terça-feira, 15 de junho de 2010

PLATELMINTOS E NEMATÓIDES

01. (Unicamp-SP) "Humilhação dessas lombrigas / humilhação de confessá-las (...) / o que é pior: mínimo verme / quinze centímetros modestos (...) / enquanto Zé, rival na escola (...), / ele expeliu entre ohs! E ahs! (...) / formidável tênia porcina: / a solitária de três metros." (C.D. Andrade, "Dupla Humilhação") a) A quais filos animais pertencem a lombriga e a tênia respectivamente? b) Cite duas novidades evolutivas do filo da lombriga em relação ao filo da tênia.a) A lombriga pertence ao filo dos asquelminthes ou nematelmintes, enquanto a tênia pertence ao filo dos platelmintes. b) Os asquelmintes são pseudocelomados e apresentam sistema digestório completo, enquanto os platelmintes são acelomados e seu sistema digestório é incompleto ou ausente.

02. (Unicamp-SP) Por que o combate às verminoses tem tido pouco sucesso, apesar do uso de medicamentos eficientes contra vermes?
03. (FAAP-SP) Qual o agente patogênico causador do amarelão? Como ocorre a contaminação e onde se dá a fixação do referido agente no hospedeiro?
04. (Unicamp-SP) No início do século, o Jeca Tatu, personagem criado por Monteiro Lobato, representava o brasileiro de zona rural, descalço, mal vestido e espoliado por vermes intestinais. Jeca se mostrava magro, pálido e preguiçoso, características decorrentes de parasitose. Sobre o personagem, Monteiro Lobato dizia: "Ele não é assim, ele está assim" e ainda: " Examinando-lhe o sangue assombra a pobreza em hemoglobina." a) Que vermes intestinais eram responsáveis pelo estado do Jeca? b) Tendo em vista que essa parasitose ainda hoje acomete milhões de brasileiros, o que as pessoas devem fazer para não adquiri-la?

05. (FEI-SP) Em 1978, exames médicos realizados em 4790 escolares de 28 estabelecimentos de ensino de primeiro grau, localizados em São Paulo, revelaram que 22,31% são anêmicos e 90% têm pelo menos um tipo de verme. Destes 90%, 67,8% são portadores de, no mínimo, três espécies diferentes de vermes. Cite duas medidas profiláticas gerais no combate às verminoses.

06. (FAAP-SP) Cite uma doença parasitária, que poderá ser evitada, em cada um dos casos abaixo: a) se não comermos carne crua de porco.b) se não andarmos descalços. a) Teníase; b) Amarelão.

07. (FAA-SP) Em que doenças parasitárias: a) o verme adulto vive, preferencialmente, no sistema linfático humano? b) a larva do parasita passa pelo meio aquático, após sair do caramujo?

08. (Unicamp-SP) Uma das maneiras de diagnosticar parasitoses em uma pessoa é através do exame de fezes. As parasitoses abaixo podem ser diagnosticadas por este exame? Justifique sua resposta em cada caso: a) esquistossomose; b) ascaridíase; c) doença de Chagas.

09. (Unicamp) Há tempos, a prefeitura de Santos (SP) soltou gatos na orla marítima da cidade para tentar reduzir a grande quantidade de ratos existentes no local. Entretanto um novo problema surgiu: as praias próximas ficaram infestadas de Ancylostoma brasiliense - agente causador da parasitose conhecida como bicho-geográfico. a) Que denominação se dá ao tipo de combate como o utilizado contra ratos no exemplo acima? b) Explique a relação entre o agente causador da parasitose, os gatos e o ser humano.

10. (UFC - 2003) A filariose ou elefantíase é uma doença freqüente em regiões tropicais, inclusive no Brasil, e é causada por vermes nematóides da espécie Wuchereria bancrofti e transmitida por um mosquito do gênero Culex. a) Que sistema do organismo é afetado e qual a conseqüência? b) Mencione duas medidas profiláticas para evitar a elefantíase.

11. Lagoa Azul está doenteOs vereadores da pequena cidade de Lagoa Azul estavam discutindo a situação da saúde no município. A situação era mais grave com relação a três doenças: doença de chagas, esquistossomose e ascaridíase (lombriga). Na tentativa de prevenir novos casos, foram apresentadas várias propostas.
Proposta 1: promover uma campanha de vacinação.
Proposta 2: promover uma campanha de educação da população a noções básicas de higiene, incluindo fervura da água.
Proposta 3: construir rede de saneamento básico.
Proposta 4: melhorar as condições de edificação das moradias e estimular o uso de telas nas portas e janelas e mosquiteiros de filó.
Proposta 5: realizar campanha de esclarecimento sobre o perigo de banhos em lagoas.
Proposta 6: aconselhar o uso controlado de inseticidas.
Proposta 7: drenar e aterrar as lagoas do município.
Para o combate da ascaridíase, a proposta que terá maior benefício social se implementada pela prefeitura será: a)1 b)3 c)4 d)5 e)6


12. (UFES) A ascaridíase, doença causada pelo Ascaris lumbricoides, atinge cerca de 60% da população brasileira. Essa doença, de endemia rural, como era entendida outrora, passa cada vez mais a ser um problema urbano.
a) Identifique o sexo dos animais da figura e dê suas características morfológicas diferenciais.b) Uma professora relatou que um aluno, ao tossir, expeliu com a expectoração algumas larvas de lombriga. Descreva o caminho percorrido por esses parasitas, desde a sua entrada no organismo humano até o momento em que o fato ocorreu.c) É característico dos vermes parasitas produzirem grandes quantidades de ovos. Uma fêmea de Ascaris produz cerca de 200 mil ovos por dia, que são eliminados juntamente com as fezes do hospedeiro. Descreva dois fatores que justifiquem a necessidade de os Ascaris eliminarem esse elevado número de ovos no meio externo, relacionando esses fatores ao ciclo de vida dos parasitas.


13. (VUNESP) Em um centro de saúde, localizado em uma região com alta incidência de casos de ascaridíase (lombriga, Ascaris lumbricoides), foram encontrados folhetos informativos com medidas de prevenção e combate à doença. Entre as medidas, constavam as seguintes:
I.Lave muito bem frutas e verduras antes de serem ingeridas.
II.Ande sempre calçado.
III.Verifique se os porcos - hospedeiros intermediários da doença - não estão contaminados com larvas do verme.
IV.Ferva e filtre a água antes de tomá-la.
O diretor do centro de saúde, ao ler essas instruções, determinou que todos os folhetos fossem recolhidos, para serem corrigidos. Responda.a) Quais medidas devem ser mantidas pelo diretor, por serem corretas e eficientes contra a ascaridíase? Justifique sua resposta.b) Se nessa região a incidência de amarelão também fosse alta, que medida presente no folheto seria eficaz para combater tal doença? Justifique sua resposta.
a) Devem ser mantidas as medidas I e IV. A ascaridíase é transmitida através de alimentos ou água contaminados com ovos do verme parasita.b) A medida eficaz contra o amarelão seria a II. O amarelão é adquirido principalmente ao andar descalço sobre a terra onde vivem as larvas infestantes dos parasitas Necator americanus e Ancylostoma duodenale.

14. (Unicamp) Uma criança, depois de passar férias em uma fazenda, foi levada a um posto de saúde com quadro sugestivo de pneumonia. Os resultados dos exames descartaram pneumonia por vírus ou bactéria. A doença regrediu sem necessidade de tratamento. Algumas semanas depois, um exame de fezes de rotina detectou parasitismo por Ascaris lumbricoides e por Enterobius vermicularis (oxiúro). A mãe foi informada de que um dos vermes poderia ter causado a pneumonia. a) Qual poderia ter sido o verme responsável? Justifique a sua resposta. b) Cite um outro verme que pode causar sintomas semelhantes no ser humano.

www.adaomarcos.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário