sexta-feira, 22 de março de 2013

Exercícios- Bactérias- II


01)  Um estudante afirmou que as bactérias são prejudiciais ao ser humano, uma vez que provocam inúmeras doenças. Você concorda com essa afirmação? Por quê?

 02)  Um professor explicou aos alunos que, se houver um bom suprimento de comida e espaço suficiente, a partir de uma única bactéria podem surgir, em cerca de dez horas, mais de 1 bilhão  de bactérias. Que características desses microrganismos explicam essa rápida multiplicação?

  03)  A bactéria Clostriduim botulinum, que é anaeróbica estrita, pode contaminar alimentos e causar botulismo em quem os ingere. Em um bolo contaminado por bactérias dever haver, em principio, mais toxinas por bactérias na superfície do bolo ou no meio dele? Justifique a resposta.

 04)  Bactérias sensíveis a penicilina foram cultivadas no mesmo meio de cultura que bactérias resistentes a essa substancia e após certo tempo, alguns indivíduos do grupo sensível tinham se tornados resistentes. Supondo que esses indivíduos não tenham sofrido mutação, explique como eles podem ter adquirido resistência a penicilina.
 05)  Algumas bactérias são capazes de se nutrir das moléculas encontradas no petróleo e em alguns plásticos. Pensando nessas características, explique como elas poderiam ser utilizadas pelo ser humano em beneficio do Planeta.

  06)  Explique por que a invenção do microscópio contribui para a compreensão da causa das doenças infecciosas.

07)  (obs. consultar o exercícios pagina 57 exercícios  nº 04)-Um menino sofreu um ferimento no pé quando estava brincando na Terra.  O medico foi informado de que a criança não tinha recebido muita das vacinas obrigatórias.
a)Nessa situação, que doença a criança estava com maior risco de contrair? Explique por que.

 b)-Qual seria o procedimento mais seguro para evitar que, nesse caso a criança viesse a desenvolver tal doença? Qual dos gráficos a seguir corresponde a esse procedimento? Justifique. c)- A que procedimento corresponde o outro gráfico? Justifique.

 08)Um estudante escreveu o seguinte em uma prova: “ As bactérias são todas prejudiciais ao Homem”. Você concorda com o estudante? Justifique.

09)-Em relação as cianobactérias, responda:a)-Por que fazem parte do reino Monera?b)-Como se reproduzem, na maioria das vezes?c)- Que características permitem sua instalação em lugares desfavoráveis para a maioria dos seres vivos?

10) Cite doenças causadas por bactérias transmitidas por:a) Água e Alimentos:b) Contato sexual:c)-Gotículas de saliva dos doentes.
11) Coloque (B) bactérias e (V) vírus:(    )cólera,(    ) difteria,(    )  AIDS ,(   )  pneumonia,(   ) lepra,            (    ) tuberculose,(   ) tétano , (    ) disenteria bacilar.(   ) Sarampo ,  (    )  Poliomielite , (    )  Raiva , (   ) Febre amarela,     (   ) Dengue  , 
    (   )Tétano,(    )  Difteria, (    )  Coqueluche                

Nenhum comentário:

Postar um comentário