segunda-feira, 29 de julho de 2013

BIOMAS III

Ceeja Domingos Vona  / Santa Luzia D Oeste- RO,26 de Julho de 2013Biologia: Professor Adão Marcos Graciano Dos Santos      http://adaomarcosbio.blogspot.com.br 
 01.         Quais os principais fatores abióticos no talassociclo?

02.          Quais são as zonas em que se pode dividir o ambiente marinho quanto à luz?

03. Qual é a importância  ecológica das algas que constituem o fitoplâncton marinho?

04. Como é dividido o Limnociclo?

05. Pertencem ao nécton:

a) todos os habitantes dos mares que nadam ativamente;
b) todos os habitantes dos mares, fixos ou rastejantes do substrato abissal;
c) todos os habitantes dos mares, fixos ou rastejantes do substrato litorâneo;
d) todos os habitantes dos mares que vivem flutuando no oceano;
e) todos os animais microscópicos do substrato abissal ou litorâneo.
 06. No mar, o número de consumidores primários é maior na profundidade de:

a) 0 a 200 metros  b) 400 a 800 metros    c) 800 a 1 200 metros
d) 1 200 a 1 600 metros   e) mais de 1 600 metros

07. Dos biociclos que integram a Biosfera, qual o que diz respeito à flora e à fauna marinhas?

a) talassociclob) limnocicloc) epinociclod) limnobiosee) biociclo

 03. Qual é a importância  ecológica das algas que constituem o fitoplâncton marinho?


04. Como é dividido o Limnociclo?


05. Pertencem ao nécton:
a) todos os habitantes dos mares que nadam ativamente; b) todos os habitantes dos mares, fixos ou rastejantes do substrato abissal; c) todos os habitantes dos mares, fixos ou rastejantes do substrato litorâneo; d) todos os habitantes dos mares que vivem flutuando no oceano; e) todos os animais microscópicos do substrato abissal ou litorâneo. 

 06. No mar, o número de consumidores primários é maior na profundidade de:
a) 0 a 200 metros  b) 400 a 800 metros    c) 800 a 1 200 metros d) 1 200 a 1 600 metros   e) mais de 1 600 metros 

 07. Dos biociclos que integram a Biosfera, qual o que diz respeito à flora e à fauna marinhas?
a) talassociclob) limnocicloc) epinociclod) limnobiosee) biociclo

 08.. Complete:Biomas aquáticosOs conjuntos de organismos I, II e III, da tabela acima, podem fazer parte, respectivamente, do:
a) nécton, bentos e plânctonb) nécton, nécton e bentosc) plâncton, bentos e nécton
d) bentos, nécton e plânctone) bentos, plâncton e nécton 

09. Entre as comunidades marinhas encontramos a categoria chamada de NÉCTON, que corresponde ao conjunto de seres vivos:
a) que se deslocam passivamente na água, arrastados pelas ondas e correntes marinhas; b) conhecidos por algas responsáveis pela renovação da maior parte do oxigênio do planeta; c) dotados de movimentos ativos, capazes de nadar e vencer as correntes; d) vivem no leito do mar, fixos, rastejantes ou nadadores e pouco se afastam do fundo; e) conhecidos por anêmonas-do-mar, estrelas-do-mar, ouriços-do-mar e protozoários.
  10. (FATEC) Associe as colunas abaixo e marque a alternativa que contém a associação correta:
COLUNA A            
I.    Plâncton             II.   Nécton          III.  Bentos     
COLUNA B
1. Organismos capazes de nadar ativamente contra as correntes marinhas. 2. Organismos característicos do fundo do mar. 3. Organismos flutuantes incapazes de nadar contra as correntes marinhas.      
a) I - 2; II - 3; III –1b) I - 3; II - 1; III – 2c) I - 1; II - 3; III - 2 d) I - 2; II -1; III – 3e) I - 3; II - 2; III – 1

11-.Prof. Adão Marcos/ BIO -Coloque V ou F
O Brasil, devido à enorme dimensão territorial, apresenta uma grande variação climática entre as regiões, o que propicia uma diversidade muito grande de ecossistemas e, conseqüentemente, da fauna e flora.Considerando os biomas brasileiros, analise os itens a seguir:(     ) O Cerrado, localizado no Brasil Central, apresenta arbustos com caules tortuosos e de casca grossa; o clima seco torna a região freqüentemente sujeita a incêndios ocasionais; a fauna é rica em animais como o lobo-guará, a ema e a capivara.(     ) O Pantanal ocupa a região oeste do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde se encontram grandes áreas alagadas com vegetação típica do Cerrado, intercalada com vegetação aquática e grande diversidade de aves e peixes.(     ) O Manguezal, encontrado na região de Roraima e Tocantins, apresenta árvores de grande porte formando matas densas, onde se encontram predominantemente lobos, tatus e veados-campeiros.(     ) A Floresta Tropical, encontrada no interior dos estados do Ceará e Piauí, é caracterizada por uma vegetação com folhas pequenas e pontiagudas e com raízes com pneumatóforos; a fauna nela existente é pobre em espécies. 

12. Sobre as principais regiões fitogeográficas do Brasil, Coloque F ou V::
a)-(  ) São muito características no sul do Brasil a vegetação do tipo Tundra e a do tipo Taiga. A primeira é vegetação herbácea, com abundância de liquens e musgos; a segunda caracteriza-se como uma formação florestal com predomínio de coníferas.b)-(  ) As duas principais áreas florestadas do país são denominadas Floresta Amazônica e Floresta Atlântica. Ambas apresentam alta diversidade, tanto de espécies vegetais quanto animais.c)-(   ) A Floresta com Araucária é uma formação artificial, já que o seu principal elemento, a 'Araucariaangustifolia', é uma espécie introduzida pelo homem.d)- (   ) Os Campos Cerrados e os Pampas são formações vegetais onde há predomínio de plantas lenhosas, com caules tortuosos, de cascas espessas.e)-() O Manguezal é vegetação que se desenvolve em regiões onde os rios encontram-se com o mar. Caracteriza-se pelas plantas adaptadas a uma condição de excesso de água.F)-() A Caatinga é um tipo de vegetação que ocorre em regiões onde as chuvas são irregulares e as secas prolongadas. Caracteriza-se pela presença de cactáceas e de árvores e arbustos que perdem as folhas durante os períodos de seca

.13. A Floresta Amazônica é um ecossistema complexo e de equilíbrio delicado, que abriga cerca de 20% das espécies vivas do planeta.  Sobre esta floresta tropical avalie as proposições abaixo:
(     ) sendo uma comunidade clímax, ela é estável, auto-regulada e não sofre alterações estruturais significativas de cunho natural.(     ) as altas árvores são tão lentas na absorção dos nutrientes, que os solos mantêm-se ricos e com uma grossa camada de húmus.(     ) em caso de desmatamento da densa cobertura vegetal, ocorrerá o impacto das águas da chuva, diminuindo seu efeito erosivo e evitando a lixiviação.(     ) a quantidade de oxigênio produzido por fotossíntese pelas plantas é consumida na respiração de toda a comunidade da floresta.(     ) as grandes chuvas da região provocam enchentes periódicas, formando igapós, áreas de florestas inundadas, cujas flores e frutos alimentam a fauna aquática.    A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces.Aristóteles

Nenhum comentário:

Postar um comentário