sexta-feira, 28 de julho de 2017

Genética II

1 - (Prof. Adão Marcos- JK/SDLO-RO) Em ervilhas, a cor amarela é dominante em relação à verde..Do cruzamento de heterozigotos, nasceram 720 descendentes. Assinale a opção cujo número corresponde à quantidade de descendentes amarelos.(fazer cruzamento)
a)      360    
b) 540       c) 180                  d) 720
    
2--( Prof.Adão marcos)-Nos coelhos, a cor preta dos pelos e dominante em relação a cor branca. Cruzaram-se coelhos pretos 
heterozigotosentre si e nasceram 360 filhotes. Deste, o numero esperado de pelos brancos provavelmente será?
Dominantes pelos
 Recessivo pelos


3--(Prof.Adão Marcos)-Nos coelhos, a cor preta dos pelos e dominante em relação a cor branca. Cruzaram-se coelhos pretos heterozigotos entre si e nasceram 360 filhotes. Deste, o numero de heterozigotos provavelmente será?
Dominantes pelos
 Recessivo pelos



4-(Prof.Adão marcos) Na mosca-das-frutas , a cor cinzenta do corpo e completamente dominante sobre a cor preta. O cruzamento de um individuo preto com um heterozigoto produziu 90 moscas, incluindo pretas e cinzentas. Qual o numero mais provável de moscas pretas, entre as 90 moscas?
Dominantes pelos
 Recessivo pelos


5- (EEEFM-JK) O gene autossômico que condiciona pêlos curtos no coelho é dominante em relação ao gene que determina pêlos longos. Do cruzamento entre coelhos heterozigotos nasceram 480 coelhinhos, dos quais 360 tinham pêlos curtos. Entre esses coelhinhos de pêlos curtos o número esperado de heterozigotos é:
Dominantes pelos
recessivo pelos

 
6- (Prof.Adão Marcos) Na ervilha-de-cheiro, plantas altas são dominantes sobre plantas baixas. Do cruzamento de plantas altas heterozigotas entre si, resultaram 160 descendentes. Dentre esses, o número provável de plantas baixas é:
Dominantes pelos
recessivo pelos



7) (EEEFM-JK) O pêlo preto das cobaias é uma característica dominante, enquanto o pêlo branco é característica recessiva. Quando duas cobaias pretas heterozigotas são cruzadas, a fração dos descendentes com pêlo pretas homozigotas será:
a) zero %. B)25%. C)50%. D)75%. E)100%. 
Dominantes pelos
recessivo pelos


8-(EEEFM-JK) Em ervilhas, o gene que determina plantas altas é dominante sobre o que determina plantas anãs. Do cruzamento de plantas heterozigotas com plantas anãs obtiveram-se cem novas plantas. O número esperado de plantas altas é:
Dominantes pelos
recessivo pelos


9-) (Prof.Adão marcos)-O pêlo preto das cobaias é uma característica dominante, enquanto o pêlo branco é característica recessiva. Quando duas cobaias pretas heterozigotas são cruzadas, a fração dos descendentes com pêlo banco será:
b) zero %. B)25%. C)50% d)75%. E)100%. 

10) - (Prof.Adão Marcos) Considere os seguintes cruzamentos para ervilha, sabendo que V representa o gene que determina cor amarela dos cotilédones e é dominante sobre o alelo v, que determina cor verde. Determine os cruzamento I,II e III
I. VV x vv          II. Vv x Vv                    III. Vv x vv



11)(Prof.Adão Marcos)-Na ervilha-de-cheiro, plantas altas são dominantes sobre plantas baixas. Do cruzamento de plantas altas heterozigotas entre si, resultaram 160 descendentes. Dentre esses, o número provável de plantas baixas é:
b) zero. E)40. c)80. d)120. b)160.




12)(Prof.Adão Marcos)-Nos coelhos, a cor preta dos pelos e dominante em relação a cor branca. Cruzaram-se coelhos pretos heterozigotos entre si e
nasceram 360 filhotes. Deste, o numero de filhotes de pelos brancos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário