quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Exercícios: Água e Sais Minerais


01)- Algumas pessoas fazem exercícios com roupas pesadas em dias quentes por que Isso faz  suar, o que pode causar uma perda temporária de peso. Explique.
a)- Alem de calorias, o que a pessoa perdeu que  também a fez diminuir de peso?
B)- Por que essa perda extra de peso e temporária?
c)- Por que a pratica de exercícios com roupas pesadas em dias quente e perigoso para a saúde?
2)-O rato-canguru, um pequeno mamífero dos desertos norte-americanos, não bebe água. De onde vem a água necessária para seu organismo?03- Com base no gráfico, responda as questões:  Livro Biologia Volume I pagina 48 exercícios numero 03:
a)    Qual a substancia encontrada nos seres vivos em maior quantidade?
b)   Qual o tipo de substancia orgânico  encontrado nos animais em maior quantidade ? E nas Plantas?
04)-Por que os cientistas se preocupam em encontrar prova da existência de água no estado liquido em outro planeta(Marte)?
05)-Era um dia muito quente e de muito sol numa praia rochoso. Tão quente que não era possível pisar descalço sobre a areia ou rochas, pois os pés queimavam. Mas não havia nenhum problema em andar com os pés mergulhados na água. Como se explica essa diferença de temperatura. 
 06)-A maior parte dos seres vivos e composta de água. No corpo humano, a porcentagem de água pode varia de 20%, nos ossos, a 85%, nas células nervosas;nas medusas 95%. Coloque V ou F.
a)  (   ) A maioria dos elemento químicos  presentes nos seres vivos necessita de uma meio aquoso para dissolver e reagir uns com os outros.
b) (  ) A água atua no transporte e na remoção dos produtos do metabolismo.
C)(   ) A grande capacidade da água de absorver calor protege o material vivo contra súbitas  mudanças de térmicas.
d) (  )  A água atua como lubrificante, estando presentes entre as juntas dos ossos
.07)- Qual alternativa que apresenta a correspondência correta:Sais  minerais                                 funções                                        principais alimentos
a)- Magnésio                     /  forma a hemoglobina /                leite   e fruta
B)- Ferro    /           forma clorofila    /                    cereais e hortaliça
C)- Cálcio   forma os ossos e dentes  laticínios, hortaliças e folhas verdes)     Flúor              / faz parte dos hormônios     /                           fígado e legumes     
e)-    Iodo             /  autua no trabalho dos nervos    /            carne e ovos.
8)Em media, água corresponde a 70% da composição química de um individuo normal:01-Tecido nervoso- substancia cinzenta 85%  /02-Tecido nervoso- Substância branca   70%03-Medula óssea    75% / 04-Tecido conjuntivo  60% /05-Tecido adiposo 15% /06-Hemácias  65% /07- osso(sem medula)    20%.   
Durante um biopsia, foi isolada em amostra de tecido para analise em laboratório. Enquanto intacta, essa amostra pesava 200 mg. Após secagem em estufa,quando retirou toda a água do tecido, a  amostra passou a pesar 80 mg. Baseado na tabela pode-se afirmar que essa e uma amostra pertence a qual tecido?09)- Que medida foi tomada pelo órgãos de saúde brasileiros para combater o bócio endêmico?10)- Explique o que anemia ferropriva.
11) No interior da sementes podem ser encontrados o embrião, que Dara origem a uma nova planta, e uma reserva de alimento, que nutrira o embrião no inicio de seu desenvolvimento. Se todos os componentes necessários para a formação de um novo vegetal já esta presentes nas sementes, por quê os grãos de feijão, por exemplo, normalmente não germinam dentro das embalagens nas quais estão contidos?
 12- Num almoço foram servidos os seguintes pratos; salada de alface, feijão, batata-frita, bife de fígado, suco de laranja e sorvete. Quais os  sais minerais estavam presentes nessa refeição?

Nenhum comentário:

Postar um comentário