quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Sistema ABO 2015



.01)- (UNICAMP-SP) O rei Salomão resolveu uma disputa entre duas mulheres que reclamavam a posse de uma criança. Ao propor dividir a criança ao meio, uma das mulheres desistiu. O rei concluiu então que aquela que havia desistido era de fato a mãe verdadeira. Nos tribunais modernos, um juiz pode utilizar a análise dos grupos sanguíneos e teste de DNA para ajudar a solucionar questões semelhantes. Analisando uma situação em que uma mulher de sangue tipo A atribuía a paternidade de seu filho de sangue tipo O a um homem de sangue tipo B, o juiz não pode chegar a nenhuma decisão conclusiva.a) Explique por quê:         
            
b) Qual deveria ser o grupo sanguíneo do homem para que a decisão pudesse ser conclusiva? 
 

 02) Um banco de sangue possui 12Lts de sangue tipo AB, 04Lts do tipo A, 14Lts do tipo B e 04Lts do tipo sanguíneo O. Para transfundir em indivíduos: O,AB, A, e B, quantos LTS estarão disponíveis, respectivamente para cada grupo?

03)- Um casal do grupo sanguíneo B tem um filho que sofreu um acidente e não pode receber sangue de seus pais, devido a incompatibilidade sanguínea.a) Qual o grupo sanguíneo do rapaz?b) Por que a transfusão foi considerada incompatível?

04)Ambos os pais são de grupos sanguíneos desconhecidos. Sabe-se que um filho possui aglutinogênios AeB nas hemácias e outro possui ambos os tipos de aglutininas. Dar os genótipos e fenótipos das pessoas do problema.

 05)Um homem devido a uma transfusão sanguínea morreu. Sabe-se que os pais pertenciam aos grupos A homozigotos e AB.  A que grupo sanguíneo pertencia esse rapaz?

 06)Um individuo que não tem aglutininas no sangue e casado com uma mulher que tem os dois tipos de aglutininas:
a)    Esse individuo poderá receber sangue de todos os seus filhos?

 b)A mulher de que filhos poderia receber sangue?

07)Em uma maternidade em que houve troca de crianças, procura-se  saber os legítimos pais. Sabe-se que uma criança pertence ao grupo A e a outra do grupo O, que os pais apresentam os seguintes grupos:
Casal 1º grupo  A e AB              Casal 2º grupo O e A.  Justifique. 
08)- Um mulher do grupo A tem um filho O.    A paternidade da criança esta sendo discutida entre Um homem do grupo B e outra do grupo AB. Qual deles certamente não e o pai ? Justifique.
09)(Prof. Tecalo)- Num banco de sangue foram relacionados os seguintes doadores: grupo AB-5, grupo A-8, grupo B-3 e o grupo O-12.  O primeiro pedido de doação partiu de um hospital que tinha 02 pacientes nas seguintes condições:-Paciente I – possui ambos os tipos de aglutininas no plasma.-Paciente II- possui apenas um tipo de antígenos nas hemácias e  aglutinina B no plasma.Quantos doadores estavam disponíveis para os pacientes I e II, respectivamente?

.
10) A eritroblastose fetal e um processo graves, observado em recém-nascidos quando as aglutininas do sangue materno agem sobre o feto, causando aborto ou doença hemolítica. Para que isso ocorra, que tipo de fator(Rh +; Rh -) devem apresentar o pai, a mãe e a criança?   


11)) Qual das opções a seguir relaciona os grupos sangüíneos de um doador universal ideal?
       a) ARh­+     b) ABRh -      b) ORh+     d) ABRh­-    e) ORh­ -    

 
12)- (PUCCAMP-SP) Qual das alternativas abaixo apresenta corretamente os tipos sanguíneos dos pais de um recém-nascido com Eritroblastose Fetal? (Considere ♂ = Pai e ♀ = Mãe).A ( ) ♀ = Rh + e ♂ = Rh –       B ( ) ♀ = Rh – e ♂ = Rh +   C ( ) ♀ = Rh – e ♂ = Rh –
    D ( ) ♀ = Rh + e ♂ = Rh +              E ( ) ♀ = Rh + e ♂ = Rh + ou Rh  
14). (UECE) Em 1940, num rumoroso processo de paternidade não reconhecida, a atriz Joan Barry incriminou o famoso Charles Chaplin, celebrizado como Carlitos, acusando-o de ser pai de seu filho. No julgamento, Chaplin foi considerado “culpado”. No entanto, o sangue da criança era B, o da mãe (acusadora de Chaplin) era A, e o sangue do grande cineasta era “O”. E agora, José? Baseado neste texto pode afirmar o julgamento esta correto? Justifique.


15) (Prof.Adão Marcos) -Ao retirar de um indivíduo três gotas de sangue, o laboratorista pingou sobre cada uma delas, respectivamente, uma gota de soro anti-A, uma gota de soro anti-B e uma gota de soro anti-Rh. Observou, então,  aglutinação nas duas primeiras e aglutinação na última lâmina. Se este indivíduo necessitar de transfusão sangüínea, que tipo poderá receber sem risco de complicação? 


 16) (Prof.Adão Marcos) -Ao retirar de um indivíduo três gotas de sangue, o laboratorista pingou sobre cada uma delas, respectivamente, uma gota de soro anti-A, uma gota de soro anti-B e uma gota de soro anti-Rh. Observou,  aglutinação nas duas primeiras e ausência aglutinação na última lâmina. Se este indivíduo necessitar de transfusão sangüínea, que tipo poderá receber sem risco de complicação? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário