quinta-feira, 14 de maio de 2009

co-dominãncia

1- Explique o que e linhagem pura.
2-Como Mendel obtinha linhagens puras?

3-Defina os termos, homozigotos, genótipos, fenótipos e heterozigotos.
4-A galactose mia e uma doença genética humana causada por um gene recessivo. Indivíduos galactosemico apresentam, entre outras manifestações, a incapacidade de degradar a lactose existente no leite materno. Considerando os símbolos G e g, para representar os alelos dominantes e recessivos, respectivamente, responda: a) Qual seria o fenótipo de indivíduos GG,Gg e gg?
b - Qual seria o resultado do percentual fenotipico do cruzamento entre um individuo galactosemico e um individuo normal, filho de um galactosemico?
5-Em abóboras , a cor do fruto(branco ou amarelo) e controlado por um par de genes. Uma planta homozigota com frutos brancos foi cruzada com uma planta homozigota com frutos amarelos. A descendência desse cruzamento foi inteiramente constituída por plantas com frutos brancos. O cruzamento entre as plantas dessa descendência produziu 132 abóboras, que foram colhidas por um agricultor.
a - Quantos frutos amarelos e quantos brancos, desses 132, o agricultor espera obter?
b - Quantos, desses 132 frutos, espera-se que sejam homozigotos?

6-No porquinho-da-india existe um par de genes que determina a cor da pelagem. O alelo dominante B determina a cor preta: o recessivo b, a cor branca. Descreva um experimento que possa evidenciar se um porquinho preto e homozigoto ou heterozigoto.(Ver pagina 66).
7-Em coelhos o gene que determina pelos curtos e dominante sobre o gene que determina pelos longos. Cruzaram-se fêmeas de pelos curtos heterozigotos com machos de pelos curtos heterozigotos e obtiveram-se 540 filhotes. O numero esperado de filhotes de pelos curtos será?
Dominante
Recessivo
8--Em coelhos o gene que determina pelos curtos e dominante sobre o gene que determina pelos longos. Cruzaram-se fêmeas de pelos curtos heterozigotos com machos de pelos curtos heterozigotos e obtiveram-se 240 filhotes. O numero esperado de filhotes de pelos curtos heterozigoto será?
Dominante
Recessivo
9-Um criança normal, filha de pais normais, tem um irmão albino. Quais os possíveis genótipos dos indivíduos citados?
10-Um homem apresentando a polidactilia casa-se com uma mulher também polidactilia. Tem um filho normal e dois polidactilicos.
a - Qual é o caráter dominante?
b-Quais os possíveis genótipos dos indivíduos citados?
Prof.Adão Marcos Graciano Dos Santos
Licenciado em Ciências Físicas e Biológicas.
Especialização em Ciências Sociais com ênfase em Geografia, Historia e Educação Ambiental.

www.adaomarcosbio.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário