quinta-feira, 14 de maio de 2009

Grupos sanguineos

1) (Prof.Adão Marcos) - Em relação ao sistema sangüíneo ABO, um garoto, ao se submeter ao exame sorológico, revelou ausência de aglutininas. Seus pais apresentaram grupos sangüíneos diferentes e cada um apresentou apenas uma aglutinina. Os prováveis genótipos dos pais do menino são:

a)IBi – ii.
b)IAi – ii.
c)IAIB – IAi.
d)IAIB – IAIA.
e)IAi – IBi.

2) (Prof.Adão Marcos/BIO) - Se Rogério, que teve eritroblastose fetal ao nascer, casar-se com Andréa, cujo filho, Felipe já apresentou o mesmo problema de Rogério, não é correto afirmar que:


a)Felipe e Rogério têm seguramente o mesmo genótipo para o fator Rh.
b)existe no máximo 25% de chance de Rogério e Andréa terem outro filho com eritroblastose fetal.
c)Andréa é Rh-.
d)a mãe de Rogério é Rh- e o pai é Rh+.
e)se Rogério tivesse um irmão, haveria 50% de chance desse irmão também apresentar eritroblastose, se o pai deles for Rr.

3) (EEEFM-SLDO/JK) - Uma mulher Rh+, cujo pai é Rh-, é casada com um homem Rh+, cuja mãe é Rh-. A probabilidade desse casal vir a ter uma criança Rh- é de:


a)100%.
b)75%.
c)50%.
d)25%.
e)0%.

4) Uma coelha himalaia, cujo pai era albino, é cruzada com um coelho albino. A probabilidade de se obter filhotes himalaias desse cruzamento é:
Coelha: chca x caca.


a)1/4.
b)1/2.
c)1/8.
d)3/4.
e)1/16.
5) Um homem do grupo sangüíneo B casa-se com uma mulher do grupo A e o casal tem um filho do grupo O. A probabilidade de o casal vir a ter um filho do grupo A é de:


a)0%.
b)25%.
c)50%.
d)75%.
e)100%.

6) (EEEFM-JK/SLDO-RO)Uma mulher de tipo sangüíneo A gerou uma criança de sangue O. Por se tratar de um caso de paternidade duvidosa, foram investigados os grupos sangüíneos dos três possíveis pais dessa criança, que são os seguintes: homem I – AB; homem II – B; homem III – O.
Quais desses homens podem ser excluídos, com certeza, dessa paternidade?


a)apenas I.
b)apenas II.
c)apenas I e II.
d)apenas II e III.
e)I, II e III.
7) (EEEFM-JK/RO) - Em certo hospital nasceram quatro crianças na mesma noite, não sendo possível, no dia seguinte, saber quais os pais de cada criança. A determinação de grupos sangüíneos mostrou que as crianças eram ( 1 ) O, ( 2 ) A, ( 3 ) B, ( 4 ) AB e que os casais de pais eram ( I ) O e O, ( II ) AB e O, ( III ) A e B, ( IV ) B e B. A qual destas conclusões você chegaria sobre os verdadeiros filhos desses casais?


a)I : 1, II : 4, III : 2, IV : 3.
b)I : 4, II : 3, III : 2, IV : 1.
c)I : 1, II : 2, III : 4, IV : 3.
d)I : 1, II : 3, III : 4, IV : 2.
e)I : 1, II : 2, III : 3, IV : 4.

8) Ao retirar de um indivíduo três gotas de sangue, o laboratorista pingou sobre cada uma delas, respectivamente, uma gota de soro anti-A, uma gota de soro anti-B e uma gota de soro anti-Rh. Observou, então, ausência de aglutinação nas duas primeiras e aglutinação na última lâmina. Se este indivíduo necessitar de transfusão sangüínea, que tipo poderá receber sem risco de complicação?


a)A, Rh+.
b)O, Rh+.
c)B, Rh+.
d)AB, Rh+.
e)AB, Rh-.

9) (Prof.Adão Marcos) - Na determinação genética dos quatro grupos sangüíneos do sistema ABO, os três genes alelos envolvidos podem ser representados por IA, IB e i. No que se refere à dominância, podemos afirmar:


a)IA = IB = i.
b)IA = IB > i.
c)IA > IB > i.
d)IA > i = IB.
e)i > IB = IA.

10) Uma mulher do grupo sangüíneo AB teve uma filha também do grupo sangüíneo AB. Podemos afirmar que o pai da garota pode ser de grupo sangüíneo:


a)somente AB.
b)AB ou O.
c)A, B ou AB.
d)somente O.
e)somente B.

11) (EEEFM-JK/Prof.Adão Marcos)
Nome
Antígeno
Anticorpo
Carla A Anti-B
Tiago B Anti-A
Maura A e B -
Luiz - Anti-A e anti-B
O quadro acima relaciona os indivíduos com seus respectivos tipos sangüíneos e, baseado nele, é incorreto afirmar que:


a)Carla possui sangue tipo A.
b)Luiz é doador universal.
c)Luiz pode doar sangue para Carla, Tiago e Maura.
d)Maura pode receber sangue de Carla, Tiago e Luiz.
e)se Luiz se casar com Maura, poderão ter filhos com sangue tipo O e AB.

12) (Prof.Adão Marcos) - Um homem de genótipo IBi casa com uma mulher de genótipo IAi. Qual a probabilidade de o primeiro filho do casal ser homozigoto?


a)1.
b)¾.
c)½.
d)¼.
e)0.

13) (EEEFM-JK) - O sangue de uma criança é O, Rh- e o de sua mãe é A, Rh+. O genótipo do pai pode ser:


a)IAIA Rr.
b)IAi RR.
c)ii RR.
d)IAIB rr.
e)IAi Rr.
www.adaomarcos.blogspot.com

8 comentários: