segunda-feira, 14 de abril de 2014

Exercícios sobre as Bactérias

http://adaomarcosbio.blogspot.com.br 1. (Fatec-SP) Um organismo unicelular, sem núcleo diferenciado, causador de infecção em ratos provavelmente será:a) uma bactéria.    b) uma alga.     c) um vírus.    d) um fungo.   e) um protozoário. 02. (UFMG) Em que alternativa as duas características são comuns a todos os indivíduos do reino Monera?a) Ausência de núcleo e presença de clorofilab) Ausência de carioteca e capacidade de síntese proteicac) Incapacidade de síntese proteica e parasitas exclusivosd) Presença de um só tipo de ácido nucleico e ausência de clorofilae) Ausência de membrana plasmática e presença de DNA e RNA. 03. (FCMS-SP) Bacilos são:a) vírus em forma de bastonete.    b) bactérias esféricas, agregadas em fio.c) bactérias em forma de bastonete.    d) hifas de fungos do grupo dos basidiomicetos.e) fungos unicelulares e de forma alongada. 04. (Fuvest-SP) A bactéria não possui:a) membrana plasmática.    b) ribossomos.    c) parede celular.d) DNA.    e) carioteca. 05. (UFES) Bactérias causadoras de infecção e que são vistas ao microscópio como grupamento de glóbulos em cacho certamente são:a) estafilococos.   b) estreptococos.   c) diplococos.  d) micrococos.  e) bacilos. 06. (PUC-RJ) Muitas doenças humanas são produzidas por vírus. Marque da relação seguinte a única de origem bacteriana:a) gripe    b) caxumba   c) tétano     d) sarampo    e) varíola 07. (FCMS-SP) O principal tipo de reprodução das bactérias é:a) a harmogogia.   b) o brotamento.  c) divisão binária.   d) a segmentação.   e) a isogamia. 08-(UEL) Há maior número de lactobacilos por unidade de volume de leite:
a) pasteurizado cru    b) pasteurizado fervido   c) recém-ordenhadod) em pó     e) coalhado09-(UFRJ) Há um cuidado que deve ser tomado quando se compra um alimento enlatado. Devemos observar não só a data de fabricação e o prazo de vencimento do produto, mas também o aspecto da lata que não deve se apresentar estufada, pode ter-se desenvolvido, dentre outras bactérias, a produtora do botulismo, uma doença frequentemente fatal.a) Que tipo de respiração essa bactéria mantem no interior da lata fechada?b) No caso do produto contaminado, o que causou a pressão no interior da lata, estufando a tampa?c) Quem é o causador do botulismo? Qual sua forma de transmissão?10)   ( Prof. Adão Marcos ) Numere a Segunda coluna de acordo com a primeira e de pois assinale a alternativa que contenha a sequência correta:colunaI(1) bacilos      (2) estreptococos     (3) estafilococos     (4) tétrades(5) sarcina      (6) espirilos        colunaII(  ) cocos em grupos densos(  ) cocos em grupos aproximadamente cúbicos(  ) cocos em fileira(  ) filamentos helicoidais(1 ) bastonete reto em geral de 1 a 15 micra( 4) cocos em grupo de quatro
a) 3-2-5-6-1-4    b) 3-5-2-6-1-4    c) 3-5-2-1-6-4    d) 3-5-2-6-4-1  e) 3-5-1-2-4-611)    (Prof. Adão Marcos) Considerando-se as doenças: gripe, paralisia infantil, gonorreia  doença de Chagas, amarelão, cólera, tuberculose e febre amarela, pergunta-se:

a) Quais delas são passíveis de tratamento com antibióticos? Por quê? 

a) Quais delas são passíveis de tratamento com antibióticos? Por quê?  b) Quais delas teriam sua incidência diminuída pela dedetização? 12)–(Prof. Adão Marcos )Fale sobre as principais características dos vírus.
 .13)–(Prof. Adão Marcos )Cite 5 doenças causadas por vírus.. 14)–(Prof. Adão Marcos )Cite as principais características das bactérias. 15)–(Prof. Adão Marcos )Cite 5 doenças causadas por bactérias.  16)–(Prof. Adão Marcos )Cite as principais utilidades das bactérias para o Homem. 17)obre doenças causadas por vírus, assinale V ou F nas alternativas abaixo:A) (   ) Vírus podem infectar seres vivos não pertencentes ao Reino Animalia. B) (   ) A gripe e resfriado comum são doenças causadas por vírus. C) (   ) A hepatite A pode ser transmitida sexualmente. D) (    ) A dengue e a febre amarela são provocadas pelo mesmo agente etiológico. E) (   ) A catapora também é chamada de varicela. Verdadeiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário