sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Prof. Adão Marcos - Exercícios Aves e Mamíferos/ Digestão

1. (FMJ-SP) Nesta questão assinale a alternativa que não corresponde a uma característica das aves.a) Ausência de bexiga urinária.    b) Hemácias anucleadas.c) Coração com duas aurículas e dois ventrículos.    d) Homeotermia.  e) Fertilização interna.
2. (FURRN) O canto das aves é devido à(s):a) Siringe    b) Faringe    c) Laringe    d) Traquéia    e) Narinas
3. (FATEC-SP) Assinale a afirmação incorreta:a) As aves são animais homeotermos, como os mamíferos.b) As aves são os únicos animais providos de penas.c) As aves apresentam circulação dupla e coração com quatro cavidades.d) As aves não possuem bexiga urinária e a excreção é rica em ácido úrico (uricotélicos).e) As aves são amniotas e algumas ordens apresentam pulmões do tipo alveolar, como os dos mamíferos.
4. (UFMG) Homeotermia e coração completamente dividido em quatro câmaras são aquisições importantes de:a) Peixes em relação a protocordados.   b) Anfíbios em relação a peixes.c) Répteis em relação a anfíbios.   d) Aves em relação a répteis.e) Mamíferos em relação a aves.
5. (VUNESP) Existe um tipo popular que pergunta: “Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?” Sendo a galinha uma ave, do ponto de vista biológico e evolutivo, a alternativa correta para responder a essa questão é:a) O ovo, pois as aves são todas ovíparas.b) O ovo, pois as aves descendem dos répteis, que também põem ovos.c) A galinha, pois o ovo surgiu nas aves posteriormente.d) O ovo, que deu origem às aves e depois aos répteis.e) A galinha, pois os répteis que originaram as aves não punham ovos.
6. (UFSC) O ornitorrinco, o peixe-boi e a foca são representantes de uma mesma classe de vertebrados. Dentre as características gerais desse grupo, não podemos citar (questão adaptada):a) Coração com quatro cavidades.b) Homeotermia.c) Sistema nervoso dividido em central, periférico e autônomo.d) Respiração pulmonar e traqueal.e) Glândulas mamárias.
7. (UEPG-PR) Diafragma, músculo inspirador que separa o tórax do abdômen, é encontrado:a) Em todos os vertebrados.    b) Nos mamíferos e nas aves. c) Somente nos mamíferos.d) Nos alantoidianos.e) Nos anamniotas.
8. (PUC-MG) Grande parte dos mamíferos não possuem o saco vitelino como anexo embrionário, porque:a) Tem sua função substituída pelas glândulas mamárias.b) Seus embriões são nutridos pela placenta.c) O marsúpio se encarrega de fornecer a proteção adequada à cria.d) As trocas gasosas se processam por difusão.e) As excretas do embrião são acumuladas sob forma insolúvel.
9. (UFMS) Analise as afirmativas abaixo e assinale a que apresenta características exclusivas da classe dos mamíferos (questão adaptada):a) Ter dentição diferenciada em dentes incisivos, caninos, pré-molares e molares.b) Apresentar circulação dupla completa, sendo a pequena circulação a que ocorre do coração para o resto do corpo e daí para o coração, e a grande circulação a que ocorre do coração para o pulmão e desse para o coração.c) Possuir hemácias nucleadas com forma de disco bicôncavo.d) Ter rins funcionais do tipo metanefros.
10. (FUC-MT) Os mamíferos são os únicos animais que apresentam:a) Glândulas mamárias e pêlos, mas não hemácias anucleadas e diafragma.b) Glândulas mamárias, pêlos, hemácias anucleadas e diafragma.c) Glândulas mamárias, pêlos e hemácias anucleadas, mas não diafragma.d) Glândulas mamárias e diafragma, mas não pêlos e hemácias anucleadas.e) Glândulas mamárias, mas não pêlos, hemácias anucleadas e diafragma.
          11. (UEMT) Os sacos aéreos encontrados nos
pulmões das aves têm a função de:a) aumentar a superfície respiratória.    b) aumentar a capacidade de armazenamento de ar dos pulmões.
c) excretar catabólitos do sangue.  d) filtrar o ar que vai para os pulmões. e) diminuir o peso do esqueleto. 
12. (UNIUBE) Qual das alternativas abaixo apresenta
características que não é própria das aves?a) após a eclosão, os pais continuam a cuidar da prole b) movimentos e reflexos rápidosc) coração formado por quatro câmaras separadas  d) desenvolvimento da visãoe) fecundação interna e desenvolvimento interno

13-(Prof. Adão Marcos) Se um indivíduo apresentar uma doença que impeça a produção de bile pelo fígado passará a ter problemas com a digestão de:
14) (Prof. Adão Marcos). Numere as enzimas responsáveis pela digestão de proteínas no homem, relacionadas abaixo, na segunda coluna, de acordo com as suas origens, citadas na primeira coluna:(1) glândulas salivares (    )  ácidos graxos (2) estômago     (   ) tripsina (3) pâncreas     (   )  acido clorídrico
(4) lípases     (    ) amido  
15) (Prof.Adão Marcos). Na digestão humana, das três enzimas  citadas ptialina, pepsina e tripsina   , onde  sacão produzidas?
           16)- Como e formado o aparelho digestório Humano?
17)- Quais os órgãos anexos?
18) Cite as principais adaptação das aves par o voo.
19)- Cite as principais características dos mamíferos.
20)Qual a função da glândula uropigiana das aves?

 Prof. Adão Marcos Graciano Dos Santos/ www.adaomarcosbio.blogspot.com.br
Licenciado em Ciências Físicas e Biológicas,
Especialização em Ciências Sociais com ênfase em Geografia Historia e Educação Ambiental. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário