermelha e branca?

3- Nas galinhas da raça minorca, existe uma variedade de plumagem,azulada, conhecidas pelos criadores como andaluza. Quando cruzam galinhas desta classe entre si produzem descendentes nas seguintes proporções :1branca(bb), 2 azulada(bp) 1 preta(pp). Que descendentes podemos espera dos seguintes cruzamentos?
a- azulada X azulada
b-preto X azulada
c-branca X preta
d - branca e preta.

4-A cor amarela dos pelos de cabais e produzido pelo genótipo homo zigoto YY, a cor creme e produzida pelo genótipo heterozigoto WY e os pelos brancos pelo genótipo homo zigoto WW. Que proporções genotipica e fenotipicas o acasalamento entre indivíduos da cor creme produz?

5-Existem 3 formas distintos de rabanetes: redondo, ovais e alongados.Do cruzamento entre ovais e redondos resultaram 305 ovais e 295 redondos. De um segundo cruzamento entre alongados e ovais obteve 31 alongados e 29 ovais. Finalmente de um 3º cruzamento entre ovais resultaram 98 alongados, 180 ovais e 102 redondos. Determinar os genótipos das plantas envolvidas nos 3 cruzamentos.

6-A herança do grupos sanguíneo MN, e determinada por 2 alelos sem dominâncias entre eles. Os genes são : gene M e gene N, os genótipos são:
Genótipo MM grupo M
Genótipo NN grupo N
Genótipo MN grupo MN.
Na seguintes paternidade duvidosa determinar o possível pai e mãe tem sangue N e o filho MN, um pai e do tipo N e o outro e do tipo MN.

07-Uma jovem MN tem um irmão do tipo M. Quais são os possíveis genótipos dos pais?

08-Determine o fenótipo dos pais que tem genótipos diferentes entre si e de seus filhos.

09- Um avicultor deseja obter uma linhagem pura de galinhas brancas a partir de uma galinha azulada e um galo preto. Quais cruzamentos deve efetuar?


Prof. Adão marcos Graciano Dos Santos
BIOLOGIA

Mantenha a sala limpa, jogue lixo no lixo..

Nenhum comentário:

Postar um comentário