quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Exercícios : Vírus


01)-Identifique duas características exclusivas dos vírus, que não são verificadas nos demais seres vivos.
02) Cite duas características que permitem considerá-los seres vivos?
3)- Por que os vírus são considerados parasitas intracelulares obrigatórios?

04)Bacteriófagos foram tratados com fósforo e enxofre radiativos. Sabendo que o fósforo se incorpora ao DNA e que o enxofre se incorpora as cápsula protéica virais, que tipo de radiatividade você espera encontrar no interior de uma célula hospedeira desses vírus? Por que?
 05) Com objetivo de promover  reprodução de certo vírus bacteriófagos, um estudante incubou vírus em meio de cultura esterilizada, que continha todos os nutrientes necessários para o crescimento de bactérias. Ocorrerá a reprodução dos vírus? Por que ?
 06) O vírus responsável pela AIDS e um retrovírus. Qual o tipo de acido nucléico (DNA ou RNA) que constitui o material genético dos retrovírus? A denominação retrovírus refere-se a que característica desse vírus?
07) Explique como são feitas as vacinas.
8)- Defina:a) Epidemia B)- Endemia c)-Pandemia d)Agente etiológico.e)-Parasita  f)-vetor 
09-(Prof. Adão Marcos) Um pouco alarmado com a elevada ocorrência de dengue transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, um morador de Suzanápolis telefonou para a Sucen Superintendência de Controle de Endemias) e relatou que havia sido picado na mata, à noite, por um mosquito grande e amarelado. Relatou também que, no dia seguinte, começou a ter febre e sentir dores nas articulações. O biólogo da Sucen, ao saber que esse senhor não tinha viajado para qualquer área endêmica da doença, tranquilizou-o dizendo que certamente não teria contraído a dengue, embora fosse importante que ele procurasse atendimento médico. Cite cinco fatos relatados acima que levaram o biólogo da Sucen a concluir que essa pessoa não estava com dengue.
 10-) Analise as afirmativas abaixo:I - Os ácidos nucléicos estão presentes em todos os  seres vivos.II - A reprodução é um dos processos que caracteriza a  vida.III - Os vírus são organismos unicelulares.Indique a opção que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s):a) I e II.    b) II e III.   c) I e III.   d) apenas a III.   e) I, II e III.
11) O material hereditário dos retrovírus é o (1). Esses  vírus apresentam uma enzima, a transcriptase reversa, capaz de produzir moléculas de (2) a partir de (3). Indique a alternativa que preenche de forma adequada as lacunas 1, 2 e 3.a) RNA – RNA – DNA.    b) DNA – RNA – DNA.   c) RNA – DNA – RNA.  d) DNA – DNA – RNA.                      e) DNA – RNA – RNA.
12) Os vírus possuem as características a seguir, exceto:a) São parasitas intracelulares obrigatórios e  específicos.b) Não possuem nível celular de organização.c) Possuem ácido nucléico envolvido por uma cápsula protéica.d) São capazes de se multiplicar e de crescer.e) Transmitem por hereditariedade, suas características aos descendentes. 
13) (Prof.Adão Marcos) Os bacteriófagos são constituídos por  uma molécula de DNA envolta em uma cápsula de proteína. Existem diversas espécies, que diferem  entre si quanto ao DNA e às proteínas constituintes da cápsula. Os cientistas conseguem construir partículas virais ativas com DNA de uma espécie e cápsula de outra. Em um experimento, foi produzido um vírus contendo DNA do bacteriófago T2 e cápsula do bacteriófago T4. Pode-se prever que a  descendência desse vírus terá:a) cápsula de T4 e DNA de T2.     b) cápsula de T2 e DNA de T4.c) cápsula e DNA, ambos de T2.  d) cápsula e DNA, ambos de T4.e) mistura de cápsulas e DNA de T2 e de T4.

14) Os vírus são responsáveis por várias doenças em animais, sendo muitas vezes transmitidos entre espécies relacionadas, refletindo o grau de parentesco entre elas. São doenças virais, exceto:  
  a) raiva b) varíola c) lepra d) dengue e) sarampo.
15) Em relação à AIDS (Síndrome da Imunodeficiência  Adquirida), julgue as proposições a seguir em V ou F:1. (  ) é causada por um retrovírus.2. (  ) pode ser transmitida pelo leite materno das mães contaminadas pelo HIV.3. (  ) o uso de preservativos (camisinha) durante asrelações sexuais é uma das principais medidas profiláticas.4. (  ) a transmissão é freqüente pelo contato de mãos.
16)- Em referência aos vírus é correto afirmar:
a) O vírus da AIDS pertence ao grupo dos retrovírus, por apresentar DNA como material genético.b) No ciclo reprodutivo lisogênico do vírus bacteriófago, o DNA viral é incorporado ao DNA bacteriano, não interferindo no metabolismo bacteriano.c) São exemplos de doenças causadas por vírus: sarampo, pneumonia, poliomielite e raiva.d) Transcriptase reversa é uma enzima que permite ao vírus fazer uma molécula de RNA a partir da molécula de DNA viral
.17) Comente aspectos nos quais os vírus diferem dos demais seres vivos.
 18) O que são, como são constituídos e onde se reproduzem os vírus? 
 19) Que argumentos você usaria para incluir aos vírus entre os seres vivos? 
20) Assinale V (verdadeiro) ou F (falso), para as seguintes afirmativas:
a) ( ) Todos os vírus apresentam DNA e RNA.
b) ( ) O Vírus da Aids e um retrovírus.
c) ( ) Os vírus são classificados como seres vivos,pois se reproduzem.
d) ( ) Os vírus são seres acelulares
e) ( ) O fato de os vírus sofrerem mutações no material genético, dificulta a produção de vacinas eficazes contra eles
.f) ( ) Os vírus envelopados possuem um envelope lipoprotéico externamente ao capsídeo.
g) ( ) Os vírus são seres unicelulares, que não possuem metabolismo próprio.
h) ( ) Os vírus possui metabolismo próprio. 
18)Explique o que são viroses. 

Prof. Adão Marcos Graciano Dos Santos -Licenciado em Ciências Físicas e Biológicas/Especialização em Ciências Sociais com ênfase em Geografia, Historia e Educação Ambiental.

”Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos”.  Provérbios

Nenhum comentário:

Postar um comentário