segunda-feira, 14 de abril de 2014

Exercícios sobre o Ciclos Biogeoquímicos

http://www.adaomarcosbio.blogspot.com.br 01) A maior parte da energia usada hoje no planeta é proveniente da queima de combustíveis fósseis. O protocolo de Kyoto, acordo internacional que inclui a redução da emissão de CO2 e de outros gases, demonstra a grande preocupação atual com o meio ambiente. O excesso de queima de combustíveis fósseis pode ter como conseqüências:a) maior produção de chuvas ácidas e aumento da camada de ozôniob) aumento do efeito estufa e dos níveis dos oceanos.c) maior resfriamento global e aumento dos níveis dos oceanos.d) destruição da camada de ozônio e diminuição do efeito estufa.e) maior resfriamento global e aumento da incidência de câncer de pele. 02) Nos últimos 50 anos, as temperaturas de inverno na península antártica subiram quase 6 oC. Ao contrário do esperado, o aquecimento tem aumentado a precipitação de neve. Isso ocorre porque o gelo marinho, que forma um manto impermeável sobre o oceano, está derretendo devido à elevação de temperatura, o que permite que mais umidade escape para a atmosfera. Essa umidade cai na forma de neve. Logo depois de chegar a essa região, certa espécie de pingüins precisa de solos nus para construir seus ninhos de pedregulhos. Se a neve não derrete a tempo, eles põem seus ovos sobre ela. Quando a neve finalmente derrete, os ovos se encharcam de água e goram.Scientific American Brasil, ano 2, n.º 21, 2004, p.80 (com adaptações).A partir do texto acima, analise as seguintes afirmativas:I – O aumento da temperatura global interfere no ciclo da água na península antártica.II – O aquecimento global pode interferir no ciclo de vida de espécies típicas de região de clima polar.III – A existência de água em estado sólido constitui fator crucial para a manutenção da vida em alguns biomas.É correto o que se afirma:a) apenas em I.     b) apenas em II.    c) apenas em I e II.   d) apenas em II e III.e) em I, II e III.03) Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global?a) Óleo diesel.   b) Gasolina.   c) Carvão mineral.    d) Gás natural.  e) Vento
04)Levando-se em consideração a citação do romancista inglês John Fowles que diz que a “matéria é imortal”, podemos concluir :a)      A decomposição da matéria orgânica pode levar milhares de anos por algumas partes serem ricas em fibras.b)      A matéria orgânica não se decompõe nunca.c)       Os organismos retiram constantemente da natureza os elementos químicos de que necessitam, mas esses elementos sempre retornam à natureza, por isso são considerados imortais.d)      No ciclo do carbono, a volta desse elemento químico para o ambiente se dá na forma de CO2 apenas por meio da respiração dos seres vivos. 05)- Explique o que  e o mecanismo de desenvolvimento limpo(MDL). 06). Sobre efeito estufa é correto afirmar que:a) é o aquecimento da temperatura do planeta.   b) é o aumento da quantidade de oxigênio da atmosfera.c) é o aumento do buraco na camada de ozônio  d) é o congelamento das calotas polares. 07- O efeito estufa na Terra é garantido pela presença de:a) oxigênio    b) nitrogênio    c) dióxido de carbono  d) amônia                                                                                                                  08- O efeito estufa:a) é o único causador das alterações ambientais.  b) aquece a Terra durante o dia e a esfria durante a noite.c) é necessária para manter a temperatura do planetad) não é necessária para manter a temperatura do planeta09- Assinale a alternativa que não corresponde a uma conseqüência do efeito estufa:a) aumento do nível do mar.   b) a sobrevivência de germes prejudiciais à saúde humana.c) aquecimento global.  d) buraco na camada de ozônio10- -(Prof. Adão Marcos)-Qual o país que mais contribui para o efeito estufa e não quis assinar o tratado de Kyoto:    a) a Inglaterra.  b) o Afeganistão  c) a China  d) os EUA 11)- (Prof. Adão Marcos)-O protocolo de Kyoto diz respeito a:a) diminuição da emissão de gases poluentes na atmosfera.b) diminuição da mortalidade infantil  c) diminuição de ogivas nucleares.d) diminuição da importação de combustíveis 12)- Ao descrever o ciclo do carbono, descrevemos também, ainda que parcialmente, o ciclo do oxigênio. Por que isso acontece? Justifique sua resposta.  13)Como o ser humano vem alterando a concentração de gás carbônico na atmosfera? Que a relação entre esse desequilíbrio no ciclo do carbono e a temperatura media do planeta? 14)- Por que se recomenda como forma de diminuir o problema causado pela emissão de gás carbono  o reflorestamento ?
 15)-(Prof.Adão Marcos)- O Cume do monte Kilimanjaro, na Tanzânia, com 5.895 m de altitude, permanecia sempre coberto de neve. Essa neve praticamente desapareceu e alguns estudos mostram que ate 2020 todo o gelo terá sumido. Que fenômeno estudado neste capitulo poderia explicar oi desaparecimento da neve? 16)Como se dá a fixação do carbono na natureza?
  17)-Tanto os produtores como os consumidores perdem carbono da mesma forma. Como? 18)-De que forma e meios o carbono pode retornar à atmosfera? 19)Qual a relação entre a respiração e fotossíntese no ciclo do carbono? 20)As taxas de carbono e de oxigênio na atmosfera são mantidas por dois processos: __________  e __________. A __________ dos seres vivos libera CO2 para a atmosfera. As plantas absorvem esse gás com o qual fabricam matéria orgânica durante a fotossíntese; nesse processo, as plantas liberam O2, que se acumula na atmosfera. Assim, o equilíbrio entre o oxigênio e o carbono vem sendo mantido há milhões de anos em nosso planeta. No entanto, nos últimos 150 anos, as atividades humanas têm alterado o ciclo do carbono pelo acúmulo de CO2 na atmosfera. Esse acúmulo intensifica o ____________________ , fenômeno de aquecimento global que afeta o equilíbrio ecológico do planeta, colocando em risco a sobrevivência de todas as espécies.
 21)UFMG - Uma semente de roseira plantada num vaso com 2kg de terra se transforma, em dois anos, em uma planta de 800g. Esse aumento de peso deve-se principalmente à absorção de  a) matéria orgânica.        b) gás carbônico.        c) nitrogênio.        d) fósforo. 22)UFSM - Em relação ao ciclo do carbono na natureza, é correto afirmar que  I - esse elemento provém da atmosfera e é incorporado diretamente aos seres vivos.  II - os depósitos de carbono fósseis, como carvão, turfa e petróleo, são inesgotáveis uma vez que vão sendo supridos por todos os organismos que morrem.  III - um dos fatores que tem aumentado muito a liberação de CO2 na atmosfera é a queimada das florestas.  Está(ão) correta(s)  a) apenas I.       b) apenas II.       c) apenas III.       d) apenas I e II.       e) apenas II e III.

Nenhum comentário:

Postar um comentário