EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM:
01. Por que os fungos não devem
ser classificados como plantas?
02. Cite alguns benefícios e
prejuízos causados pelos fungos ao homem.
03. Como é que o corpo do fungo
consegue se espalhar pelo ambiente?
04. Como é o corpo do fungo
pluricelular?
05. Dê exemplo de fungo
zigomiceto.
06. Cite dois exemplos de
ascomicetos e explique como é feita a reprodução assexuada desses fungos.
07. Qual
a utilidade do levedo para o homem?
08. (UFU-MG) Nos sistemas mais
antigos de classificação biológica os fungos e as plantas pertenciam ao mesmo
reino, o que atualmente não mais ocorre.
Cite três
características que justifiquem a retirada dos fungos do reino vegetal.
09. (UA-AM) Entende-se por
micélio:
a) um conjunto de hifas
emaranhadas.
b) o corpo de frutificação dos fungos.
c) o mesmo que basidiósporo.
d) um processo de união sexual
das hifas.
e) nenhuma das anteriores.
10. (UFBA) Encontra-se, às vezes,
em certos ambientes, pedaços de pão recobertos por bolor. Explica-se esse fato
porque o bolor representa:
a) uma colônia de bactérias que
se desenvolveu a partir de uma única bactéria que contaminou o pão.
b) O levedo usado no preparo do
pão, que se desenvolveu e tomou uma coloração escura.
c) Um agrupamento de
microrganismo que aparecem no pão, por geração espontânea.
d)
Um conjunto de fungos originados de esporos existentes no ar e que se
desenvolveram no pão.
e)
O apodrecimento da farinha utilizada no fabrico do pão.
11. (UFMG) Sementes oleaginosas,
como o amendoim, são freqüentemente contaminadas pela aflatoxina, uma
substancia tóxica, produzida por microrganismos que apresentam hifas, núcleo
organizado e não possuem clorofila.
Esses microrganismos podem
ser classificados como:
a) algas d)
protozoários
b) bactérias e) vírus
c) fungos
12. (UFES) Desmanchando-se um
porção de fermento Fleischmann (fermento de pão) em um pouco de água e
levando-se uma gota desta preparação, entre lamina e lamínula, ao microscópio,
certamente encontraremos:
a)
um tipo de fungo unicelular
b)
um tipo de fungo filamentoso
c)
colônias de bactérias esféricas
d)
um liquido esbranquiçado, de aparência homogênea, já que este fenômeno é
um produto químico que se dissolve na água
e) um
tipo de alga unicelular mutante, incapaz de sintetizar pigmentos.
13. (UnB) Todos os itens indicam
alguma importância ligada à atividade de fungos, exceto:
a)
podem causar doenças chamadas micoses.
b)
desempenham papel fermentativo.
c)
produção autotrófica de substâncias orgânicas para consumo de outros
seres.
d)
alguns produzem antibióticos.
e)
participação na formação de liquens.
14. Assinale a alternativa que
apresenta doenças causadas por bactérias, fungos, vírus e protozoários, nessa
ordem:
a)
micose – malaria – dengue – gonorréia
b)
raiva – blastomicose – chagas – tuberculose
c)
sífilis – herpes – micose – doença do sono.
d)
Micose – gripe – cólera – esquistossomose
e)
Tétano – sapinho bucal – caxumba –
ulcera de Bauru
15. (Mackenzie-SP) Assinale a
alternativa incorreta a respeito dos fungos.
a)
existem espécies parasitas
b)
existem alguns tipos unicelulares
c)
possuem reprodução sexuada e assexuada
d)
têm nutrição heterotrófica
e)
as suas hifas contêm basicamente
celulose
16. (UFSC) O mofo que ataca os
alimentos, os cogumelos comestíveis e o fermento de fazer o pão são formados
por organismos que pertencem ao Reino Fungi. Com relação a esse grupo indique
a(s) proposição(ões) verdadeira(s):
01) São organismos eucariontes, unicelulares ou
pluricelularesm autotróficos facultativos.
02) O material nutritivo de reserva é o glicogênio.
04) Em função da nutrição heterótrofa, esses seres
podem viver em mutualismo, em saprobiose ou em parasitismo.
08) Alguns fungos são utilizados na obtenção de
medicamentos.
16) Nutrem-se por digestão extracorpórea, isto é,
liberam enzimas digestivas no ambiente, que fragmentam macromoléculas em
moléculas menores, permitindo sua absorção pelo organismo.
32) Na alimentação humana são utilizados, por
exemplo, na fabricação de queijos, como o roquefort e o gorgonzola.
64) Reproduzem-se, apenas, assexuadamente por meio de
esporos, formados em estruuras denominadas esporângios, ascos e basídios.
Dê como resposta a
soma dos números associados às proposições corretas.
17. (PUC-RS)
Em qual das atividades humanas listada abaixo não há participação de fungos?
a)
Produção de álcool combustível
b)
Fabricação de certos antibióticos
c)
Indústria de cerveja e do vinho
d)
Pesquisas em controle biológico
e)
Produção industrial de iogurte
18. (Cefet-PR)
Com a chegada do verão aumentam os casos de micoses de praia. A ptiríase
perticolo é uma doença universal que deixa a pele esbranquiçada, aparecendo
principalmente no pescoço e no colo. Os fungos responsáveis pelas micoses são
seres vivos que se caracterizam por:
a)
serem formados por um emaranhado de
filamentos chamados hifas, cujo corpo forma o micélio.
b)
apresentarem nutrição autotrófica por
fotossíntese.
c)
serem procariontes, uni ou
pluricelulares.
d)
apresentarem reserva energética de
amido
e)
apresentarem parede celular formada
por celulose
19. (Unifor-CE) 8. Os
basídios e os sorédios são estruturas reprodutivas características,
respectivamente, de:
a) algas e líquens.
b) líquens e protozoários.
c) algas e fungos.
d) fungos e líquens.
e) protozoários e fungos.
20. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito dos fungos:
a) Há fungos que vivem em associação harmoniosa com plantas.
b) Há fungos que vivem em associação desarmoniosa com plantas.
c) Há fungos autótrofos, ou seja, que realizam a fotossíntese.
d) No fungo há tanto reprodução sexuada como reprodução assexuada.
e) O primeiro antibiótico que o homem obteve, a penicilina, foi extraída de um fungo ascomiceto.
21. Certos fungos se desenvolvem nas raízes de certas plantas, formando uma associação denominada MICORRIZA. Sobre essa associação, é correto afirmar que é um tipo de:
a) parasitismo, pois o fungo prejudica a planta hospedeira.
b) comensaIismo, pois o fungo é beneficiado e a planta não é prejudicada.
c) mutualismo, pois tanto o fungo quanto a planta são beneficiados.
d) epifitismo, pois o fungo só se desenvolve na raiz da planta para conseguir absorver melhor os nutrientes
do solo.
e) predatismo, pois o fungo mata a planta ao sugar-lhe a seiva orgânica.
a) algas e líquens.
b) líquens e protozoários.
c) algas e fungos.
d) fungos e líquens.
e) protozoários e fungos.
20. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito dos fungos:
a) Há fungos que vivem em associação harmoniosa com plantas.
b) Há fungos que vivem em associação desarmoniosa com plantas.
c) Há fungos autótrofos, ou seja, que realizam a fotossíntese.
d) No fungo há tanto reprodução sexuada como reprodução assexuada.
e) O primeiro antibiótico que o homem obteve, a penicilina, foi extraída de um fungo ascomiceto.
21. Certos fungos se desenvolvem nas raízes de certas plantas, formando uma associação denominada MICORRIZA. Sobre essa associação, é correto afirmar que é um tipo de:
a) parasitismo, pois o fungo prejudica a planta hospedeira.
b) comensaIismo, pois o fungo é beneficiado e a planta não é prejudicada.
c) mutualismo, pois tanto o fungo quanto a planta são beneficiados.
d) epifitismo, pois o fungo só se desenvolve na raiz da planta para conseguir absorver melhor os nutrientes
do solo.
e) predatismo, pois o fungo mata a planta ao sugar-lhe a seiva orgânica.
22. (UFRN-mod. ) A ferrugem
do cafeeiro, o “sapinho” da boca e a histoplasmose são doenças causadas por:
a)
vírus c)
bactérias
b) fungos
d) protozoários
24-(Fuvest-SP) Considere os
procedimentos:
I. A produção de bebidas alcoólicas
II. A produção de açúcar a partir da cana
III. O cultivo de plantas leguminosas para aumentar a
fertilidade do solo.
Os microrganismos atuam em:
a)
I apenas
b)
II apenas
c)
I e II apenas
d)
I e III apenas
e)
I, II e III
Prof. Adão Marcos Graciano Dos
Santos
Licenciado em Ciências Físicas
e Biológicas
Especialização em Ciências
Sociais com ênfase em Geografia Historia e Educação Ambiental.
Grupo WhatsApp-
Biologia- 069 99402223
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