quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Platelmintos III



01. –(Prof. Adão Marcos)-
a) A que filo pertencem as planárias?
b) Cite um parasita do homem pertencente ao mesmo filo.
           
2. (UEG) Com base em alguns conceitos básicos de Anatomia e Embriologia é possível a separação dos animais em diferentes grupos. Preencha o quadro a seguir indicando a classificação dos grupos animais de acordo com a característica solicitada.

Grupo animal
Simetria
Nº de folhetos embrionários
Presença ou ausência de celoma
Cnidários
Platelmintos

03. –(Prof. Adão Marcos)- Existe uma frase usada em certas regiões, relativa a lagos e açudes: " Se nadou e coçou, é porque pegou".
a) Essa frase se refere à infecção por qual parasita?
b) Explique a razão da frase citada. 

04. –(Prof. Adão Marcos)-Dona Maria mora em Campinas e tem família em Pernambuco. Sempre que volta de lá apresenta o mesmo problema: contaminou-se com Schistosoma mansoni. Por mais que o médico explique os cuidados que deve tomar, ela sempre volta com barrida-d'água.
a) Dona Maria pode representar algum risco para a população de Campinas? Por quê?
b) Identifique duas medidas essenciais para a eliminação de uma endemia como barriga-d'água em uma dada região.

05. –(Prof. Adão Marcos)- No Brasil está largamente distribuída a espécie Schistosoma mansoni, em especial no Nordeste e no Leste. Este platelminto causa a esquistossomose, conhecida como "barriga-d'água". No Brasil, a esquistossomose encontra-se em franca expansão, com focos surgindo nas cidades do sul e noroeste de Minas Gerais. Esta doença tem no homem seu principal hospedeiro definitivo, sendo que as modificações ambientais, introduzidas pelo mesmo, favorecem a sua proliferação.
a) Quais os tipos de larvas do ciclo do Schistosoma mansoni?

b) Qual o destino dessas larvas?


06. –(Prof. Adão Marcos)- Numa determinada região do Brasil encontramos alta incidência da esquistossomose. Sabe-se: o lugar está situado em região de matas; as habitações são, em sua maioria, de pau-a-pique; existem lagos e córregos próximos; as habitações não dispõem de esgoto ou fossa-negra. Cite as situações que favoreceram essa infestação.

07. –(Prof. Adão Marcos)- Os parasitas podem alcançar o organismo humano de várias maneiras. Trichomonas vaginalis,Plasmodium falciparum e Schistosoma mansoni são exemplos representativos de três destas maneiras. Explique, resumidamente, cada uma das três. 

08. (UFRN) Explique como fatores biológicos e ambientais interagem, determinando a endemicidade da esquistossomose em vários municípios do litoral norte e leste do Rio Grande do Norte. 

09. (UFU) A esquistossomose mansônica, também conhecida por "barriga d'água", é uma verminose comum no Brasil, atingindo mais de 10 milhões de pessoas.

Adaptado de Lopes, S. "Bio". São Paulo: Saraiva. 1997.

a) A que Filo e Classe pertence o verme causador desta doença?
b) Quais são, respectivamente, os hospedeiros definitivo e intermediário do parasita?
c) Cite dois modos de prevenção da esquistossomose.

10. (UFRJ) O diagrama a seguir mostra o ciclo de vida do parasita Schistosoma mansoni.
Apesar de, no momento, existir tratamento quimioterápico para as pessoas infectadas e de estarem sendo desenvolvidas vacinas protetoras, a área endêmica no Brasil está aumentando.


 
 1) Cercárias penetram pela pele do homem      2) O homem é o hospedeiro definitivo
3) O parasita desenvolve-se no homem e atinge a fase adulta
A fêmea do S. mansoni produz ovos que migram para o intestino
4) Ovos nas fezes atingem água doce  5) Ovos se transformam em miracídios e infectam o caramujo
6) Caramujo (hospedeiro intermediário)   7) O caramujo libera cercárias na água doce.
Examinando o diagrama e a legenda, sugira um método de controle da esquistossomose que não dependa da quimioterapia ou da imunoprofilaxia.

11. (UFMA) Descreva o ciclo de vida do Schistosoma mansoni. 

12. –(Prof. Adão Marcos)- No exame a olho nu das fezes de uma criança, foi constatada a presença de estrutura esbranquiçada, similar a pedaços de macarrão cujo nome técnico é proglote. Sua mãe foi informada por algumas pessoas que não havia motivos para preocupação, uma vez que eram pedaços de um animal que morreu e esta se desmanchando. Pergunta-se:
a) A informação recebida pela mãe é correta? Justifique a resposta.
b) Que parasita o menino apresentava e a que filo e classe pertence o animal em questão?

13. (Mogi-SP) Moisés é membro da comunidade judaica de uma cidade brasileira. Por força de suas convicções religiosas, Moisés jamais comeu carne de porco e prefere alimentar-se à base de saladas e frutas frescas. No entanto, após uma série de consultas médicas, exames revelaram que Moisés apresentava um quadro de cisticercose, causada por parasitas da espécie Taenia solium. Como todos sabem, esse parasita provoca nos seres humanos uma doença que se transmite pela ingestão de carne de porco contaminada. Como é possível que Moisés tenha contraído cisticercose se ele nunca ingeriu carne de porco? 

14. (UFF-RJ) A Taenia solium é o verme adulto parasita do intestino delgado do homem, provocando dores abdominais, perturbações digestivas, diarréia e/ou constipação. No homem e no cão, os cisticercos (sua forma larvar) têm predileção pelo cérebro, originando perturbações nervosas graves, tais como epilepsia, perda de equilíbrio, paralisias e outras neuropatias. Tendo conhecimento de seu ciclo biológico, que medidas poderiam ser recomendadas para controle dessas parasitoses?
 

15. (UFV) Em uma feira científica de doenças parasitárias estavam, em exposição, os materiais biológicos indicados por I, II, III e IV, de uma mesma espécie. Sabe-se que este parasita pode causar duas doenças diferentes no homem.


Observe o esquema e resolva os itens.

a) Cite o nome da parasitose que acomete o homem quando é portador do verme indicado em II.
b) Embora o ovo do parasita não esteja representado, qual é doença grave que pode ser causada no homem pela sua ingestão?
c) Qual das indicações corresponde ao escólex desse parasita?

16. (UFC) O verme Taenia solium (a solitária do porco) pode, em certos casos, atingir o cérebro humano, causando cisticercose cerebral, cujos sintomas são semelhantes aos da epilepsia. Sobre esse endoparasita monóico, responda:

a) Como é classificado esse verme ao nível de Filo e Classe?
b) Como é o ciclo de vida desse animal?

17. (Fuvest-SP) Um adolescente foi passar férias no interior do país e recebeu os seguintes conselhos dos seus pais:
a) não nadar em lagoas onde houver caramujos;
b) não comer carne de porco mal cozida.

Que doença parasitária pode ser evitada com cada uma dessas precauções? Por quê?

18. –(Prof. Adão Marcos)- Em um estudo sobre variabilidade genética, um pesquisador utilizou como modelo de estudo para as suas análises a Taenia solium e o Schistosoma mansoni. Em qual desses vermes foi observado maior variabilidade genética? Justifique sua resposta.

19. –(Prof. Adão Marcos)- Agentes de sal de pretendem fornecer um curso para moradores em áreas com Alta ocorrência de tênias (Taenia solium) e esquistossomos (Schistosoma mansoni). A idéia é prevenir a população das doenças causadas por esses organismos.

a) Em qual das duas situações é necessário alertar a população para o perigo do contagio direto, pessoa-a-pessoa? Justifique.
b) Cite duas medidas - uma para cada doença - que dependem de infra-estrutura criada pelo poder público para preveni-las.


Um comentário: