quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Resumo das Organelas Celulares- Prof. Adão Marcos Graciano Dos Santos.


 01.Ribossomos – Síntese ou seja   produção de proteínas- Presentes nas células eucariontes e procariontes. Retículo Endoplasmático  - No seu interior  ocorrem a síntese e o transporte de varias substancias.
02.Retículo endoplasmático rugoso 
Apresentam ribossomos aderidos em sua superfície (os grânulos).Participam da síntese e transporte de proteínas.
03.Complexo de Golgi -
 Produzem os lisossomos, acrossomos dos espermatozóides e vacúolos das células vegetais.   fazem a secreção celular e armazenamento. .
04.
 Citoesqueleto: consiste em uma rede extensa de filamentos e microtúbulos proteicos que se estende por toda a célula e tem as funções de definir e organizar a sua estrutura interna, atuar na adesão entre as células e as células e o meio extracelular, possibilita os movimentos celulares (como o movimento ameboide, contração e etc.) e o movimento de estruturas dentro das células como a ciclose.
 05.Retículo endoplasmático Liso -Não apresentam ribossomos. Envolvidos na síntese de ácidos graxos, fosfolipídios e esteróide participam do processo de transporte celular. além de participar da síntese de lipídios.
06.Mitocôndrias - são responsáveis pela respiração das células ou seja produção de energia ( DNA/RNA proteínas).   .
07.Vacúolo - 
Os vacúolos de suco celular são importantes nos fenômenos osmóticos, e por poderem conter também pigmentos, como as antocianinas, são os principais responsáveis pela coloração azul, violeta, vermelha e púrpura das flores e folhas.
Nas 
células animais os vacúolos são raros e não têm nenhum nome específico. Contudo, as células do tecido adiposo (os adipócitos) possuem vacúolos repletos de gordura, que servem como reserva energética.
Nos 
protozoários podem ter funções diversas, como seus nomes indicam: vacúolo digestivo, vacúolo pulsátil ou excretor.
 08.Citoplasma - nele estamos uns fluídos chamados citosol, O citoplasma tem a função de albergar as organelas e favorecer seus movimentos.
09.Lisossomos -
  vesículas cujo interior têm enzimas digestórias e é mantido ácido (pH ~ 4,8) por bombas de H+ e Cl-, responsáveis pelo processo de digestão intracelular. São originados a partir do complexo de Golgi.
10. Centríolos: estão ligados à organização do citoesqueleto e aos movimentos de flagelos e cílios e atuam na divisão celular da célula animal.
11-  Cloroplastos – 
de duas membranas, presentes apenas nas células vegetais, que se desenvolvem e se especializam para exercer funções específicas:
Leucoplastos: armazenam substâncias, como o amido, proteínas ou lipídios, dependendo do tipo de leucoplasto.
Cromoplastos: são os que armazenam pigmentos, como os cloroplastos, possuidores de clorofila, pigmento responsável pela captação da energia luminosa no processo de fotossíntese. ( DNA/RNA proteínas).
12- 
Peroxissomos: vesículas contendo diversas enzimas envolvidas em processos oxidativos. Oxidação de ácidos graxos. Consiste na quebra parcial de ácidos graxos grandes, para que sejam utilizadas em processos do metabolismo energético. Inativação de substâncias tóxicas (inclusive o álcool). Participam da formação da bile pelo fígado. : vesículas contendo diversas enzimas envolvidas em processos oxidativos.H2O2( água oxigenada), que depois é degradado em H2O(água )  e O2( Oxigênio). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário