sexta-feira, 25 de março de 2011

ATOMO 9º ANO

01) A principal característica de um elemento químico é seu número atômico (Z), que corresponde, por definição, ao número de:
a) nêutrons. b) prótons e nêutrons. c) prótons no núcleo. d) prótons e elétrons.
e) nêutrons ou elétrons.
02) (Covest-2003) Isótopos radiativos são empregados no diagnóstico e tratamento de inúmeras doenças. Qual é a principal propriedade que caracteriza um elemento químico?
a) Número de massa b) Número de prótons c) Número de nêutrons d) Energia de ionização
e) Diferença entre o número de prótons e de nêutrons
03) (CEESU – 2003) Átomos de um mesmo elemento químico apresentam igual número de...
a) massa. b) prótons. c) elétrons. d) nêutrons. e) níveis de energia.
04) As partículas fundamentais subatômicas de carga nula são chamadas de:
a) prótons. b) nêutrons. c) íons. d) elétrons. e) ânions.
05) (UFSM-RS) Analise a tabela:
Espécie genérica Nº de nêutrons Nº de prótons Nº de elétrons
X 20 17 17
Y 17 17 18
Z 78 79 78
W 18 18 18
Assinale a alternativa que apresenta apenas espécie(s) neutra(s):
a) X, apenas. b) Y, apenas. c) Z, apenas. d) W, apenas. e) X e W, apenas.
06) (UERJ) Um sistema é formado por partículas que apresentam composição atômica: 10 prótons,
10 elétrons e 11 nêutrons. A ele foram adicionadas novas partículas. O sistema resultante será
quimicamente puro se as partículas adicionadas apresentarem a seguinte composição atômica:
a) 21 prótons, 10 elétrons e 11 nêutrons. b) 20 prótons, 20 elétrons e 22 nêutrons.
c) 10 prótons, 10 elétrons e 12 nêutrons. d) 11 prótons, 11 elétrons e 12 nêutrons.
e) 11 prótons, 11 elétrons e 11 nêutrons.


11) (MACK-SP) O número de prótons, de elétrons e de nêutrons do átomo 17Cl35 é, respectivamente:
a) 17, 17 e 18. b) 35, 17 e 18. c) 17, 18 e 18. d) 17, 35 e 35. e) 52, 35 e 17.
12) (UFMA) Em um átomo com 22 elétrons e 26 nêutrons, seu número atômico e número de massa são, respectivamente:
a) 22 e 26. b) 26 e 48. c) 26 e 22. d) 48 e 22. e) 22 e 48.
13) O número de nêutrons do átomo 20 X 62 é:
a) 104. b) 10. c) 62. d) 42. e) 20.
14) A quantidade de nêutrons do 21 P 61 é:
a) 21. b) 82. c) 61. d) 41. e) 40.
15) A diferença entre o número de massa de um átomo e o seu número atômico fornece o número de:
a) prótons. b) nêutrons. c) elétrons. d) mésons. e) pósitrons.
16) (Unifor-CE) Dentre as espécies químicas:
5B9, 5B10, 5B11 6C10, 6C12, 6C14
As que representam átomos cujos núcleos possuem 6 nêutrons são:
a) 6C10 e 6C12 b) 5B11 e 6C12 c) 5B9 e 6C14 d) 5B10 e 5B11 e) 5B10 e 6C14
17) (Covest-2002) Isótopos radiativos de iodo são utilizados no diagnóstico e tratamento de problemas da tireóide, e são, em geral, ministrados na forma de sais de iodeto. O número de prótons, nêutrons e elétrons no isótopo 131 do iodeto I –
131 I – 53 são, respectivamente:
a) 53, 78 e 52. b) 53, 78 e 54. c) 53, 131 e 53. d) 131, 53 e 131. e) 52, 78 e 53.
18) A espécie química Pb2+ apresenta 127 nêutrons. Pode-se afirmar que o número total de partículas no seu núcleo é: Dado: 82Pb
a) 205. b) 206. c) 207. d) 208. e) 209
19) Um átomo possui 19 prótons, 20 nêutrons e 19 elétrons. Qual dos seguintes átomos é seu isótopo?
a) 19A41. b) 18B40. c) 18C38. d) 39D58. e) 20E39.


20) (UFPA) Observe os átomos: 19X39, 20Y40, 19Z40 e 20A39. É correto afirmar que:
a) X e Z são isótonos. b) Y e Z são isótopos. c) Z e A são isótonos.
d) X e A são isóbaros. e) Y e A são isóbaros.
21)Um átomo do elemento químico X é isótopo de 20 A 41 e isóbaro de 22 B 44. Com base nessas
informações, podemos concluir que o átomo do elemento X possui:
a) 22 prótons. b) 24 nêutrons. c) 20 nêutrons. d) número de massa igual a 61.
e) número de massa igual a 41.



Prof. Adão Marcos Graciano
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quarta-feira, 23 de março de 2011

ISOTOPOS 9º ANO

1)Somando-se todas as partículas (prótons, nêutrons e elétrons) de um átomo de 28Ni59 com as do átomo de 80Hg201, o total de partículas será:
a) 281. b) 158. c) 368. d) 108. e) 360.


2)(Prof.Adão marcos-RO) Um átomo genérico X apresenta a seguinte estrutura:
Prótons 13
Nêutrons 14
Elétrons 13
O número de massa deste átomo é igual a: a) 13. b) 14. c) 26. d) 27. e) 40.
3) Somando-se todas as partículas (prótons, nêutrons e elétrons) de um átomo de 28Ni59 com as do átomo de 80Hg201, o total de partículas será:
a) 281.b) 158.c) 368.d) 108.e) 360.
04) (Prof. AMGS Dados os nuclídeos 15I30, 18II30, 13III30, 15IV30, 18V29, 14VI31, podemos afirmar que:
a) I e IV são isótopos; II e V são isóbaros; III e IV são isoneutrônicos.
b) IV e VI são isótopos; I, II e III são isóbaros; V e VI são isoneutrônicos.
c) I, II e III são isótopos; III e V são isóbaros; IV e VI são isoneutrônicos.
d) II e VI são isótopos; I e IV são isóbaros; III e VI são isoneutrônicos.
e) II e V são isótopos; III e IV são isóbaros; III e VI são isoneutrônicos
05) O átomo mais abundante do alumínio é o 13Al27. Os números de prótons, nêutrons e elétrons do íon Al3+ deste isótopo são, respectivamente:
a) 13, 14 e 10.b) 13, 14 e 13.c) 10, 14 e 13.d) 16, 14 e 10.e) 10, 40 e 10.
06) Um átomo X tem 56 prótons e 81 nêutrons. Um átomo Y tem número de massa 138 e é isótono de X, logo podemos afirmar que o número de atômico do átomo Y é igual a:
a) 56. b) 57.c) 81.d) 82.e) 138.
07) Conhecem-se os seguintes dados referentes aos átomos A, B e C:
• A tem número atômico 14 e é isóbaro de B.
• B tem número atômico 15 e número de massa 30, sendo isótopo de C.
• A e C são isótonos entre si.
Qual o número de massa de C?
08) Sejam os elementos 62A150, B e C de números atômicos consecutivos, na ordem dada. Sabendo que A e B são isóbaros e que B e C são isótonos, determine o número de nêutrons do elemento B e o número de massa do elemento C, respectivamente:
a) 87 e 151. b) 87 e 152.c) 85 e 151.d) 85 e 152.e) 80 e 150


09) São dados três átomos distintos A, B e C. O átomo A tem número atômico 35 e número de massa 80. O átomo C tem 47 nêutrons, sendo isoeletrônico de A. Os átomos A e B têm o mesmo número de nêutrons e os átomos B e C têm o mesmo número de massa. Determine o número de prótons do átomo B.


10) O silício, elemento químico mais abundante na natureza depois do oxigênio, tem grande aplicação na indústria eletrônica. Por outro lado, o enxofre é de importância fundamental na obtenção do ácido sulfúrico. Sabendo-se que o átomo 14Si28 tem o mesmo número de nêutrons de uma das variedades isotópicas do enxofre, 16S. Determine o número de massa do átomo de enxofre.
11. Um átomo X tem 56 prótons e 81 nêutrons. Um átomo Y tem número de massa 138 e é isótono de X, logo podemos afirmar que o número de atômico do átomo Y é
igual a: a) 56. b) 57. c) 81. d) 82. e) 138.


12. Considere um átomo X, isótopo de um átomo Y e isóbaro de um átomo Z, acerca dos quais afirmamos que:
I. X e Y possuem o mesmo número atômico.
II. X e Y possuem o mesmo número de massa.
III. Y e Z possuem o mesmo número de massa.
IV. X e Z possuem o mesmo número atômico.
Podemos concluir que:
a) São corretas apenas as afirmações I, II e III.
b) São corretas apenas as afirmações II e IV.
c) São falsas apenas as afirmações II, III e IV.
d) São falsas todas as afirmações.
e) São corretas todas as afirmações

segunda-feira, 21 de março de 2011

Hoje é o Dia Internacional da Síndrome de Down 21.03

 
O dia 21 de março é uma data importante: é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Será que você tem algum amigo com Síndrome de Down? Já parou para pensar no que é isso?
A Síndrome de Down é um acontecimento genético natural e universal. Isso quer dizer que a síndrome não é resultado da ação ou do descuido de mães ou pais, como muitos pensam. E nem é uma doença. Ela é causada por um erro na divisão das células durante a formação do bebê (ainda feto). Só para você ter uma idéia, de cada 700 bebês que nascem, UM tem Síndrome de Down. Por isso, qualquer mulher, independente da raça ou classe social pode ter um bebê Down. Até hoje, a ciência ainda não descobriu os motivos que provocam essa alteração genética, portanto não há como evitar.


Genética

Você já deve ter ouvido falar que todas as características de uma pessoa - a cor da pele, dos olhos, o tipo e cor dos cabelos, a altura e tudo mais – são herdados (transmitidas) dos pais, certo? Como? Por meio dos genes. São os genes, presentes nos cromossomos, que carregam tudo o que somos. Cromossomos são pedacinhos do núcleo das células que contém as características que cada um de nós herda do pai e da mãe.

Mas mesmo sabendo que existem semelhanças entre as pessoas com Down, não há exames que determinem, no nascimento, como a pessoa (criança, depois adolescente e adulto) vai evoluir durante a sua vida. Mas hoje, com as descobertas da medicina, sabe-se que para a criança down desenvolver todo seu potencial é importante que, desde cedo, seja amada e estimulada pelos pais, irmãos e profissionais habilitados.
A alteração genética das crianças com Down faz com que todas elas sejam muito parecidas e tenham as seguintes características:

1 - hipotonia (flacidez muscular, o bebê é mais molinho);

2 - comprometimento intelectual (a pessoa aprende mais devagar);

3 - aparência física (uma das características físicas são os olhinhos puxados).

Aceitar as diferenças

Atualmente, a Síndrome de Down é mais conhecida, o que permite mais qualidade de vida, melhores chances e desenvolvimento para os portadores. Mas, infelizmente, esse avanço ainda não foi suficiente para acabar com um dos principais obstáculos que as pessoas com Down enfrentam: o preconceito.

O fim da exclusão

Já houve várias novelas e filmes que mostraram que os portadores da síndrome podem ter uma vida normal, embora necessitem de cuidados. Há alguns anos, a novela "Páginas da Vida" mostrou a menina Clara, uma criança com Síndrome de Down. Até alguns anos atrás, poucos sabiam que quem possui a síndrome é capaz de trabalhar e até de atuar como fez a atriz mirim Joana Mocarzel, que representou a Clara.

Sabia que existem ações para diminuir a exclusão social da pessoa com Down? Confira quais são:

- a transmissão das informações corretas sobre o que é a síndrome;

- o convívio social;

- a garantia de espaço para participar de programas voltados ao lazer, à recreação, ao turismo e à cultura;

- capacitação de profissionais de Recursos Humanos para avaliar adequadamente pessoas com Síndrome de Down, entre outras.

A data

O dia 21 de março foi escolhido pela associação "Down Syndrome International" para ser o Dia Internacional da Síndrome de Down em referência ao erro genético que a provoca. Todo mundo tem 23 pares de cromossomos. Quem tem Down tem três cromossomos no par de número 21 (daí a data 21/03).

Fonte: Instituto Meta Social.
http://www.blogdodeuzinho.org/2011/03/hoje-e-o-dia-internacional-da-sindrome.html

sexta-feira, 18 de março de 2011

Tabela da conversão Escalas termometricas 9º Ano


Tabela da conversão F / C :

-30 F = -34.444 C
-20 F = -28.889 C
-10 F = -23.333 C
  0 F = -17.778 C
10 F = -12.222 C
20 F = -6.667 C
30 F = -1.111 C
40 F = 4.444 C
50 F = 10 C
60 F =15.556 C
70 F = 21.111 C
80 F = 26.667 C
90 F = 32.222 C
100 F = 37.778 C

Tabela da conversão C / F :

-30 C = -22 F
-20 C = -4 F
-10 C = 14 F
  0 C = 32 F
10 C = 50 F
20 C = 68 F
30 C = 86 F
40 C = 104 F
50 C = 122 F
60 C = 140 F
70 C = 158 F
80 C = 176 F
90 C = 194 F
100 C = 212 F

quinta-feira, 17 de março de 2011

Herança ligada ao sexo

01). (Prof. Adão Marcos)-  Qual a diferença entre os termos herança ligada ao sexo, herança restrita ao sexo e herança influenciada ao sexo?
02. (Prof. Adão Marcos)- Explique o genótipo 44+X_
.03. (Prof. Adão Marcos)-  Explique o genótipo 44+XXY.
 04. (Prof. Adão Marcos)- Explique o genótipo 45+X
05) (Prof. Adão Marcos)-  Uma mulher de visão normal, cujo pai é daltônico, casou-se com um homem também de visão normal. Lembrando que o daltonismo é uma doença de herança ligada ao sexo feminino, a probabilidade é de que:
a) um quarto das filhas do casal seja daltônico.
b) metade dos meninos, filhos do casal, seja daltônica.
c) metade dos meninos e metade das meninas, filhos do casal, sejam daltônicos.
d) um quarto dos meninos, filhos do casal, seja daltônico.
e) um oitavo de todos os filhos do casal, tanto meninos quanto meninas, seja daltônico.

06) (Prof. Adão Marcos)-  Coloque V ou F:
I. O daltonismo é uma deficiência visual que impede o indivíduo de enxergar certas cores e pode ser prevenido através de medicação específica(   ).
II. Se uma mulher daltônica transmitir um dos seus autossomos portador do alelo para o daltonismo a um filho, ele será certamente daltônico(   ).
III. Hemofilia e uma herança ligado ao sexo (    ).
IV. O daltonismo, atualmente, graças à engenharia genética, já tem tratamento e cura(  ).
V. Uma mulher heterozigótica para o daltonismo, que recebeu de seu pai o cromossomo X, portador do gene alelo mutante para essa doença, tem visão normal para as cores(   ).

07)
(Prof. Adão Marcos)-  Uma característica genética recessiva presente no cromossomo Y é:

a) poder ser herdada do pai ou da mãe pelos descendentes do sexo masculino e do feminino.
b) só poder ser herdada a partir do pai por seus descendentes do sexo masculino.
c) só poder ser herdada a partir do pai por seus descendentes do sexo feminino.
d) só poder ser herdada a partir da mãe por seus descendentes do sexo masculino.
e) só poder ser herdada a partir da mãe por seus descendentes do sexo feminino.

08 . (Prof. Adão Marcos)-  Um homem de visão normal casa-se com uma mulher de visão normal, filha de um homem  daltônico. A probabilidade do casal vir a ter um casal de filhos daltônicos é:
A) 0%  B) 25%   C) 50%  D) 75%
09 . (Prof. Adão Marcos)-  O daltonismo é uma doença hereditária  e ligada ao sexo na espécie humana. Se um homem  daltônico, casa-se com uma mulher normal, não portadora  para o daltonismo, a probabilidade desse casal ter um filho  homem e daltônico, é:
A) 25%  B) 8%   C) 12 ,5%  D) 0%
10 . (Prof. Adão Marcos)-  Na espécie humana, as gônadas  formam-se no início do desenvolvimento do embrião. O  fato de os embriões XY desenvolverem testículos e os  embriões XX desenvolverem ovários levou às seguintes afirmações:
I. O cromossomo X possui genes que não existem no cromossomo Y.
II. Genes presentes no cromossomo Y são responsáveis pela determinação do sexo masculino.
III. O sexo feminino é o sexo homogamético.
É correto o que se afirma em
A) I, somente   B) II, somente  C) I e III, somente  D) II e III, somente  E) I, II e III
12. (Prof. Adão Marcos)-  Na espécie humana, a  determinação do sexo é do tipo
A) XO, sendo a mulher homogamética XO e o homem  heterogamético XX.
B) ZW, sendo a mulher heterogamética ZW e o homem homogamético ZZ.
C) ZO, sendo a mulher heterogamética ZO e o homem homogamético ZZ.
D) XY, sendo a mulher homogamética XX e o homem  heterogamético XY.
E) XY, sendo a mulher heterogamética XY e o homem homogamético XX.
13 . (Prof. Adão Marcos)-  Daltonismo é uma anomalia  visual que consiste na incapacidade de distinguir o
vermelho e o verde. Esta anomalia deve-se a um alelo recessivo; o dominante condiciona visão normal para cores. Sabendo-se que este gene situa-se na região do cromossomo X que não tem correspondente no
cromossomo Y, é correto afirmar:
A) há muito mais homens daltônicos do que mulheres daltônicas.
B) uma mulher só será daltônica se sua mãe também o for.
C) um homem só será daltônico se seu pai também o for.
D) não existem homens daltônicos.  E) não existem mulheres daltônicas
14 . (Prof. Adão Marcos)-  A Síndrome de Turner e a Síndrome de  Klinefelter são anomalias relacionadas aos cromossomos  sexuais, na espécie humana. Relacione as síndromes, com  suas respectivas caracterizações, nos portadores:

 Prof. Adão Marcos Graciano

HEMOFILIA E DALTONISMO

1-(Prof. Adão Marcos)- Quais são os cromossomos sexuais na espécie humana?

2-(Prof. Adão Marcos)- Quais são os cromossomos sexuais nas mulheres?

3-(Prof. Adão Marcos)- Quais são os cromossomos sexuais nos homens?

4-(Prof. Adão Marcos)-  Escreva a seguir os tipos de gametas (óvulos) produzidos pelas mulheres
cujos genótipos são:
a) XHXH
b) XHXh
c) XhXh
5(Prof. Adão Marcos)- -Um homem hemofílico pode ser representado por XhY. Qual seria o genótipo de um homem normal?

6-(Prof. Adão Marcos)- Indique os genótipos das crianças que poderão ser formadas:
a) Se o espermatozóide for XH e o óvulo for XH, o indivíduo formado será:
.............................................................................................................................
b) Se o espermatozóide for XH e o óvulo for Xh, o indivíduo formado será:
.............................................................................................................................
c) Se o espermatozóide for Y e o óvulo for XH, o indivíduo formado será:
.............................................................................................................................
d) Se o espermatozóide for Y e o óvulo for Xh, o indivíduo formado será:

07. (Prof. Adão Marcos)-  Uma mulher normal, cujo pai era daltônico, casa-se com  um homem daltônico. Responda:
a) Quais os possíveis genótipos do casal?

b) Qual a porcentagem de daltonismo prevista entre as filhas  do casal?

c) Qual a probabilidade de o casal ter um menino daltônico?
09. (Prof. Adão Marcos)- A hemofilia é uma doença hereditária ligada ao  cromossomo X e que se caracteriza pela predisposição às  hemorragias. Um casal normal para hemofilia teve seis filhas
normais e três filhos, sendo um hemofílico e dois normais.
Pergunta-se:
a) Qual o genótipo dos pais?
b) Qual era a probabilidade de as filhas terem nascido
portadoras?

09. (PROF. ADÃO MARCOS/-RO) Um casal de não-hemofílicos tem um filho com hemofilia. Responda:
a) Qual é a probabilidade de que uma filha desse casal
apresente a doença?


b) Qual é a probabilidade de que um outro filho (homem)
desse casal seja também hemofílico?

10) (Prof. Adão Marcos)- Se fôssemos escrever o genótipo da mulher representada na figura anterior,
escreveríamos XhXh. Ela é ou não hemofílica?



11) (Prof. Adão Marcos)- Indique os genótipos das crianças que poderão ser formadas:
a) Se o espermatozóide for XH e o óvulo for XH, o indivíduo formado será:
.............................................................................................................................
b) Se o espermatozóide for XH e o óvulo for Xh, o indivíduo formado será:
.............................................................................................................................
c) Se o espermatozóide for Y e o óvulo for XH, o indivíduo formado será:
.............................................................................................................................
d) Se o espermatozóide for Y e o óvulo for Xh, o indivíduo formado será:
.............................................................................................................................
12) (Prof. Adão Marcos)- Escreva agora o fenótipo dos indivíduos indicados no exercício anterior:
a) .............................................................................................................................
b) .............................................................................................................................
c) .............................................................................................................................
d) .............................................................................................................................

13) (Prof. Adão Marcos)- Uma mulher daltônica casa-se com um homem normal.
Qual o genótipo desse casal?
Homem ...................................................................................................................
Mulher

14). (Prof. Adão Marcos)-  A hemofilia é uma doença recessiva e ligada ao sexo. Fernando é hemofílico, embora seus pais, Jorge e Clara, sejam normais. O bisavô de Jorge era hemofílico. Por esta razão, Clara tem convicção de que Jorge é o responsável pela hemofilia de Fernando. Explique se Clara está certa ou não;

15. (Prof. Adão Marcos)-  Sabendo-se que na espécie humana o  daltonismo é condicionado por um gene recessivo ligado ao  sexo, responda e justifique as seguintes questões:
 a) Um casal daltônico pode ter um filho normal? E uma filha  normal?
 b) Um casal normal pode ter um filho daltônico? E uma filha  daltônica?
  c) Uma menina daltônica pode ter a mar normal?

quarta-feira, 16 de março de 2011

REAÇAOES QUIMICAS 9º Ano


1) CLASSIFIQUE AS REAÇAOES QUIMICAS;:Analise, síntese ,deslocamento ou simples troca e dupla troca.

A)  . Zn + 2 HCl à ZnCl2 + H2
b. P2O5 + 3 H2O à 2 H3PO4
C)I. AgNO3 + NaCl à AgCl + NaNO3
d).CaO + CO2 à CaCO3
E). 2 H2O à 2 H2 + O2 
2-.  ) Zn + Pb(NO3)2 à Zn(NO3)2 + Pb
03-)  FeS + 2 HCl à FeCl2 + H2S
04). 2  NaNO3 à 2 NaNO2 + O2
05). N2 + 3 H2 à 2 NH3 
     06)    2 AgBr à 2 Ag + Br2 
   07) CuCl2 + H2SO4 à CuSO4 + 2 HCl
08) CuSO4 + 2 NaOH à Cu(OH)2 + Na2SO4
09)I - Cu(OH)2 à CuO + H2
     10)    Cu + H2SO4 à CuSO4 + H2
  
    11)  2 HCl  +  Mg(OH)2 à  MgCl2  +  2 H2O

  12)   3 HCl  +  Al(OH)3 à  AlCl3  +  3 H2O  

13)      CuCl2 + H2SO4 à CuSO4 + 2 HCl
    14)     CuSO4 + 2 NaOH à Cu(OH)2 + Na2SO4
          15)              Cu(OH)2 à CuO + H2O
16)  Al(OH)3 + H2SO4 à Al2(SO4)3 + H2O