sexta-feira, 17 de abril de 2015

Reino Protista- Prof. Adão Marcos- 2015

01. (FUVEST-SP) Como as amebas capturam seu alimento?.

02. (FUVEST-SP) Qual é a função do vacúolo pulsátil dos protozoários de água doce?

03. (UNICAMP-SP) Certa quantidade de água de lagoa com amebas foi colocada em frasco numerados de 1 a 5. Foram adicionadas quantidades crescentes de sais a partir do frasco 2 até o frasco 5. Observando-se, em seguida, em seguida, as amebas ao microscópio, constatou-se uma gradual diminuição da velocidade de formação de vacúolos pulsáteis a partir do frasco 2. No frasco 5 não se formaram esses vacúolos.

a) O que aconteceria se as amebas do frasco 1 não tivessem a capacidade de formar vacúolos?

04. (UNICAMP-SP) Quando intensamente parasitada por Giardia lamblia, uma pessoa passa a sofrer de certas deficiências nutricionais. Estas são explicadas pela interferência na absorção de nutrientes, devido ao fato de que esses parasitas cobrem a mucosa de extensa região do tubo digestivo.
a) De que maneira se adquire esta parasitose?

05. (VUNESP-SP) O mal de Chagas é uma doença que afeta grande número de pessoas em áreas rurais do Brasil. Sobre essa doença, responda as se¬guintes questões:

a) Como essas pessoas são infectadas?
b) Qual o agente transmissor?
c) Qual órgão do corpo é afetado pelo agente patogênico?
d) Qual a medida profilática para erradicar a doença?

06. (UNICAMP-SP) "Com 12 mil habitantes e arrecadação mensal de R$ 120 mil, Gouveia, no Alto Jequitinhonha, norte mineiro, tornou-se referência nacional em saúde pública (...). Até 1979, 42% das casas de Gouveia tinham barbeiros (...) e 22% dos moradores estavam doentes. Em 1995, a Prefeitura anunciou que não houve nenhum novo caso de Doença de Chagas, graças, sobretudo à água potável e à rede de esgotos"
(Adaptado do artigo Cidade com pouco recurso é modelo de saúde em MG, Ecologia e Desenvolvimento, nº 59, 1996).

a) A erradicação da Doença de Chagas em Gouveia não pode ser atribuída às causas apontadas pelo artigo. Indique uma forma eficaz de combate a essa doença que possa ter sido utilizada nesse caso.

b) Qual o mecanismo natural de transmissão da Doença de Chagas para o ser humano?

c) Cite duas doenças parasitárias cuja incidência possa ter diminuído como consequência da melhoria nas redes de água e esgotos.

08. (UFV-MG) Leia o texto: "Fui descoberto em 1909 em Lassance, Minas Gerais. Vivo transitoriamente no intestino de um hospedeiro intermediário, que se alimenta de sangue e, como possui intestino muito curto normalmente, com a colaboração de minha própria vitima, penetro nos tecidos de meu hospedeiro vertebrado definitivo".
a) Qual é o meu nome específico?
b) Após penetrar no tecido subcutâneo e atingir a corrente sanguínea do hospedeiro definitivo, onde mais frequentemente me instalo?


c) Sou causador de graves lesões no homem. Qual uma delas?

d) Qual o nome da doença causada por mim e que atinge cerca de dez milhões de brasileiros?

e) Qual é uma das maneiras de não se contagiar comigo?

09.(UNICAMP-SP) Em algumas regiões do Brasil, como o estado de São Paulo, a maneira usual de transmissão do Trypanosoma cruzi para o ser humano, por meio de triatomídeos, deixou de ser importante, principalmente em consequência das medidas de controle desses artrópodes. Dê duas explicações para o aparecimento, nessas regiões, de novos casos humanos da doença de Chagas.


10. (UFGO) (UNICAMP) Alice e Antônio moravam em um pequeno sítio, em uma humilde casa de barro, no interior do estado de Minas Gerais. Da mesma maneira que a maior pare dos habitantes dessa região, o casal sofria da doença de Chagas. Procurando melhorar de vida, o casal reuniu todas as economias e mudou-se para a região central de Belo Horizonte, onde, dois anos depois, teve um filho sadio. Os dois, preocupados com a possibilidade de o filho apresentar a mesma doença, pelo fato de morarem juntos, perguntaram a um médico se o menino corria risco de também ser portados da doença de Chagas.

a) Qual seria a resposta e a justificativa corretas dadas pelo médico?
b) Se essa família voltar a residir na região de origem, cite duas providências que os pais deveriam tomar para evitar que o filho adquira doença da Chagas.


11. (UNESP) Ao longo dos meses de fevereiro e março de 2005, a doença de Chagas voltou a ser destaque nos meios de comunicação, agora em razão da forma inusitada pela qual foi adquirida: mais de 30 pessoas apresentaram a forma aguda da doença, todas elas contaminadas depois de terem bebido caldo-de-cana (garapa) em quiosques do litoral norte de Santa Catarina. Embora este novo surto da doença tenha merecido destaque nos noticiários, cerca de 6 milhões de brasileiros possuem a doença de Chagas adquirida na sua forma convencional de contágio.
a) Normalmente, como se adquire a doença de Chagas? Explique o modo pelo qual o caldo-de-cana pode ter sido o veículo do agente transmissor da doença.


b) Produtos obtidos desse caldo-de-cana, tais como melado e rapadura, poderiam veicular os agentes transmissores da doença? Justifique.


12. (UFGO) Quais são as condições de habitação que favorecem o aparecimento dos vetores no ser humano, tornando-se domiciliares e transmissores da doença de Chagas?


Nenhum comentário:

Postar um comentário