quarta-feira, 4 de maio de 2011

EXERCICIOS SOBRE POLUIÇAO

01)-(Prof. Adão marcos):Para reduzir o impacto negativo das fontes de poluição sobre o ambiente aquático, devemos:
I - evitar a liberação de esgotos sem tratamento nos cursos d'água.
II - incentivar a construção de aterros sanitários para a deposição de lixo.
III - exigir apenas a liberação de lixo biodegradável nos mananciais de água.
IV - estimular as indústrias a instalarem equipamentos que diminuam o grau de toxicidade de seus efluentes líquidos.

Pela análise das afirmativas, conclui-se que estão corretas
a) somente I, II e III     b) somente I, II e IV   c) somente I, III e IV  d) somente II, III e IV  e) I, II, III e IV
02) (Prof. Adão Marcos).:Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a soma dos itens corretos. 3. Certas indústrias possuem como efluente água quente, que provém do resfriamento das máquinas ou das caldeiras a vapor. Essa água, quando entra em contato com um curso de água natural, pode provocar alterações ambientais, uma vez que o aumento da temperatura provoca a diminuição da solubilidade do oxigênio, assim como, o maior consumo do mesmo pelos organismos aeróbicos. Assinale as proposições que apresentam conseqüências desse tipo de poluição aquática.
01. O nível de oxigênio dissolvido tende a cair.
02. Os organismos aeróbicos começam a morrer em grandes quantidades.
04. As bactérias anaeróbicas são beneficiadas por serem fermentadoras.
08. As algas do fitoplâncton desenvolvem-se até um certo limite, pois produzem o oxigênio de que necessitam e começam a declinar quando passam a competir pela iluminação.
16. As águas ficam límpidas e desprovidas de odor.      Soma (      )
03) (Prof. Adão Marcos).:Um dos problemas ambientais decorrentes da industrialização é a poluição atmosférica. Chaminés altas lançam ao ar, entre outros materiais, o dióxido de enxofre (SO2) que pode ser transportado por muitos quilômetros em poucos dias. Dessa forma, podem ocorrer precipitações ácidas em regiões distantes, causando vários danos ao meio ambiente (chuva ácida).

Com relação aos efeitos sobre o ecossistema, pode-se afirmar que:
I. as chuvas ácidas poderiam causar a diminuição do pH da água de um lago, o que acarretaria a morte de algumas espécies, rompendo a cadeia alimentar.
II. as chuvas ácidas poderiam provocar acidificação do solo, o que prejudicaria o crescimento de certos vegetais.
III. as chuvas ácidas causam danos se apresentarem valor de pH maior que o da água destilada.

Dessas afirmativas está(ão) correta(s):
a) I, apenas.  b) III, apenas.  c) I e II, apenas.  d) II e III, apenas.  e) I e III, apenas.
04) (Prof. Adão Marcos).::Certo dia, passeando por um sítio, você encontrou uma lagoa de águas muito límpidas e decidiu observar melhor este ambiente. De início, você notou a presença abundante de capim nas margens e de algas na água. Além disso, você pôde observar a fauna ali existente e do que se alimentava cada espécie, elaborando a figura esquemática a seguir:
cadeia alimentar aquatica
Com relação a este ambiente e seus componentes, é correto afirmar que:
01) O lambari, o girino e o cascudo são consumidores primários.
02) O capim e as algas formam o biótopo deste ecossistema, e os animais, a biocenose.
04) Caso este ambiente seja contaminado por DDT, a traíra será, dentre todos os animais deste ecossistema, o que terá a maior concentração do pesticida, pois se alimenta de três outros organismos do mesmo ecossistema.
08) Os peixes deste ecossistema compõem uma população.
16) Os peixes e girinos deste ecossistema são animais pertencentes ao filo Chordata, subfilo Vertebrata.
32) A barata-d'água é um inseto que apresenta, como todo Arthropoda da classe Insecta, corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, e com três pares de patas.
64) A garça é um vertebrado tetrápodo e pecilotérmico.
soma = (    )
05): (Prof. Adão Marcos).:Se o fluxo de energia em um ecossistema ártico passasse por uma cadeia alimentar simples, como a representada a seguir:

algas marinhas -> peixes -> focas -> urso polar

poderíamos afirmar corretamente que:
a) os ursos polares forneceriam mais alimento aos esquimós que as focas.
b) o conteúdo total de energia das algas marinhas seria menor do que aquele das focas.
c) a carne do urso polar conteria provavelmente as maiores concentrações de toxinas lipossolúveis.
d) as focas seriam mais numerosas que os peixes.
e) os carnívoros forneceriam mais alimento aos esquimós do que os herbívoros.
06) (Prof. Adão Marcos).::Quais são as alterações verificadas na comunidade de um lago em que se tenha depositado resíduos de fertilizantes.

0(Prof. Adão Marcos).:7:Uma área perto de um lago foi transformada pela prática da agricultura. Grandes quantidades de nitratos e fosfatos utilizados como fertilizantes foram lançadas nas águas pelas chuvas. Depois de algum tempo, ocorreu séria mortandade de peixes. Relacione essa mortandade com a adição dos nutrientes às águas?
08: (Prof. Adão Marcos).:Um dos perigos da utilização de inseticidas clorados é que eles são muito estáveis e permanecem longo tempo nos ecossistemas. Em vista disto, dada a cadeia alimentar:

CAPIM -> INSETO -> SAPO -> COBRA -> GAVIÃO

é de se esperar que a maior concentração de DDT por quilo de organismo seja encontrado em:
a) sapo.   b) gavião.  c) cobra.  d) inseto.  e) capim.
09) (Prof. Adão Marcos).:-Em que organismos se espera encontrar, depois de alguns meses, a maior concentração de um pesticida que caiu acidentalmente na água de um lago?
a) algas  b) plantas aquáticas  c) peixes  d) larvas de insetos  e) aves pescadoras
10) (Prof. Adão Marcos).:Uma indústria instalou-se à margem de um lago e passou a usar a água do mesmo para resfriar caldeiras. A água quente voltava ao lago, elevando sua temperatura para cerca de 38°C.
a) Qual o significado ecológico dessa alteração?
b) Justifique sua resposta, levando em consideração a solubilidade dos gases.
11) (Prof. Adão Marcos).:-O inseticida organoclorado DDD foi aplicado em um lago para combater larvas de mosquitos. Sua concentração na água, por ocasião da aplicação, era da ordem de 0,015 partes por milhão (ppm). Depois de algum tempo, os vários seres vivos do lago possuíam o DDD acumulado em seus corpos nas seguintes concentrações médias:

algas do plâncton ....................... 5 ppm

peixes herbívoros ....................... 520 ppm

peixes carnívoros ........................1400 ppm

a) Como interpretar esses dados?
b) Cite uma maneira de combater os mosquitos sem o uso de inseticidas ou outras substâncias poluentes.
12) (Prof. Adão Marcos)Pesticidas organoclorados:
a) Degradam rápido no meio ambiente     b) Bio-acumulam
c) Não prejudicam o meio ambiente      d) Desde sua introdução só tiveram efeitos benéficos
e) Contribuem para uma agricultura sustentável.
13) (Prof. Adão Marcos).::Um grupo de biólogos pretende avaliar a contaminação marinha por hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, substâncias lipossolúveis e, potencialmente, carcinogênicas.
a) Assinale, nos parênteses correspondentes, toda alternativa que menciona os animais a serem escolhidos, preferencialmente, como bioindicadores pelo grupo de biólogos.
( ) camarão e cianofíceas
( ) mexilhão e peixes
( ) zooplâncton e algas

b) Explique cada escolha feita no item anterior.
14) (Prof. Adão Marcos).:Poluição é a presença, no ambiente, de determinadas substâncias químicas em doses prejudiciais aos seres vivos. Baseando-se nesse conceito, indique se é verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmativas a seguir.
( ) O dióxido de enxofre (SO2) é um gás venenoso, proveniente da queima industrial de combustíveis, que pode reagir com o vapor d'água na atmosfera, causando o efeito estufa.
( ) Fertilizantes sintéticos e agrotóxicos, usados nas lavouras, podem poluir o solo e ás águas dos rios, podendo alguns inseticidas acumular-se na cadeia alimentar e concentrar-se nos níveis tróficos superiores.
( ) Não se pode abandonar o lixo urbano, a céu aberto, em áreas desabitadas, devendo ser enterrado ou queimado para não constituir mais uma fonte de poluição.

A seqüência correta é
a) F - F - V.
b) V - V - V.
c) V - V - F.
d) V - F - V.
e) F - V - F.
 
Ajude na conservação da Limpeza da sala de aula , Lixo no Lixo, faça sua parte , Mundo e a Escola Juscelino Kubitschek  Agradece...(Prof. Adão Marcos).

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